quinta-feira, 10 de setembro de 2020

OLHÃO: CADÊ A SOLUÇÃO PARA A PASSAGEM DE NIVEL DA AVENIDA?

A 20/09/2018, escrevíamos o seguinte texto http://olhaolivre.blogspot.com/2018/09/olhao-quando-fica-pronta-passagem-de.html (para ler, clicar em cima do link), e tendo em conta a actualidade não deixa de ser oportuno para os mais distraídos.
É que a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou para as próximas semanas a entrega da empreitada de electrificação do que falta na linha do Algarve, nomeadamente do troço entre Faro e Vila Real de Sº António, como se pode ver em https://www.sulinformacao.pt/2020/09/eletrificacao-da-linha-do-algarve-avanca-nas-proximas-semanas/
O presidente da câmara municipal de Olhão assobia para o lado, fingindo não saber o que se passa, mas em breve vai ser chamado a resolver o problema, uma vez que é intenção da IP eliminar mais algumas passagens de nível.
Quanto ao problema da passagem de nível, já todos perceberam os inconvenientes para as pessoas como problemas de mobilidade, e por mais que a doure a solução proposta de fazer uma passagem superior, com recurso a elevadores os rampas, não parece ser a melhor solução para quem tem dificuldades. Isto numa altura em que abundam soluções técnicas que permitiam manter a actual passagem de nível em funcionamento, adaptando um sistema de sensores que à distancia accionassem a passagem de nível, protegida com uma porta de dimensões que não permitissem a passagem, mesmo aos mais atrevidos. Complementarmente, podia ser acoplado um sistema luminoso e sonoro. Os custos não seriam assim tão elevados e se houvesse bom senso por parte de quem preside à autarquia, o dinheiro desde então gasto com os seguranças, daria para instalar o sistema que avançamos.
O Pina vai deixar para a ultima da hora a resolução do problema, se é que vai resolver alguma coisa, e como habitualmente atirar as responsabilidades para cima da IP. Como se pode ver na noticia do sulinformação, em Faro, a passagem de nível junto do Teatro das Figuras vai ser suprimida e substituída; em Olhão tal não é necessário porque já temos o túnel, mas há que vencer o desnível para as pessoas com problemas de mobilidade, sejam idosos, gravidas ou cadeiras de rodas.
Assim tivéssemos um presidente ao serviço da população e não ao serviço de duvidosos interesses privados, cuja ganancia destrói o que de melhor tivemos e que foi a origem da cidade. Uns e outros, não querem saber de quem tem dificuldades. Desenrasquem-se, dizem eles!
Os eleitores olhanenses devem, no próximo acto eleitoral autárquico, penalizar aqueles que não estão ao seu serviço, como seria suposto.
Aguardemos os novos capítulos desta novela. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje é que vi na azinhaga da patinha na casa 35 onde morava a sogra do tita da ambiolhao tem la 3 caes alimentados á borla com racao do canil mas tambemtem uma centena de ratazanas. Quando é que a camara joga maos aquilo pois o helder esta de cadeira de rodas merecia melhor do que habitar no nojo que vive