quinta-feira, 4 de setembro de 2014

OLHÃO NA IMPRENSA ESTRANGEIRA...PELAS PIORES RAZÕES!


Nos últimos dias Olhão tem sido objecto de alguns artigos, até, na imprensa estrangeira pelas piores razões. Em http://www.algarvedailynews.com/news/3186-city-centre-development-loule-to-rejuvinate-olhao-to-destroy , um extenso artigo em que se fala na destruição programada da Zona Histórica e agora nesta revista alemã vocacionada para o Turismo, sobre a pretensa construção do "Muro da Vergonha" e da "Auto.Estrada" na Ilha da Armona.
Já em Janeiro de 2009 o problema da Zona Histórica era levantado num programa de televisão como se pode ver em ; e tal como agora tudo envolto numa cortina muito escura, com a recusa dos responsáveis autárquicos na participação do programa.
Nos últimos dias e após as denuncias a partir deste blog, António Pina. o ainda presidente da Câmara Municipal de Olhão, tem-se desdobrado em reuniões tentando convencer associações e pessoas envolvidas nos problemas levantados pelo Relatório de Avaliação da Execução do Plano Director Municipal de que nada se passaria.
No entanto, porque a nossa memoria não é curta, lembramos que das oito Unidades de Operação e Planeamento apenas uma está aprovada, mesmo que tivessem passados vinte anos, e isto porque tem sido politica da autarquia fazer os Planos de Pormenor daquelas UOP de acordo com os interesses turístico-imobiliários no momento.
Outro tanto aconteceu com as chamadas Variantes, a Norte de Olhão, a de Pechão e a da Fuzeta, todas sinalizadas no PDM e nenhuma executada porque nunca esteve na mente dos autarcas em fazê-las, razão pela qual aprovaram construções em cima do traçado, a não ser que... Apenas foi equacionada a construção da Variante Norte à 125 no âmbito da requalificação da Estrada Nacional 125 e porque ficava por conta do governo central.
Também agora, perante a polémica criada, vem António Pina e a muleta Eduardo Cruz, dizer que as demolições previstas no PP da Zona Histórica ou a construção do Muro da Vergonha e a Auto-Estrada da Ilha da Armona, não são para fazer, porque não dinheiro para isso, mas que ainda assim devem constar dos Planos, ou seja o que é preciso, é que estejam aprovados.
Mas se um dia surgir um qualquer programa de reabilitação ou fundos para levar a cabo as obras planeadas nada garante que as não façam e aí será demasiado tarde.
Assim e logo que for lançada a discussão pouco publica destes documentos, o Povo de Olhão deve manifestar-se contrario à destruição do património edificado e humano da nossa cidade.
REVOLTEM-SE, PORRA!



9 comentários:

Anónimo disse...

Só uma pergunta, a quem sabe, naturalmente: o que é o cubismo aplicado à arquitectura? Ainda por cima à arquitectura vernacular... que é o caso de Olhao.obrigado.
António Oliveira

Anónimo disse...

vejam a vergonha que está feita no largo da fábrica velha recentemente recuperado. Privatizou-se um espaço para se exporem paletes de tijolos e empilhadores, contra o que estava aprovado no projecto original.
REVOLTEM-SE PORRA

Lulu disse...

Não sei o que é nem me parece que isso seja importante! Para mim é importante é que as características de Olhão sejam preservadas e não destruídas por medidas ignorantes. A cidade que se desenvolva mantendo a traça da zona histórica seja ela cubista, tetraédrica, surrealista, ....

Anónimo disse...

Essa gente que quer fazer esse muro da vergonha na ILha da Armona deve estar toda maluca ou estão-se a fazer os envelopes do gajo que andou este ano num mega yate em frente à ilha da Culatra e pertence ao clube do cara ratada,o tal que organiza comboizinhes.

Unknown disse...

"MURO DA VERGONHA" está é tudo maluco só de pensar nisso desato à gargalhada, se houvesse um tsunami lá ia o muro.
é tudo chalado
e só de apresentarem uma idiotice dessas numa assembleia do municipio creio que precisam de ser internados e com colete de forças.

Anónimo disse...

hú hú o comboio está a chegar.embarquem embarquem,que é o jorinho a organizar a festança.

Anónimo disse...

Privatizado o largo da fábrica velha??? Paletes para embelezar o espaço??? Tá tudo doido??? Onde é que vão buscar essas idéias??? Revolta sim mas por algo que valha a pena protestar...

Anónimo disse...

mas vai haver mais esperem pela investigaçõe da ue ao largo da fábrica velha.

Anónimo disse...

Vou responde ao anónimo que falou fo largo da fábrica velha e que não concorda com a palavra privatizar. Acho que este senhor deve ser amigo do proprietário do estabelecimento contemplado com o espaço privado que lhe esta destinado. Se consultar o sitio da câmara e os folhetos que pomposamente foram distribuídos na zona nada daquilo consta.Mais ainda, vão-lhe dar um lugar para cargas e descargas e o senhor mentiu à camara. Na rua do pingo doce, esse senhor tem mais 3 portas sendo que duas delas dão acesso a um quintal onde se poderiam guardar as estátuas ( paletes com tijolos e empilhador). Mas já estamos habituados a que esta câmara viva com base em interesses privados e mentiras. FORA COM ELES E REVOLTEM-SE POIS AQUILO FOI CONSTRUIDO COM O DINHEIRO DE TODOS. ESPERAMOS AÇÃO DE UE PARA ACABAR COM ESTE ABUSO.