quinta-feira, 3 de setembro de 2020

ALGARVE: ASSALTO Á PRESIDENCIA DA CCDR

Tal como havíamos anunciado, está assegurada a eleição indirecta de José Apolinário, actual secretario de estado das pescas, para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, já no próximo mês de Outubro.
Em primeiro lugar, olhamos ao perfil de José Apolinario e o que tem sido a sua vida, depois o dos estudos. Aos 24 anos foi eleito deputado para o mandato de 1986 a 1983; de 1993 a 1998 cumpriu o mandato para o qual foi eleito como deputado ao parlamento europeu; de 1999 a 2002 foi secretario de estado das pescas do XIV governo constitucional; novamente eleito deputado para o mandato de 2002 a 2005; eleito presidente da Câmara Municipal de Faro para o mandato de 2005 a 2009; director geral das pescas de 2010 a 2012; presidente da Docapesca de 2012 a 2015 e de 2015 até agora, novamente, secretario de estado das pescas; a partir de Outubro será presidente da CCDR Algarve.
Com este curriculum, o Apolinário nunca soube o que foi o mundo do trabalho, uma vida parasitaria que a participação na JS permitiu. Mas não se ficam por aí as grandes qualidades politicas. Poucas intervenções politicas enquanto deputado, tanto no parlamento nacional como no europeu: Enquanto secretario de estado do XIV governo não lhe vimos nenhum acto digno de registo mas já com a cumplicidade de Ana Paula Vitorino foi um autentico desastre, com decisões sobre situações que estavam sobre a alçada da Docapesca e que passaram por obra e graça do espirito santo para as mãos de privados, como os portos de recreio ou de abrigo em quase toda a costa algarvia. Onde mostrou toda a sua incompetência, foi enquanto presidente da câmara de Faro, onde apesar de deter o poder não logrou alcançar a reeleição. Foi preciso governar mal, muito mal.
Agora como presidente da CCDR Algarve vai ter a função de distribuir os Fundos Europeus na região, e como já estamos habituados também se sabe quem vão ser os municípios mais contemplados, ou não comessem da mesma gamela. É este pote, o dos fundos europeus que todos querem lamber os dedos.
Por outro lado, a CCDR é a entidade que tem muitas responsabilidades em matéria de ambiente, ordenamento e urbanismo, sendo do conhecimento de todos as irregularidades em quase todos os concelhos do Algarve, mas que os responsáveis quase nunca viram ou souberam.
Apolinário é, neste contexto, mais um controlador politico como tem sido no caso do combate à pandemia, com os resultados que estão à vista, omitindo os números reais. Que beneficio tem para a região esta "eleição", na qual o Povo mais uma vez é dispensado de se pronunciar.  
Da incompetência ao controlo politico! Assim é que está bem, não haja duvidas! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Ou seja tem sido uma profissional sempre encostado, nao faz muito barulho e vai passando e vai ganhando, para quem conheceu o seu pai, um homem de trabalho duro, a vida tem sido de um parasita na politica!!!