terça-feira, 16 de agosto de 2016

RIA FORMOSA: CONTRA A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA AREA DA RIA FORMOSA

A PALP, reúne um conjunto de associações, que se têm manifestado contra a exploração de petróleo e gaz natural em todo o País e muito particularmente na costa algarvia.
Ao longo do tempo, os governos, que negoceiam nas costas do Povo, vêm assinalando avanços e recuos, sem ter uma posição definida sobre esta matéria, dados os interesses envolvidos, de tal forma que até instituições como o Turismo de Portugal estão caladas que nem uns ratos, embora saibam dos riscos que a exploração de hidrocarbonetos pode trazer ao sector.
Também se sabe que as contrapartidas oferecidas ao Estado são de tal forma diminutas que fazem suspeitar de negócios pouco claros e transparentes, tanto que não raras vezes a nossa classe politica sai do governo para se instalar nas empresas contempladas com os benefícios do Estado, auferindo ordenados pornográficos, enquanto os lesados estão cada vez mais na miséria.
E por falar em lesados, não podemos esquecer que estas estruturas são acompanhadas de uma faixa de protecção onde é interdita a pesca, não bastando já as áreas roubadas pela aquicultura; a mortandade do peixe provocada pelos rebentamentos utilizados na perfuração horizontal; as pequenas gotícolas de crude  libertadas que passam despercebidas à generalidade das pessoas e que só se dá por elas quando se acumularem nas praias; os gazes; os sismos numa zona já de si propensa à actividade sísmica.
E quais as contrapartidas para os lesados? ZERO! Não há qualquer cobertura de riscos!
Os recuos não serão tanto dos governos, mas mais das empresas exploradoras, porque com o preço do crude em baixa, e tendo em conta que as jazidas não permitem a extracção de quantidades que viabilizem a exploração.
De qualquer das formas, torna-se necessário levar o governo a cancelar definitivamente as concessões oferecidas, já que não foram salvaguardadas a protecção ambiental da costa algarvia, a salvaguarda dos riscos para pessoas (quebra de rendimentos) e bens (casas) e até mesmo do Estado.
Por isso a PALP, vai estar presente na Fuzeta, entre os dias 16 a 21 de Agosto, pelas 20:00 horas com uma barraca/banca, com exposição de fotos e documentos alusivos à protecção ambiental.
Sendo assim, e por entendermos ser esta uma luta justa dos algarvios, apelamos à participação de todos, comparecendo e trocando opiniões com os anfitriões.
NÃO À EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GAZ NA COSTA ALGARVIA!

Sem comentários: