segunda-feira, 30 de março de 2020

OLHÃO: QUE MEDIDAS DE APOIO POR PARTE DA CÂMARA?

1 - A Câmara Municipal de Olhão, que é o mesmo que dizer, o seu presidente Pina, vem anunciar no site autárquico, um conjunto de medidas de apoio por parte do governo, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2836-gae-medidas-de-apoio-as-empresas
Para alem do facto de se tratar de linhas de crédito, que é mesmo que dizer endividamento dos empresários, constatamos que as mesmas se destinam a apoiar empresas mas não tem medidas de apoio para as famílias, embora estas possam beneficiar através daquelas do pagamento de dois terços do miserável salario.
A realidade mostra que muitos dos empresários abrangidos, estão a aproveitar a crise sanitária para proceder a despedimentos daqueles que têm contrato a prazo, sendo que o ministro já veio dizer que é bem diferente do despedimento tradicional. E estas pessoas como vão viver sem qualquer rendimento?
2 - Da parte do município não se vê qualquer apoio às famílias, em particular daquelas que são mais carenciadas. Pelo contrario, temos um presidente que mentiu aos olhanenses dizendo estar a diferir o pagamento de facturas de agua, quando elas serão pagas de acordo com o calendário inicial.
Entretanto, outros municípios decidiram isentar do pagamento das rendas de habitação social às famílias com menores rendimentos, de que Tavira é um exemplo, e outras houve que suspenderam a cobrança de pagamento do estacionamento.
3 - Olhão está muito dependente da sua relação com a Ria Formosa, de onde milhares famílias tiram o seu sustento. Agora, fruto da crise sanitária, muitos são os que não conseguem ter um cêntimo de rendimento porque os armazéns não lhes compram o marisco. Estão nesse caso os mariscadores, aqueles que não tendo um espaço vivem dos baldios. Sem rendimentos como vão viver? Que linha de apoio para estas pessoas?
4 - De taxas, taxinhas e taxonas vive o município para manter as vaidades de quem gere os destinos do município. Essa é a razão pela qual o município não abre mão das ditas taxas. Os tachistas precisam das taxas,
Depois de terem encharcado a Mercados de Olhão de dirigentes da associação de basquetebol, aumentaram as taxas, e nem a crise as faz baixar, Os operadores veem o seu negocio reduzir substancialmente, até pelo numero de pessoas que podem entrar nos Mercados, e só a imaginação lhes permite fazer mais algum, como aqueles que recebem encomendas via telefone ou outro meio e procedem a entregas ao domicilio.
Chamar-lhes heróis ao mesmo tempo que os condenam a perder dinheiro. Lindo!
Se tivéssemos uma autarquia que zelasse pelos seus munícipes, tomada a decisão de encerrar os estabelecimentos que não se destinem à prestação de serviços essenciais, seria natural que pelo menos a tarifa fixa dos estabelecimentos fosse suspensa, e são cerca de vinte euros mensais.
5 - Ainda que se trate de endividar as empresas, a verdade é que o governo tomou uma atitude de apoio mas do município não se vê nada.
Não há qualquer medida de apoio a empresas e menos ainda em relação às famílias. Estão condenando as pessoas a uma vida de miséria e fome. Se fossem turistas outro galo cantaria!
Mas não se esqueçam que nada vai ficar como antes, O modelo económico tem de ser radicalmente alterado. Não tomem medidas a sério e vão ver as pessoas a sair à rua a protestar!

Sem comentários: