quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ilha da Armona, espaço da Rede Natura 2000,sem saneamento básico e 900 fossas, que poluem a Ria Formosa.

Antonio Pina: Armona é a nossa Quinta do Lago

Foto
.

"António Pina foi vereador no mandato anterior e, com naturalidade, houve a passagem de testemunho para que se candidatasse pelo Partido Socialista à presidência da Câmara de Olhão, conseguindo ser eleito presidente para o mandato 2013/2017. É um dos mais jovens presidentes de Câmara, com 39 anos, procurando ultrapassar a nova realidade política com que foi confrontado – o seu partido perdeu a maioria que deteve durante 30 anos. A transparência na gestão, o envolvimento de toda a veração na resolução dos problemas do concelho, são produto de um trabalho consciente de quem deseja o melhor para a sua terra. A sua maior ambição é que o Município possa vir a «gerir toda a zona ribeirinha»"


Nota do Olhão Livre: António Miguel Pina, o aprendiz de presidente  da CMOlhão, gosta muito de comparar as riquezas únicas  de Olhão com os modelos que ele considera serem os de nível mais elevado.
Desta vez Antonio Miguel Pina vem para a comunicação social afirmar que a Ilha da Armona é a Quinta do Lago de Olhão, como se isso fosse a melhor coisa do mundo para os cidadãos de Olhão e para quem vive na Ilha da Armona.

Analisemos a questão:
A ilha da Armona ou qualquer zona da nossa Ria é certamente melhor, disso não temos dúvidas, que qualquer Quinta do Lago!
Para além da beleza natural e da riqueza da Ria, a ilha da Armona é melhor do que a Quinta do Lago porquê?
É melhor porque é uma zona de lazer que desde sempre pertenceu aos olhanenses.
É melhor porque é uma ilha que está no coração dos olhanenses.
É melhor porque, sendo um bem público, a ilha da Armona é utilizada, aproveitada, protegida, acarinhada pelo povo de Olhão.

Já não se pode dizer o mesmo da parte da CMOlhão ou de António Pina, pois os crimes ambientais continuam e a realidade ambiental da ilha da Armona é triste.
Aqui fica uma foto da estrumeira da ilha da Armona e uns links que mostram como a CMOlhão tão mal tem tratado  a Ilha da Armona e a Ria Formosa.
http://www.sulinformacao.pt/wp-content/uploads/Recolha-de-Lixo-na-Armona_1.jpg
Se a ilha da Armona é a Quinta do Lago de Olhão, porque razão a CMO não faz a sua obrigação e não acaba com o crime, que é ter cerca de 900 fossas a contaminar o espaço da Rede Natura 2000 de que esta ilha faz parte? Por que razão não preserva, como é sua obrigação,  o Sitio de Interesse Comunitário da qual faz parte  a Ilha da Armona?
Quando Antonio Miguel Pina era vice-presidente, a ilha da Armona tinha uma estrumeira que só acabou graças aos protestos dos moradores e a uma reportagem da SIC sobre esse crime pode ler aqui neste nosso artigo, e pode-se ver e ouvir neste video da reportagem da SIC, a revolta dos moradores,que denunciaram o crime da Lixeira da Ilha da Armona,  e as  declarações  estapafurdias, do vereador Carlos Martins que em nome da CMO afirmava que a estrumeira não era nenhum problema.

Quer-nos parecer que a comparação que António Pina faz da ilha da Armona com a Quinta do Lago, tem um significado mais profundo! O que ele quer dizer na realidade é que esta ilha era o ideal para a construção de um Hotel ou de uma Urbanização turística, e é para isso que está a preparar a opinião pública!
Não se deixem enganar cidadãos de Olhão. Podem acenar-vos com criação de emprego, com turismo, com benefícios para a cidade, mas o que vos querem dar é TIRAR aquilo que sempre foi nosso e que é de todos nós, para entregar de mão-beijada a qualquer grupo turístico importante e fazer dinheiro com isso. O que vos querem tirar é o direito de continuarem a utilizar, aproveitar, acarinhar a vossa ilha e preparar o terreno para espaços onde só alguns podem entrar, que só alguns podem pagar.
Certamente que para isso, já não seria muito mau haver construções nas ilhas!

Sem comentários: