quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tuberculose ataca, Centro de emprego em Olhão!

Pelo menos 14 pessoas, entre formandos e alunos do curso de Logística do Ensino e Formação para Adultos do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Faro, estiveram em contacto com o bacilo da tuberculose.
Segundo o "Correio da Manhã" o número de casos pode aumentar, já que várias pessoas estão a aguardar os resultados dos exames.
O contacto terá tido origem num aluno que já estaria infectado desde Novembro. 
O homem tossia muito, facto que levou os colegas e professores a aconselharem a consulta de um médico. 
Desconheciam que ao partilhar a mesma sala de aula, assim como a casa de banho que se encontra no seu interior, corriam o risco de ser infectados.
O aluno acabou por se deslocar ao Centro de Saúde de Olhão no dia 22 de maio, onde a tuberculose foi detetada.
Quatro docentes e dez alunos já viram confirmado o contacto e vão ficar a fazer tratamento, ao longo de nove meses.
Noticia retirada do Algarve Primeiro on line
Nota do Olhão Livre: Esta é uma noticia preocupante para todos, pois a fome a miséria e o desemprego,cada vez mais instalados no Concelho de Olhão, levam a que a esta doença altamente infeciosa volte de novo a Olhão, doença essa que em tempos não muitos distantes  fez do  Concelho Olhão o Concelho de Portugal ,como maior indice desta perigosa doença.
As autoridades da saude e a CMOlhão devem dar combate a essa doença altamente infenciosa ,de modo a não se alastrar.
Os serviços sociais da CMOlhão, para salvanguardar os habitantes da Zona do Largo da Feira, bem perto do Hotel de 5 estrelas Real Marina,  bem podia fazer o rastreio a uma pessoa, que habita numa casa comunitária da C.M.Olhão e que em tempos foi portador dessa doença.
Antes previnir que remediar.


3 comentários:

A.P. disse...

Só tem de fazer o que se fez em tempos,em Olhão para dar combate à essa malvada doença,e com muito sucessonos fins da decada de 90.

Anónimo disse...

Isto sim é uma noticia muito grave, mas ao mesmo tempo muito importante para todos os olhanenses e algarvios. É um sinal dos tempos em que vivemos. Um sinal de grande pobreza, de exclusão social, de racismo e xenofobia. Um caldo de cultura diabólico, de consequências imprevisíveis que ninguém quer agarrar pelos cornos. A ponta do iceberg. Gostava de ver os poderes eleitos opinarem sobre este assunto. A TB é má noticia até para investidores estrageiros tão em voga em Olhão. Só quem não quer é que não vê e sente este caldo de cultura horrível. Muitos estrangeiros já se deram conta disto.

Daniel da Ilha disse...

A forma de vida de um povo mede-se principalmente a meu ver pela EDUCAÇÃO,SAUDE e pelo TRABALHO.
Estas três vertentes são essenciais para que possamos viver socialmente bem.
Olhão não tem uma politica de saude ao alcance de todos isto porque existe muito desemprego e muito trabalho precário.
É muito natural que estas e outras doenças se propaguem e normalmente nos meios onde existe mais fome mais miséria menos saude e menos educação e aí a expasão se faça mais sentir.
A um proverbio popular que se enquandra muito bem nesta triste noticia " MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR".Vamos pressionar as Entidades para que se faça rápidamente um rastreio nas zonas sensiveis e também nas outras.
Penso que a C.M.Olhão defensora dos seus municipes devia junto da A.R.Saude fazer pressão, para que estas e outras doenças, originadas por um Estado que tudo leva,sejam combatidas e não cause mortes que de todo são indezejáveis.
Apelo às ENTIDADES que deem o apoio
que as familias precisam...