quarta-feira, 18 de junho de 2008

ERSE - O NOVO PAPÃO

A ERSE - Entidade Reguladora do Serviço de Energia resolveu que era altura de dar mais uma machada nos bolsos dos portugueses e, por outro lado, aumentar ainda mais os lucros, já de si, fabulosos da EDP.


Em primeiro lugar, vem com a idéia peregrina de nos pôr, a nós todos, a pagar as dívidas incobráveis dos contribuintes à EDP. Em termos práticos é assim: o Zé das Iscas não pagou a luz e, vai daí, a EDP iria cobrar-nos a todos nós o montante dessa dívida. Aparentemente é simples mas se multiplicarmos isso por todos os Zés das Iscas que vão aparecer por esse país fora que, com o decorrer da crise, irão aparecer, ainda serão uns largos milhões.


A EDP, como qualquer empresa, funciona na mira do lucro. E que lucro!!! Mas, como qualquer empresa, está sujeita às contingências do mercado. Tanto pode ter ganhos como prejuízos. Não pode ser só parte da boa viagem e se há contribuintes que não pagam, não é o povo português quem tem de pagar e, se tiver prejuízo, que feche a porta, como qualquer outra empresa. Nem mais, nem menos.


Como se não bastasse, a ERSE propõe, ainda, que os perços da energia sejam revistos de três em três meses. Na prática, o que a ERSE propõe é o aumento da energia de três em três meses.


Ora o papel da ERSE - Entidade Reguladora do Serviço de Energia, deve ser o de manter o equilíbrio e não o de defender, única e exclusivamente, a empresa que nos explora.


Perante uma actuação destas, é caso para pensar que há algo mais entre o presidente da ERSE e a EDP. Provavelmente um tacho no futuro...

Sem comentários: