segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Continuam as demolições na Ria Formosa sem respeitar a lei, pois estão a demolir casas sem realojarem as PESSOAS!

 
Hoje debaixo de um nevoeiro intenso a brigada do Polis começou a demolir as casas no Ilhote da Ratas situado entre   e a Ilha da Culatra.Olhão, levando como protecção um batalhão de forças policiais.
Claudia Fernandes uma criança filha de um dos moradores que tem como habitação unica a casa no Ilhote da Ratas,onde nasceu e sempre morou,  deixa este este apelo na sua página do Face Book
Passo a citar as palavras desta criança desperada:
"Vejam a vergonha deste pais...vou murar para a rua tou desesperada...ajudem-me por favor"
Há uma providência Cautelar para evitar as demolições sem o respectivo realojamento, será que a lei tem os olhos fechados,e esta e outras crianças vão mesmo morar para a Rua, corridas por pessoas que não olham a nada para conseguir os fins, de correrem com quem vive da Ria de cima das Ilhas e dos Ilhotes.
Quem está há espera que isso aconteça  diz-se que são grupos poderosos que ambicionam colocar as mãos a essas Ilhas e Ilhotes para construirem resorts de luxo depois de correrem com os naturais da ria das suas casas onde vivem há mais de 40 anos.
O moço pina que se diz presidnete da CMOLhão, por lei é obrigado a proceder ao realojamento das pessoas,porque razão não o faz e ignora os apelos desses moradores?
aqui vos deixo as fotos da  desesperada Claudia Fernandes:
 
 

21 comentários:

Anónimo disse...

Nunca a ditadura do Salazar foi tão longe, alguém que prove o contrário.
Desgraçado povo subjugado por vontade própria à democracia da MAFIA.

Anónimo disse...

Filhos da puta , deviam era matarem se

Anónimo disse...

Tratam seres humanos como animais descartáveis no momento e da maneira mais fácil.A pressa de derreter os milhões dados pelos "donos" em Bruxelas não se compadece com demoras de última hora.Até quando o fartar vilanagem.

Anónimo disse...

Julgo que ninguém gostaria que a sua pequena casa fosse derrubada.
Cada tem a sua opinião mas não devemos esquecer que por habito os portugueses nunca pretendem ver as consequências mas sim acreditando no politico A ou B conforme a sua simpatia.
Quando chega a hora toca a rebate mas ninguém aparece, e a prova está á vista.
Os moradores cujas casas vão abaixo já tiveram algum apoio para se manifestarem junto do poder autárquico?
Não!
Porque outros interesses se levantam.
Em Junho de 2005 José Apolinário afirmava que apoiava as demolições de casas ilegais lesivas para o ambiente.
Mas defendendo no entanto a salvaguarda das de primeira habitação.
Em 2005 já se estimava em mil casas ilegais que deveriam ser demolidas na Praia de faro, Ilhas do Farol, Culatra, Armona, Fuseta e Hangares.
" Dizer que nem uma casa vai abaixo é uma visão retrógrada e populista"
acrescentando que as novas gerações exigem maior atenção ambiental"
Quem devia ser julgado na praça pública seriam aqueles que lhes mantem o poder, que os abraçam e que os defendem como fossem da família se assim acontece o que esperar?
Na Praia de faro as providencias cautelares só servem para custos administrativos, para aqueles que as alugavam e para outros que passavam ferias como tudo lhes pertencesse.
Nunca será tarde para relembrar que em caso de conflito com o regime previsto nos planos municipais em vigor prevalece o regime presente no POOC.
Ficou previsto que a partir da aprovação do POOC era elaborado no prazo de um ano um levantamento de todas as ocupações existentes que permita identificar as primeiras ou segundas habitações e aos residentes das primeiras qual a actividade.
Quem cumprir e se sentir lesado só um caminho a seguir " contestar "JUNTO DO PODER JUDICIAL" com o apoio das associações que se sentem lesados.

L.Pedra. disse...

vieram de mansinho em dia de nevoeiro as ratazanas de duas patas expulsar gente que vive da ria, e não tem mais casas onde meter a cabeça.
Enquanto isso o Pai do presidente da CMOlhão Antonio Pina ex governador civil de Faro, goza descansado da vida, a sua choruda reforma,numa casa tão ilegal como essa na ILha do Farol,embora tenha uma mansão na urbanizaçao dos Pinheiros de Marim em Olhão. Já se fala nas ruas de Olhão que a casa do Pina e do Alberto Almeida serão das poucas casas ilegais a serem legalizadas na ILha do Farol.é isso a democracia do Polis?

Anónimo disse...

Ao anónimo em 05/01 às 21:54
Com o devido respeito, permita!
...providências cautelares ...só servem para aqueles que as alugavam e para outros que passavam férias como tudo lhes pertecesse??? Numa parte é verdade,sim, mas noutra há os que estão a ser injustiçados por pura má fé.1ª e 2ª habitação???? caso de investigação para o ministério público investigar.Associações?? Quais,quem representam, como funcionam, o que escondem??? Mais um caso de investigação do ministério público.
Toda a razão quanto a muitos políticos e na muita gente votante. Como corrigir o estado a que este Estado chegou???

Anónimo disse...

É só choradeira para pessoas que tem casa em terra.A casa do pina e do alberto ser legalizada é de doidos não atirem areia para os olhos das pessoas estão a arranjar guerras.

Anónimo disse...

Os Espanhóis e alguns Portugueses na Culatra para estarem relacionados com a ria até compraram viveiros e barcos que depois ofereceram aos amigos e lhes pagam as licenças.Isto é toda o que a lei diz... depois vêem para aqui chorar que são todos residentes ai ai ai.

Anónimo disse...

Para ser reporter jornalistico, anda a dar muitos erros de ortografia e tb acho que nao se trata o presidente da camara por moco ou vc trata a sua mae por varrasca?qnt ap resto e lamentavel, mas e o q temos.

a.terra disse...

Ao comentador da 05:22:
Os nosso leitores se entenderem, em função da idade que têm, que o Pina é um moço pequeno, podem e devm dizê-lo. Com isso não estão a ofender ninguem, o que não acontece com a alusão à mãe de quem põe em causa.
Certamente não gostaria que levassemos a sua pelo mesmo diapasão e fica desde já avisado que da proxima vez o seu comentario não será publicado. Quanto aos erros são pouco relevantes porque certamente percebeu o conteudo e isso é o principal.

Anónimo disse...

o anónimo das 05.22 deve-se estar a ver-se ao espelho,será que a sua maezinha é tão aseada, que gosta de jogar as mãos a uns perfumes na cadeias de supermercados.
Moço ió charuteiro,não irás tu pra puta da tó mãe e os cornos do te paizinhe.

Anónimo disse...

me menine das 5.22 o te pai, não te ensinou a respeitar a mãe dos outros?
Ou andas com falta de algum batoque na peda?

Anónimo disse...

para o anónimo das 2150 gostaria que me explicasse o que são animais descartáveis pois os animais são seres viventes e merecem carinho e atenção e esses vão ficar por lá sabe DEUS aonde pois nem querem saber nem os própios donos lhes ligam

Anónimo disse...

Seria de bom senso que alguns comentários se dirigissem ao caso da lei no que respeita aos derrubes das casas e deixarem as ofensas para outra altura.
A sensação é que alguém procura afastar o importante para as galenas com ataques pessoais.

Anónimo disse...

ao fórum. Estas casas estão em terrenos privados? Estas casas foram construídas legalmente?

Anónimo disse...

Estas casas foram construídas em terrenos privados? Foram construídas legalmente? Pagaram licenças de construção e habitação?

Anónimo disse...

Ao fórum:
As casas foram construídas legalmente? Pagaram as licenças de habitação e construção? Pagam os impostos? Caso a resposta seja negativa. O que andaram durante anos a fazer foi roubar e a apropriação de bens alheios.

Anónimo disse...

giro, é ver pessoas que nunca moraram nas ilhas a ir morar para lá, para depois chatearem a camara que querem um apartamento novo....

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentário das 12:18 a verdade é mesmo essa só passam lá quando calha agora querem casa.

Mia disse...

Aqui, na praia de Faro, temos 15 dias até começarem as demolições. Hoje vieram marcar o número a azul na nossa parede. Não temos para onde ir.

Perguntaram onde estávamos antes. Explicámos que morávamos numa carrinha. Ar céptico.

Neste momento, não há condições para consertar o telhado, quanto mais alugar uma casa. Mas, como não somos os proprietários, não temos quaisquer direitos.

Não somos só nós.

Penso que está na hora de uma revolução. Quando se mexe com a qualidade de vida / direito a um tecto de qualquer ser humano, de centenas, como é o caso, é preciso fazer qualquer coisa. A Polis, mais os desmiolados que, em vez de procurarem soluções, andam a gastar milhões de recursos em projectos destrutivos, estão-se completamente nas tintas para os seus cidadãos.

O motivo para tanta pressa não é, certamente, o da 'requalificação e valorização da orla costeira' como o site* indica. Porque não então contratar mais trabalhadores para manter as cidades e as praias limpas e protegidas, em vez de os despedirem? No Verão, por exemplo, a quantidade de lixo aumenta porque muitas pessoas sem respeito pela Natureza vêm à praia e não apanham o que fazem (é costume encontrarmos garrafas de bebidas, latas, papel higiénico e diversas embalagens de comida na zona onde estamos, fora necessidades fisiológicas). E educar as pessoas? E reparar os acessos de que tanto falam nos Projectos? Não será possível plantar e cuidar das espécies e das nossas dunas sem desalojar os moradores? Ou as nossas casas, algumas decadentes, irão ficar mal ao lado das novas estruturas de conforto balnear?

Gostava de ver se fosse com eles.

*http://www.polislitoralriaformosa.pt/index.php

Pequena adenda:

'As casas foram construídas legalmente? Pagaram as licenças de habitação e construção? Pagam os impostos? Caso a resposta seja negativa. O que andaram durante anos a fazer foi roubar e a apropriação de bens alheios.'

Pagamos IMI, água, electricidade, mais as taxas todas que lhes vão metendo em cima. Utilizamos combustível nas nossas deslocações para fora da Ilha. Pagamos os Iva absurdos. Todos. Compramos produtos vendidos localmente. A meu ver, temos tanto direito a ter um tecto sobre as nossas cabeças como o Anónimo.

Anónimo disse...

Cadê as escrituras? Que las hay las hay si, mas só na na praia de Faro...