domingo, 16 de dezembro de 2018

FARO/OLHÃO: NEGOCIO ESCURO EM CONSTRUÇÃO DE ETAR


Recentemente, foi inaugurada com pompa e circunstancia a nova ETAR de Faro/Olhão e que trouxe ao Algarve para a sua inauguração o ministro da poluição e o seu secretário de estado e ex-presidente da Aguas do Algarve.
E como não podia deixar de ser, o ainda nosso presidente de câmara, António Pina, logo se apressou a dar noticia no seu pasquim camarário, mas existem algumas contradições que tornam o negocio um pouco escuro.
Diz o pasquim que o custo total da obra foi de cerca de 23 milhões, financiados pelo Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.
Acontece que uma empresa espanhola diz ter feito um investimento de 14 milhões naquela ETAR, como se pode ler em https://eco.sapo.pt/2018/12/03/depois-do-imobiliario-espanhola-acciona-investe-14-milhoes-em-etar-no-algarve/. Na noticia pode ler-se que aquela empresa já tem vinte e cinco ETAR no nosso País, naquilo que será a continuação das parcerias publicas privadas de tanto têm dado que falar.
Afinal quem é o dono da ETAR, a Aguas do Algarve ou a ACCIONA? E os dinheiros foram de fundos comunitários ou da empresa? E se foi a empresa que investiu, para onde foi o dinheiro dos fundos comunitários?
Por lei, a exploração em alta do tratamento de aguas residuais é da Aguas do Algarve pelo que só se compreende um investimento de uma empresa externa ao abrigo de uma parceria publico privada, cujos contratos, por aquilo a que nos habituaram, são do tipo leonino, onde quer haja lucros ou prejuízos a empresa terá a sua parte sempre garantida, ainda que isso implique um aumento para os bolsos dos munícipes de Faro/Olhão e S. Braz de Alportel.
Por detrás disto, esconde-se a privatização do serviço de saneamento com todas as consequências que tal comporta para o cidadão.
Fazendo fé nas noticias, e não foram desmentidas por ninguém, estamos perante mais um negócio pouco claro e transparente, já habitual nos nossos governantes.
Será que um dia o Sol vai acordar para os mais desprotegidos, libertando-nos desta cambada de pilantras de colarinhos brancos? Tal só acontecerá quando o Povo tomar consciência de que é lutando por mais e melhores condições de vida que o conseguirá. Até lá, por melhores palavras que lhes façam chegar, só terá exploração e cada vez mais miséria.
LUTEM!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais escuro ou menos escuro a MAFIA actua sem problema porque o rebanho está completamente anestesiado.