segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

FUZETA: SEM BARRA E SEM POLVO!

😠
Comentários



O texto publicado acima bem como a URL do vídeo, foram retirados da pagina do facebook de um pescador da Fuzeta, a quem desde já pedimos desculpa pelo "roubo", mas não podíamos ficar indiferentes sobre esta vergonha e a respectiva denuncia.
O problema da barra da Fuzeta já se arrasta há demasiados anos, criando dificuldades a quem precisa de utilizar aquela barra para ganhar a vida, pondo-a muitas vezes em risco.
Não somos nós que o dizemos, mas sim quem lá estava.
Prometida desde os tempos de Mário Soares até aos dias de hoje nenhum governo quis resolver o problema, adiando ano após ano um solução que tarda.
Em Março de 2010, o mar enraivecido com os crimes que têm sido cometidos na Ria Formosa, galgou o cordão dunar e abriu um nova barra, no ponto original. Na altura, o actual presidente da ARH foi o técnico encarregado de elaborar uma nota técnica, onde dizia que se o mar não abrisse ali a barra, deveria a mesma ser aberta artificialmente.
Mas muitos e elevados interesses, particularmente da Câmara Municipal de Olhão de Francisco Leal, fizeram com que fechassem aquela barra e abrissem uma nova sem cuidar de saber quais as respectivas consequências.
Sete anos se passaram e cada dia que passa a situação dos pescadores da Fuzeta é pior.
Entretanto e ainda era o presidente da Docapesca, José Apolinário prometeu dragagens para a Barra da Fuzeta. Vieram as eleições que originaram o governo da geringonça, foi-se o Apolinário mas as promessas continuaram. Todos os anos dragam a barra! Uma mentira repetida todos os anos e muito particularmente quando há eleições.
E como não podia deixar de ser, durante as ultimas autárquicas também veio mais uma promessa. Depois disso e na sequência da aprovação do Orçamento de Estado para 2018, o chefe do gangue socialista do Algarve, veio anunciar que naquele Orçamento estavam previstos um conjunto de intervenções, de entre as quais as dragagens na Barra da Fuzeta.
Das intervenções anunciadas, algumas delas integravam já o Polis, cujos capitais eram compostos por fundos comunitários, do Estado e das autarquias que compunham a sociedade do mesmo nome.
O facto de estar ou não previsto em Orçamento não significa que o governo ou qualquer outra entidade tenha a intenção de o fazer, como tem acontecido nos anos anteriores, tratando-se apenas de mais uma promessa.
Não podemos nem devemos esquecer que o actual presidente da Câmara de Olhão, em vésperas de eleições obrigou a sociedade Polis a fazer dragagens junto à Armona para criar a novel Praia dos Cavacos, definindo assim a sua prioridade, dando satisfação aos interesses turísticos a criar em detrimento da pesca, na Fuzeta, que sempre existiu.
Na prática, a canalha que nos governa, tudo faz para acabar com a pesca, correr com os pescadores do seu habitat e introduzir nele o elemento estranho, o turista, quando a coexistência entre todos é possível e desejável.
O que os intrujas cá do burgo não dizem aos pescadores da Fuzeta é que querem acabar com o Parque de Campismo para no seu lugar instalar um eco-resort, acabar com as barracas de comes e bebes e as casinhas de apetrechos de pesca junto à mata, instalar um porto de recreio e correr com os pescadores daquelas paragens.
Aos pescadores da Fuzeta não lhes resta senão organizarem-se e prepararem-se para a luta que vão ter de travar para não serem corridos da sua própria terra.
ABAIXO A BANDIDAGEM!
PELA BARRA DA FUZETA!



3 comentários:

Anónimo disse...

A Ilha da fuzeta so serve para encher os bolsos dos chulos e ladroes que la tem negocios, vale tudo ali em cima. So nao vale inspecoes do fisco.

Anónimo disse...

Então não gostaram das promessas que o Pininha fez durante a campanha quando comeram o porco no espeto, agora vão ter com ele!!!!!

Atento disse...

vota PS