quarta-feira, 3 de junho de 2015

RIA FORMOSA: O CAMALEÃO MATA A RIA?

É do conhecimento publico que o famosos camaleão travou o processo de demolições na Ria Formosa, mas não se disse ainda o resto, as consequencias do despacho do Tribunal. Na verdade, o despacho impede qualquer acção que possa pôr em risco o dito cujo, e com isso a repulsão dos dragados para o cordão dunar.
Na pratica, pode dizer-se que o camaleão não só travou as demolições como também as dragagens na Ria, que bem precisada está, apesar de não serem as mais correctas, aquelas de que a Ria efectivamente precisa, pelo menos é que se pode inferir das palavras do secretario de estado do mar nas comemorações do Dia do Pescador.
Ou seja o governo PSD/CDS anda à boleia do camaleão para não fazer o que devia e os autarcas desta zona da Ria Formosa, estão calados que nem uns ratos, porque o que para eles é ouro sobre azul, uma oportunidade de ouro para correr com os pescadores e produtores de bivalves, já que a sustentabilidade do eco-sistema está comprometida.
Mas não tem de ser assim, porque há soluções alternativas e que podiam, se realmente estivessem interessados em defender a Ria Formosa, aplicá-las com grandes benefícios. 
No fundo se analisarmos bem, o governo recuou nos seus propósitos, adiando para depois das eleições a solução do problema, devolvendo às origens a batata quente deixada pelo PS que aprovou o POOC e o POLIS. De uma coisa não tenham duvidas, se o actual governo quisesse levar por diante a sua veia demolidora, teria suportado a sua contestação à providência cautelar, deixando cair a renaturalização e consequentes demolições, optando apenas pela tomada da posse administrativa para exploração directa das casas. Provavelmente seria confrontado com outras providencias na base da desigualdade de tratamento da administração perante o cidadão, que poderia ser aceite ou não.
O governo recua, devolve a batata à procedência e fica na expectativa de ou o futuro governo ou o mar fazer aquilo que eles não fizeram.
E porque o mar tem das suas, conviria salvaguardar o cordão dunar, protegê-lo para que não aconteça o mesmo que em Cacela ou na Fuzeta, dragando a Ria e utilizando os dragados na defesa das ilhas barreira.
Cada dia que passa sem as dragagens, é agravar as condições de vida de quem vive da Ria e por isso devem as associações de moradores dos diversos núcleos pressionarem a Polis para as fazer!

5 comentários:

Anónimo disse...

grande força tem o camaleão.

Anónimo disse...

entao a menso de um mes do fim das concessoes nada se sabe mas que Pais é este ainda falam do dia do pescador e das gentes do mar

Anónimo disse...

Então o Pina não resolve os problemas que lhe dizem algum respeito.

Anónimo disse...

Maldito camaliao rosa

Anónimo disse...

Como não conseguiram demolir as casas não limpam a Ria. Nem no governo salazarista houve tanta maldade. "Senhores" políticos, BASTA! TENHAM VERGONHA!Matam as pessoas à fome.