quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

OLHÃO: ASSEMBLEIA OU TEATRO?

Ontem à noite teve lugar a Assembleia de Freguesia de Olhão e por aquilo que lá se passou merece alguns comentários da nossa parte.
Desde o inicio que deu para perceber como são encarados estes actos e a falta de preparação dos actores em causa. E é bom que não se esqueça que ainda há poucos dias, houve uma Assembleia Municipal, à qual bastava assistir para ver como se trabalha. No entanto os eleitos para a Assembleia de Freguesia, numa atitude de claro desinteresse fizeram questão de não marcar presença e não puderam assimilar o modelo de trabalho praticado.
Começou a dita Assembleia em que a constituição da respectiva Mesa não estava em conformidade. Manda o RJAL que a Mesa é constituída pelo presidente e dois secretários, ficando ao lado, mas separados, os executivos da Junta que ali vão para prestar os esclarecimentos pedidos pelos restantes membros da Assembleia.
Mas não, na Mesa estava o presidente da Junta, ao lado do da Assembleia e os eleitos fregueses misturados com o publico. A desordem era total.
E daí, o presidente da Mesa pedir ajuda à oposição para fazer aquilo que deviam ter tido o cuidado de fazer, já que tiveram tempo mais que suficiente para isso. O episódio mostra bem como vai a organização socialista à moda do pequeno ditador, porque em principio, os eleitos deveriam ter reunido no partido, discutido a estratégia a seguir mas também a forma como se iam apresentar. Nada disso foi feito!
Das questões suscitadas, depois de não terem sido enviados os documentos com a antecedência prevista na Lei, tentou e logrou a Junta, a aprovação do Orçamento, que pode agora ser impugnado.
E passando ao ataque, que outro não era o objectivo, foram tecidas algumas acusações muito graves em relação ao executivo anterior, sem que as tenham fundamentado, mas justificando tal tomada de posição com o facto de não terem tido tempo para examinar a documentação do mandato. Melhor dizendo, vasculhando ao ínfimo pormenor com a clara intenção de prejudicar terceiros.
Entendemos que todos os actos irregulares ou ilegais devem ser apurados, mas só depois se devem pronunciar, até por aquilo que o actual presidente da Junta, lacaio do presidente da câmara, fez com alguns contratos pouco claros. Mais uma vez, o lacaio a ajoelhar perante o dono, fazendo o jogo sujo daquele. Mas não espanta, já que o presidente de Junta tem mais de actor do que de político.
Sem ter dado cavaco à Assembleia, o protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Olhão e a Junta para o tratamento dos espaços verdes, foi revogado, pura e simplesmente. Devemos também lembrar que depois de ter promovido a feira do livro em cima da relva do Jardim Patrão Joaquim Lopes e de ter usado a degradação daquele espaço verde para o combate político eleitoral, vem agora a Ambiolhão tomar conta de um espaço que deveria ter ficado na sua orbita. Ou será que se prepara a destruição dos Jardins e estando nas mãos da Ambiolhão tal será mais fácil?
Quanto á questão dos esgotos directos, depressa se justificaram com a dificuldade na sua resolução, para o qual tinham à mão de semear alguém para se pronunciar sobre o tema. A verdade é que continuam as ligações ditas "clandestinas", com a Ambiolhão a fingir que não sabe onde se realizam as obras e assim permitir aos construtores que sejam eles a estabelecer as ligações à rede de aguas pluviais.
No fundo, a desorientação era tanta que acabaram por reconhecer que não estavam preparados para o exercício do cargo para o qual foram eleitos. Então porque os aceitaram?
Olhão precisa de políticos a sério e não de actores armados em políticos quando não têm a mínima formação ou vocação para isso. Será que o Pina quer alguém decente nos lugares?

10 comentários:

Anónimo disse...

"sem comentários " após o relato da dita reunião

Anónimo disse...

O mê menine quer é papel e para a junta só foi porque foi OBRIGADO pelo dono,tanto assim é que embora sendfo eleito não largou o tacho de chefe de divisão da cultura da CMOlhão porque p ordenado é mais chorudo que o de presidente da junta,como se ele percebe-se alguma coisa de cultura a não ser fazer teatro.

Anónimo disse...

Peço desculpa por contrariar! Qualquer cidadão pode e deve, se quiser e for eleito,exercer um cargo político, incluindo os actores. Quando diz "Olhão precisa de políticos a sério e não de actores armados em políticos quando não têm a mínima formação ou vocação para isso." também não concordo! Olhão precisa de cidadãos honestos e democratas que exerçam a actividades política nos órgãos de direito. E para exercer a actividades de dirigente autárquico não precisa pertencer ou acatar as orientações de um partido.E também não é preciso vocação, basta ter dois dedos de testa e ter como ponto orientador o interesse da população que o elegeu e não o interesse do seu partido, do seu chefe ou da sua algibeira.
É evidente que a nojeira que existe a nível da nossa autarquia promove esse tipo de actuação. O oportunismo, o carreirismo e o encher a bolsa predominam em relação às regras básicas de actuação num órgão democrático.
MAS,quem os elegeu faz o mesmo. Não podemos dizer que o povo de Olhão, no seu geral, seja um povo participativo, que exerça o seu direito de cidadania ou que se importe com o futuro da sua terra. Se assim fosse não largavam os "políticos" e eles teriam que andar direitinhos.

Anónimo disse...

Esse presidente é uma fraude porque foi imposto e porque nada sabe de politica.

Anónimo disse...

Uma vergonha o que se passou ontem na Assembleia da Junta de Freguesia de Olhão.
Não sabem vão aprender;Ou será que pensam que gerir a junta é fazer teatro?

Anónimo disse...

Vergonha é o que vêm a ser dito por aqui neste blog! Já foi o tempo que li publicações com algum fundamento neste grupo... O que mais me entristece é saber que na minha terra para além de existir pessoas que não cumprem com o seu civismo ( cooperação/intreajuda), ainda existe uma raça da pior espécie que só quer é destruir o próximo... Só ordinárice!! Triste, não percebo ao que é dado tamanho de tanta frustração ou algo do género... Sejam Gente! Façam parte e colaborem para um povo educado...

a.terra disse...

Tendo em conta alguns comentários, entendo dar uma resposta, curta mas directa. O blogue é nosso e não temos de dar satisfações a quem quer que seja pelo que publicamos. Se temos pontos de vista diferentes de alguns lacaios do Poder local, não deixaremos de os defender, gostem ou não. Não temos de ser colaborantes ou melhor colaboracionistas com o Poder, muito pelo contrário. Entendemos que os eleitos, se tivessem algum interesse na aprendizagem, na assimilar as formas de funcionamento dos órgãos, bastava-lhes terem assistido a outra assembleias. Mas mesmo que o não tenham feito, a constituição e a forma de funcionamento está previsto na Lei e bastava que a tivessem lido. Não queiram é que quem está na oposição seja cordato e pacytue com quem exerce o Poder. Mais e pior quando sabemos que o actual presidente da Junta quando lhe foi proposto um almoço com o anterior presidente para discutirem algumas ideias, não tenha aceite, porque já sabia tudo. E foi o que se viu!

Anónimo disse...


O que se passou na Ass. de Freguesia de Olhão, que teve lugar a 27 de Dezembro, não sei se foi um escândalo, ou não.

O que sei é que fiquei completamente abismado com a bandalheira/anarquia que reinou no seu funcionamento.

A presidente da Mesa começa por dizer que já tinha realizado muitas assembleias mas que assembleia de Freguesia era a primeira vez que o fazia e por isso pediu que a ajudassem nesta tarefa. Isto é bem revelador da forma como são recrutadas as pessoas para integrarem as listas concorrentes. Neste caso foi mesmo para encher a lista.

A composição da mesa foi um autentico regabofe. Foi o género de fé em deus e tudo ao monte.

A substituição de um membro que faltou foi feita da forma mais caricata que se pode imaginar. Por acaso houve um membro da assembleia que faltou e logo a Presidente chamou, para a mesa, alguém que estava sentada no espaço do publico para substituir a pessoa em falta.

Isto é um autentica aberração e viola todos os princípios que presidem a este tipo de situação. O que a Lei diz a este respeito é que a pessoa que não possa estar presente escreve uma carta à presidente da Mesa informando-a de que não poderá estar presente e pede para ser substituída pela pessoa que está a seguir na lista.

Creio que ninguém ficou a saber se a pessoa que foi chamada para substituir a pessoa em falta integrava, ou não, a lista que ganhou as eleições. Eu não quero ser maldoso e quero acreditar que sim. Mas não vale tudo. É que não vale mesmo tudo.

Houve até uma bancada em que o voto foi bicolor na votação do P.A. e Orçamento, dois votaram contra e dois abstiveram-se havendo por isso 3 abstenções.

Mas parece que disto que o meu povo gosta, e foi por isso que o PS teve a maioria absolutíssima em todos os órgãos autárquicos. A mim apetecia-me dizer ««que cada povo tem aquilo que merece, mas não o posso dizer, porque assim eu teria aquilo que não mereço.

Anónimo disse...

para o qual tinham à mão de semear alguém para se pronunciar sobre o tema. Quem era este alguém?

Anónimo disse...

as pessoas votaram no evaristo nao pelo que ele faz ou fez pela cidade mas pelos videos comicos feitos na olhao tv e pelos teatros , pois antes desses videos e teatros promovidos pela CMO 90% dos olhanenses nem sabiam quem era a avo do evaristo quanto mais ele o esquema foi simples como o Luciano saiu do PS o Pina nao tinha niguem entao pensou para ganhar tem de ser alguem popular entao ai está vamos colocar o Evaristo tal como fizeram em moncarapacho metemos uma fadista, e em pechao se nao tivesse candidato acredito no convite á cabeçinha pois ja que nao se tem politicos apostamos na popularidade por este andar ainda vamos mesmo ter o verissimo ou a marisol na CMO