sexta-feira, 26 de setembro de 2014

OLHÃO: A FEIRA QUE MEXE E REMEXE

Começa hoje, a tradicional Feira de S. Miguel, envolta num véu de favorecimento com prejuízo para a cidade e Povo de Olhão.
Atempadamente a Associação de Feirantes apresentou uma proposta à Câmara Municipal de Olhão, que não mereceu qualquer resposta.
Em contrapartida, a Câmara decidiu entregar a realização da Feira à CR 20, empresa conhecida pelas suas ligações ao partido no Poder autárquico e que fez a campanha eleitoral pelo actual presidente. Favores pagam-se com favores, à moda da máfia!
Perante um cenário destes, pergunta-se porque, a Câmara,  não pôs a concurso a realização da Feira?
Tanto quanto sabemos a decisão de entregar o evento à CR20, foi única e exclusivamente da responsabilidade do presidente, escudando-se no facto de a mesma não representar encargos para o município. Mas também aqui se questiona até que ponto vão os poderes do presidente para tomar uma decisão desta natureza?
Da mesma forma se questiona o presidente sobre a cobrança ou isenção do pagamento das taxas pela utilização do espaço publico? E devemos lembrar que ainda não há muito tempo, a Câmara, em sessão plenária, decidiu não isentar do pagamento daquelas taxas, o pedido apresentado por uma associação da Fuzeta.
Entretanto, na ultima sessão de câmara, publica, apresentou-se o presidente da Associação de Feirantes, a protestar pelo facto de não ter sido discutida, e ainda menos aceite, a sua proposta.
Que o presidente, conhecido pelos seus tiques de ditador e com outras acções semelhantes, assim proceda, não espanta! Mas então e a dita oposição?
Da parte do PSD, capitaneado pelo Pirolito, agora também eleito presidente da Associação de Basquetebol com o apoio do presidente de câmara xuxa, o silencio absoluto, que isto de favores pagam-se com favores, à boa maneira da máfia politica.
Da CDU, nem truz nem muz, mal se percebendo se o seu representante está lá, ou se também ele se deixou encantar pelo canto da sereia socialista. Certo é, que o conjunto de tomadas de posição a favor da câmara e contrarias ao Povo, não abonam nada em seu favor. Não basta parecer ser-se bom rapaz,  honesto e dominar a politica, se não se toma uma atitude seria e isenta.
O BE ainda questiona algumas coisas, dando mostras de ter deixado de acreditar no Pai Natal, ou seja nas boas intenções quer do Poder quer na dita oposição. Demorou mas parece ter encontrado p seu caminho se oposição.
Certo, certo, é que podíamos ter uma verdadeira feira e ninguém melhor que a Associação de Feirantes para a organizar e trazer consigo o que de melhor e disponível há. Assim não o entendeu  a Câmara Municipal de Olhão ao entregar ao empresário-camarada do monta e desmonta barracas, mas que de feiras apenas conhece do tempo em que era empregado do Pirolito.
Quem nos livra desta corja politiqueira?
REVOLTEM-SE, PORRA!

8 comentários:

Anónimo disse...

Aposto em como aquelas barracas tem custos para a camara ou para a fesnima deve estar é encapuzado disfarçado pa ninguem saber quais foram. Pode ate ja ter sido pago pois o festival do marisco foi ha pouco tempo, mas de borla nem pensem.

Anónimo disse...

A protecção do lobi dos que gostam de comer zaringues!

Anónimo disse...

Embora ache estranho os moldes em que esta feira se está a realizar,espero lá ir no Sábado ou no Domingo com os netos para que possam dar umas voltas nos carrosséis.
Aqui varias questões me perturbam,como por exemplo:
Tanto quanto sei,aquele espaço onde está localizada a Feira,não pertence à Camara,pelo que,quanto pagam para a utilização do mesmo e quem autorizou?
Quanto pagam os feirantes por m2 e quanto desse dinheiro é para a Camara?
Gastam água?
Como procedem ao pagamento da mesma?
Esgotos,para onde estão a ir?
Se realmente a Associação dos Feirantes mostrou interesse na realização de uma feira,porque não lhes deram oportunidade ou porque não abriram concurso?
Será que devido à idade e à reforma me tornei num velho com muitas interrogações e com necessidade de esclarecimentos,ou serão os mais jovens hoje que são mais desinteressados pelas questões da sua cidade?
Tudo é bom meus amigos,desde que feito com honestidade e sem prejudicar os cidadãos que já tanto pagam nas suas faturas.
Quantos aos partidos políticos,muito mais esperava do meu velho amigo Sebastião,que infelizmente se tornou num lamentável yes men,esperava que se insurgisse mais é que lutasse mais por nós olhanenses.O amigo Eduardo,que se poderia esperar,deve por esta hora estar a dividir uma fartura com o aprendiz de feiticeiro António Pina,aquilo é uma oposição sem posição,ou de posição favorável ao poder local.
"A Voz" está sem pio,mas como hão de concordar,disso,todos nós já estávamos à espera.
PS ou PSD é a mesma coisa.
Os que ainda assim se salvam são os bloquistas,em que o meu velho amigo Ivo tenta,é certo que como um D.Quixote contra os moinhos,fazer alguma coisa,mas pelo menos se mantêm de acordo com o que há um ano atrás falava.Parabens amigo Ivo,é de Homens como o professor que este concelho precisa,e não de miúdos armados em graúdos licenciados em escolas de maus hábitos que durante 40 anos imperaram neste concelho,e de Homens de convicções e de palavra,não como pessoas que talvez os gazes dos refrigerantes lhes atolaram as ideias e lhes abafaram "A Voz" e que somente na altura da propaganda política tudo prometem que fazem e acontecem,mas que depois vivem debaixo do véu do pequeno déspota.
Não me alongo mais,não que nada mais tenha para dizer,mas porque são horas de ir buscar os pequenotes à escola.
Resta-me esperar que os mais novos se interessem e defendam mais aquilo que é de todos e não deixem isto entregue à "bicharada".
Bem hajam e boa feira para todos...vamos lá ver se é desta que não chove.

Anónimo disse...

"nem truz nem muz"? Não deveria ser "nem tuge nem muge"? Contra esta língua portuguesa... revoltem-se porra!

Anónimo disse...

Falam falam na última sessão publica, nem um cidadão apareceu...

Anónimo disse...

Parece que na ultima sessão publica apareceu la um cidadão a perguntar qual o motivo que entregaram a realização da feira ao CR20,e não à associação de feirantes do Algarve?Será porque o donoda CR20, é cunhado do chefe da Fesnima empresa municipal criada para realizar as feiras e mercados do Concleho de Olhão.
Porque razão não foia fesnima a organizar a feira de Olhão e foi a empresa do CR20 sem ir a concurso?

Anónimo disse...

Esclarecimento : o local é domínio público maritimo não requer autorização da feira. A autarquia não recebe dinheiro nenhum nem gastou nenhum. A organização elaborou um contrato de fornecimento de água, o saneamento vai para o saneamento público ou para wc com reservatório . A associação de feirantes apresentou interesse, foi-lhes solicitado um projeto mas nunca apresentou, aliás nunca organizou nenhuma feira não tem experiência está apenas interessada em controlar preços e a atribuição dos espaços aos amigos do seu presidente

Anónimo disse...

Móss ó Terramoto, arranja aí uns convites prá feira, mó!