quinta-feira, 30 de julho de 2015

Campo de golfe invade margens da ZPE,da Ria Formosa.

Há uns anos precisamente em 2009 o Olhão Livre  já tinha denunciado que grupo de poderosos, tinha feito um campo de golfe, que tinha invadido as margens da Ria Formosa, ou seja invadiu o Domínio Publico Marítimo, que é de TODOS, para beneficio de alguns, nesse caso os muito ricos!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


SOS Ria Formosa!

Pensava eu que o Francisco Leal era uma pessoa inovadora e que tinha descoberto a pólvora no que diz respeito aos campos de golfe em cima da Ria Formosa! Mas uma mão amiga fez-me chegar umas fotografias que mostram que o que Francisco Leal pretende para Marim, é nem mais nem menos uma imitação do que já se faz na zona do Ancão, onde os campos de golfes descaregam directamente para a Ria Formosa as escorrências da rega dos campos de golfe.






Essas escorrências encontram-se cheias de productos quimicos pois, como sabemos, para a relva dos golfes estar sempre verdinha e não ter ervas daninhas é necessário a respectiva dose química.





Na zona do Ancão viveiros são coisas que já pertencem ao passado e a vida marinha também não abunda, talvez consequência destes anos todos a receber os químicos dos campos de golfe que invadiram os terrenos da Ria Formosa.
No entanto, nesta ria abandonada por todas entidades responsáveis no que toca a defesa do ambiente, em Marim os viveiros são realidades de quem tenta sobreviver.Com a alteração ao PDM e ao prever para esta zona um Hotel com 900 camas e um campo de golfe, não estará a CMO, apesar dos pareceres negativos de várias entidades, a violar todas as leis europeias de perservação da biodiversidade (de acordo com a Rede Natura 2000 e da Convecção Ramsar) e a contribuir grandemente para que esta zona fique tão degradada em termoa ambientais, como a referida zona do Ancão?
Neste momento com as noticias do Freeport a sair todos os dias na comunicação social, por uma desafectação de terrenos de uma ZPE para a construção daquele empreedimento, o caso do PDM de Marim não será igual? Quem promoveu a alteração do PDM para a zona de Marim? A CMO!
Quem autorizou a desafectação daquela Zona de Protecção Especial? O que diz a CCDR do Algarve sobre o assunto? Qual foi o parecer do director do Parque Natural da Ria Formosa sobre este assunto? Qual foi o parecer do Instituto de Conservação da Natureza? Qual foi o parecer do ministro do Ambiente?
Será só, porque é o 1º ministro a estar supostamente envolvido num assunto menos claro, que a imprensa está preocupada ? Não será a alteração ao PDM de Marim, um caso de Crime Ambiental com o consentimento de todas as entidades responsáveis? Saberá a U.E. deste ataque a uma ZPE para a qual já mandou tanto dinheiro (só para o Pólis Ria Formosa foram 87.5 milhões de euros!)?

Este post do nosso blog  Olhão LIvre, é de 2009 ,e claro que a ARH e quem nela mandava, a Valentona mais conhecida pela abre barras fecha barras, assim como todos os organismos ligados à aérea da defesa do ambiente na Ria Formosa não passaram cartão, pois os ricos e poderosos no Algarve,e na Ria Formosa, podem fazer tudo, o que querem na super protegido espaço da ZPE da Ria Formosa, sem que nada lhes aconteça!
Hoje andando a pesquisar na net descobrimos que esse campo de golfe São Lourenço, é anunciado na página do f.b do VisitAlgarve.numa excelente foto do nosso conterrâneo Hélio Ramos,que podemos ver aqui:
 
É caso para perguntar ao meia leca do ministro,  se o Polis vai  tomar posse administrativa, desse campo de golfe construído em Domínio Publico Marítimo na Ria Formosa mais precisamente no Ancão!

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim, os fdp dos ilhéus que só robam e cagam direito pra ria é bom, e aí cagaste no dominio maritimo, o maoista. isto que dá emprego a gente é mau. Este site só mesmo para o rir

Nelson disse...

Moss ió cabranite das 14.30 fdp??? deves estar-te a ver ao espelho não pois segundo me parece a tua mãe enfiou mais km de carne que a maria da burra e a marracha juntas.
Gostava era de te ver chamares cara a cara FDP, ao Lezinhe à Silvia Padinha e ao Prfº Sabino.
Vai mas é daR BANHE AO CÃO,POIS ESSE CAMPO DE GOLFE ESTÁ MAIS ILEGAL QUE TODAS AS CASAS DAS ILHAS.

Anónimo disse...

Moss então o lezinho agora também é heroi quanto andava a tirar areia do farol e hangares para vender já te esqueceste
O sabino que fez a casa clandestina na noite de natal e fim do ano com alguns 10 pedreiros eu no farol legal bem os vejo

Anónimo disse...

Estes 2 andam todos a reboco da Sílvia não percebem nada-