terça-feira, 21 de outubro de 2014

OLHÃO: CÂMARA SEM IDEIAS PARA VALORIZAR O PATRIMONIO!

O secular edifício do Matador Municipal, data de 1893, encontra-se completamente degradado, apesar de em tempos os iluminados que frequentam e gerem a autarquia terem achado que seria o local adequado para a instalação de um Museu da Industria Conserveira.
E para que tal fosse possível chegaram a comprar peças que se encontram votadas ao abandono, umas no próprio edifício do Matador, outras nas arrecadações das Piscinas Municipais e algumas maquinas ao sol e chuva no pátio da ecoteca, amontoadas e prestes a serem jogadas fora.
Entretanto a Câmara Municipal de Olhão alugou um espaço na Rua 18 de Junho por 800 euros mensais e a necessitar de obras de adaptação para ali funcionar o Arquivo Histórico.
Ora tendo a Câmara Municipal instalações próprias mas a necessitar de obras porque não fazê-las no edifício do Matador e ali instalar o Museu e o Arquivo Histórico? Ou não será o edifício do Matador Municipal, o lugar adequado tal como antes defendiam?
No meio disto, aparece a ACASO a requerer à Câmara Municipal a cedência das instalações do Edifício do Matador para ali instalar um Centro Comunitário nas mesmas condições em que foram concedidas a outras instituições, Verdades Escondidas ou Cruz Vermelha.
Claro que a ACASO o que pretende é reduzir os seus custos e transferir a lavandaria comunitária da Rua da Feira, a loja social e o Jardim de Infância "Os Saltitões". Ainda que possamos concordar com alguns apoios tendo em conta o património herdado pela ACASO da herança do Dr. Aires Mendonça, não se justifica a pretensão da ACASO.
O problema da ACASO é um exemplo do que tem sido a péssima gestão socialista nas instituições por si controladas e transformadas num autentico sindicato de voto de que resulta o endividamento da instituição liderada pelo Pina, pai do presidente da Câmara.
Depois de terem abandonado e entregue o Jardim de Infância na Urbanização da Quinta do Repouso, preparam-se para abandonar também "Os Saltitões".
Se a Câmara Municipal de Olhão vier a conceder a cedência do espaço do Matador Municipal à ACASO é por demais óbvio que a ideia da criação do Museu da Industria Conserveira será definitivamente abandonada e o património existente jogado no lixo.
Lembramos aqui, que quando a Câmara Municipal pretende gastar milhões na destruição da calçada portuguesa numa intervenção sem qualquer retorno, uma intervenção no edifício do Matador Municipal e a criação do Museu, teria algum retorno para alem de ser mais um ponto de atracção turística.
Veremos como se vai comportar a vereação, já que António Pina está impedido de se pronunciar sobre o assunto devia às ligações, em primeiro grau, com a presidência da ACASO.
Chega de malabarismos do clã Pina!
REVOLTEM-SE, PORRA!
 Fachada do edifício aonde funcionou a secretaria da antiga Escola Industrial de Olhão

2 comentários:

Anónimo disse...

o dinheiro voa dos cofres será puro ACASO?

Anónimo disse...

O importante é que a câmara arranje uma solução para recuperar os edifícios públicos e dar lhes uso !!! Muito bem pensado presidente pina