quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

OLHÃO: NÃO À DESTRUIÇÃO DA CALÇADA À PORTUGUESA!

Olhão está na moda! Olhão tem alma! É o jogo de palavras de um indecente presidente de câmara para quem a história não tem qualquer valor, descaracterizando ou destruindo os maiores simbolos da cidade e do concelho.
Tal como dizíamos no texto anterior, um dos problemas prende-se, felizmente, com a dificuldade do empreiteiro na aquisição da Pedra de Escarapão com que a câmara vai substituir a calçada à portuguesa no lado norte da Avenida 5 de Outubro. De nada serve ao presidente tentar atirar as responsabilidades para cima da sociedade Polis, porque todos nós sabemos que o projecto é seu, sendo a Polis única e exclusivamente o instrumento financeiro para a execução da obra. Tudo mais é da Câmara Municipal de Olhão!
O lado norte da Avenida 5 de Outubro está contido na delimitação da Zona Histórica de Olhão, a qual tem sido vandalizada em termos urbanísticos com o aval da autarquia e a destruição da calçada à portuguesa, como se pode ver nos Largos Históricos ou na Rota da Lendas.
A calçada à portuguesa faz parte da nossa historia, remontando à época romana, como se dá conta em https://www.mundoportugues.pt/63846/, não sendo por acaso que vem sendo utilizada nas principais capitais do planeta. A calçada à portuguesa é na verdade uma herança histórica e cultural, que só a um cretino passaria pela cabeça destruir para a substituir por Lajes de escarapão.
A modernização da cidade não implica a destruição da nossa calçada, quando muito, e aproveitando o seu potencial, introduzir uns desenhos com elementos alusivos à cidade e ao Povo de Olhão.
Só se compreende a destruição prevista à luz das negociatas que poderão estar por detrás da pedra de calçada. A pedra já utilizada não precisa de ser partida, bastando recoloca-la. Mas o seu custo ronda os 20 cêntimos. para não dizer mais e por metro quadrado são cerca de 400. Abatida que está, quem vai ficar na posse dela? É que são muitos milhares de metros quadrados e o valor total da pedra é muito elevado. Quem se vai abotoar com a massa? Se alguém tiver duvidas, que procure saber qual o destino da calçada retirada da Zona Histórica!
Cabe aos olhanenses e a todos os que gostam da calçada à portuguesa, do património e da historia que ela representa, defendê-la de um ditador que já demonstrou ser contra a historia e património de Olhão.
PROTESTEM!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tomara que tirem toda a calçada, já não há quem saiba repará-la e aquilo é só buraco para torcer o pé.

Anónimo disse...

Quem está anestesiado, drogado, ou algo formatado em ovelha não protesta.