quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

OLHÃO: PORQUE SERÁ?

Como já demos conta, para alem da Avenida 5 de Outubro, o presidente da câmara municipal de Olhão, vem fazendo uma aposta muito forte em Marim, deixando perceber grandes interesses naquela zona. E começou logo com a pressão que exerceu para a repulsão de areias na Praia de Marim, bem ao pé do Aldeamento de Marim. 
Ainda antes do traçado da ciclovia com a qual pretende encontrar o pretexto para proceder a mais um aterro e alargar a praia, mesmo que isso vá contra a legislação que protege as Aves e Habitats que o mesmo usou para proteger a sua casinha no Farol, o presidente mandou divulgar na comunicação social a sua "importante" obra de construção da rede de saneamento de Olhão Nascente, como se pode ver em file:///D:/Rede%20de%20esgotos%20chega%20a%20mais%203500%20habitantes%20-%20Cidades%20-%20Correio%20da%20Manhã.html. Onde se lê Olhão Nascente poderia ler-se Aldeamento de Marim porque nas voltas que demos, foi aí que encontrámos a única intervenção em termos de obras de infraestruturação.
Agora novo ajuste directo, desta feita para a "repavimentação" das ruas do Aldeamento de Marim, como se pode ver na imagem acima.
Excepção feita ao enchimento da praia porque os seus mentores vêm defender a renaturalização da Ria Formosa, tudo mais serve apenas os interesses do empreendimento turístico-imobiliário que vem sendo construído naquele Aldeamento.
Ainda que frequentada por alguns olhanenses, não tantos como isso tudo, a praia serve essencialmente os objectivos comerciais do empreendimento, valorizando-o; também as infraestruturas de saneamento servem essencialmente aquele empreendimento, até há pouco com um sistema de fossas; agora a repavimentação das ruas serve única e exclusivamente o Aldeamento.
Embora se reconheça a necessidade da total cobertura das infraestruturas de agua e esgotos no concelho, a verdade é que aquilo a que assistimos está demasiado localizado, sendo que noutros locais, com muito mais habitantes, o mesmo tipo de infraestruturas está completamente degradado e a necessitar de urgente substituição. Ou seja, a Câmara Municipal de Olhão, levou décadas de desinvestimento em infraestruturas e agora vem fazê-las de forma localizada sem que se percebam quais as prioridades do presidente, quando toda a gente vê os esgotos a descarregar directamente na Ria, seja junto ao Jardim Patrão Joaquim Lopes ou dentro do Porto de Recreio e no Porto de Pesca.
Este tipo de decisões revelam que as opções do presidente passam pela defesa e protecção de interesses económicos e não dos interesses do Povo de Olhão.
O presidente governa para o dinheiro e não para o Povo!

3 comentários:

Anónimo disse...

e as artérias da terra, com a chuva parecem uma verdadeira cratera, só buracos por todo o lado, não há uma única que esteja em condições e agora com esta afluençia de transito no interior ainda pior, as que são alcatroadas uma verdadeira lástima, coitadas das viaturas, quem paga as despesas, com pneus, amortecedores e o desconforto que isso acarreta ? haja paciençia com esta gente ?

Anónimo disse...

Mosss haja paciência é para tanta cedilha junta!!

Anónimo disse...

Moss, o respeito é muito bonito, eu escrevo conforme aprendi há mais de 65 anos quando ainda se aprendia
o problema é o estado lastimável das principais vias,que se sente na pele todos os dias, se não vê e ainda goza é consigo? talvez seja amigo da onça, tenha um bom dia feliz