quarta-feira, 18 de junho de 2014

Neurotoxina dectectada pela 1ª vez em bivalves na Ria Formosa.Será que a poluição das ETARs e dos esgotos Tóxicos que as autarquias de Olhão e Faro descarregam nas Aguas de Producção de Bivlaves,não tem nada a ver com isso?

Neurotoxina detetada pela primeira vez em bivalves da Ria Formosa

Uma neurotoxina associada a doenças neurodegenerativas foi detetada, pela primeira vez, em bivalves da Ria Formosa e da Ria de Aveiro, por cientistas da Universidade de Estocolmo e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), anunciou esta última entidade.
Uma descoberta que não é, ainda assim, razão para alarme, não havendo «risco imediato a saúde pública». «Se assim fosse, a apanha seria imediatamente interdita», referiu ao Sul Informação a responsável pelo Grupo de Bivalves do IPMA Helena Silva.
Até agora, não foram reportados «quaisquer casos de complicações associados a esta neurotoxina», agora detetada. Ainda assim, salienta, o Ministério da Saúde «não é obrigado a reportar eventuais intoxicações» resultantes do consumo de bivalves, embora o faça em muitas ocasiões.
Devido ao facto de a neurotoxina BMAA (β-N- metilamino-L-alanina) não estar «regulamentada nas diretivas nacionais ou europeias», o grupo responsável pelo estudo aconselhou a continuidade dos trabalhos de investigação «de modo a avaliar o risco de consumo de bivalves contaminados com BMAA, a variabilidade sazonal de BMAA, as espécies produtoras desta neurotoxina e perceber a dinâmica de acumulação/eliminação de BMAA nos moluscos bivalves».
A neurotoxina BMAA não é razão para interditar a apanha de bivalves, mas esta está proibida em toda a costa oceânica de Portugal Continental e em muitas zonas interiores.
No Algarve, mais precisamente na Ria Formosa, em Faro-Olhão e o no Rio Arade, isto deve-se «à presença de uma toxina diarreica». «No Norte do país, deverão ser interditadas algumas áreas brevemente devido à toxina amnésica», disse a investigadora do IPMA.
As boas notícias para (alguns) mariscadores e viveiristas algarvios e para os apreciadores destas iguarias é que a apanha de bivalves continua a ser permitida na Ria Formosa, entre Tavira e Vila Real de Santo António, e na Ria de Alvor.
A causa do aumento recente das toxinas em bivalves, que levam a que a apanha na costa oceânica esteja há algum tempo, terá a ver com «a subida súbita da temperatura», que faz proliferar as micro-algas que transmitem estas toxinas aos bivalves, que as consomem. «Os bivalves levam algum tempo a eliminá-las, mas eventualmente ficam limpos», disse Helena Silva.
A neurotoxina em causa, associada a doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS), é tradicionalmente detetada em ambientes de água doce onde proliferam cianobactérias produtoras de BMAA.
No estudo efetuado e publicado na revista científica «Aquatic Toxicology», é apontada «a presença, em níveis significativos, de BMAA em bivalves da Ria de Aveiro e Ria Formosa».
«Tanto a Ria de Aveiro como a Ria Formosa são importantes zonas de produção de bivalves marinhos (mexilhão, berbigão, amêijoas e ostras), quer para o mercado interno, quer para o mercado externo, sendo o IPMA a entidade nacional responsável pela monitorização de biotoxinas marinhas, nomeadamente toxinas lipofílicas, amnésicas e paralisantes», acrescenta o IPMA, na informação que partilhou no seu site sobre o estudo.
Noticia retirada do Sulinformação on line


Nota do Olhão Livre:Será que essa neurotoxina , não está ligada à poluição das ETARs poluidoras de Olhão Poente 
e de Faro Nascente,que descarregam esgotos mal tratados nas aguas de producção de Bivalves,e que em Novembro deram origem à desquailificação de mais de 70% de viveiros de bivalves da classe B,para a classe C?
Será que oe esgotos Tóxicos directos para as Aguas de Producção de Bivalves sem qualquer tratamento como podemos ver em Olhão:

Também em Faro podemos ver esses esgotos Tóxicos directos para a Ria Formosa,  o presidente  da autarquia,bem nega, mas que infelizmente são uma realidade mais que evidente há vista de todos, como estes esgoto tóxico no Moinho da Horta da Areia,a caminho do Cais Comercial de Faro.
As entidades oficiais que deviam ser as primeiras a multar os poluidores,mas como os poluidores são entidades oficiais, as autoridadesque deviam fiscalizar o bom ambiente na Ria e na qualidade dos bivalves,  até hoje fingem que os problemas não existem, só quando as populações se revoltam, com amorte das amêijoas,  vem com promessas de novas ETARs e do fim dos esgotos, mas na prática o que se vê é cada vez mais poluição, na Ria Formosa,e para isso basta ir ao local da descarga dos esgotos tóxicos  na Maré vazia para os ver, seja em Olhão seja em Faro.
Outro problema grave que a poluição acarreta é o dos productores de sal tradicional e de flor de sal nas zonas das ETARs e de qualquer fonte poluidora,pois a lei diz que não pode haver fontes poluidoras a menos de 500metros onde se produz sal tracional e flor de sal, a ASAE já foi alertada para esse grave problema mas até hoje nada fez,e os poluidores continuam impunes.
Até quando perguntamos nós?Será a poluição,em aguas de producção de bivalves, não é um caso de saude publica?Responda quem souber,que nós estamos fartos de questionar mas todo o mundo se cala!

1 comentário:

observador disse...

uma vergonha!
gastam montes de dinheiro em estátuas de gosto duvidoso, e não acabam com a vergonha dos esgotos para a ria ainda hoje o esgoto do T era um nojo,com os turistas a tirar fotos dos cagalhões que saiam dos canos de esgotos que lá existem,pois são dois e não um.
E depois vinham as gaivotas e comiam os cagalhões. linda imagem de marca de Olhão levam esses turistas para as suas terras.