quinta-feira, 19 de junho de 2014

OLHÃO/FARO: CONSULTA PUBLICA PARA DRAGAGENS NA RIA FORMOSA

Apesar de ter inicio marcado para dia 6 passado, a maior parte das populações interessadas não tem conhecimento desta consulta publica, porque as entidades publicas portuguesas pautam a sua actuação pela opacidade das decisões.
Terminou ontem, a consulta publica para as dragagens na area de Tavira mas no site da Agencia Portuguesa de Ambiente (APA) podia aceder-se aos documentos directamente, enquanto neste caso os mesmos não estão disponiveis.
Mesmo em pleno periodo de consulta publica foi dado inicio a dragagens com alguns pescadores a protestarem por verem as suas boias deslocalizadas sem qualquer aviso previo.
Durante o periodo de discussão publica do Plano de Valorização Hidrodinamica da Ria Formosa foram levantadas algumas objecções, a quem a APA procurou responder e a outras participações omitiu. Depois dessa "discussão" pouco publica e uma vez publicada a Declaração de Impacto Ambiental verificou-se que haviam aspectos a corrigir como se pode ver nas imagens em baixo


Curiosamente ou talvez não, as Câmaras Municipais de Olhão e faro nada dizem sobre esta consulta publica embora tenham na sua posse os respectivos documentos. Isto acontece porque apesar de as dragagens promoverem uma melhoria na hidrodinamica das aguas da Ria e com isso os autarcas poderem dizer que estão combatendo a poluição na qual têm responsabilidades acrescidas, as dragagens apresentam inconvenientes que a não serem corrigidos podem pôr em causa todo o cordão dunar, criando um problema ainda mais grave. Dragagens sim, mas não a qualquer preço.
Daí que seja importante a participação de todos nesta consulta pouco publica com particular incidencia para as associações de moradores e de mariscadores.
Atenção que já só falta uma semana para o termo do prazo para a participação!
DIVULGUEM E PARTICIPEM!

Sem comentários: