sábado, 2 de fevereiro de 2019

RIA FORMOSA: QUE DIA MUNDIAL DE ZONAS HUMIDAS?

Como se pode ler em https://www.sulinformacao.pt/2019/01/dia-das-zonas-humidas-celebrado-em-olhao-tavira-e-alvor/, está-se a celebrar o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
A Ria Formosa integra a lista de Zonas Húmidas de Portugal estando por isso ao abrigo da Convenção de Ramsar, o que não impede que sejam as entidades publicas, a cometer as maiores atrocidades contra ela. 
Para alem da poluição provocada pelas descargas de aguas residuais urbanas com tratamento deficiente, há em todos os concelhos abrangentes descargas de aguas residuais através das redes de aguas pluviais.
Resultado de imagem para fotos da poluição na ria formosa emOlhão
Mas não só de poluição se fala, é a ocupação de áreas da Zona Húmida para devaneios políticos, só possíveis devido à cumplicidade de um ministro que cada vez que abre a boca, ou entra mosca ou sai merda.
 Resultado de imagem para fotos dos predios na zona ribeirinha da Fuzeta+Olhão Livre
No Relatório de Avaliação de Execução do Plano Director Municipal, por exemplo, apontava-se para o aterro da Zona Húmida na Fuzeta por causa dos mosquitos. Não era por terem permitido a construção em Domínio Publico Marítimo e que ao promoverem o aterro ficaria fora dessa Servidão Administrativa; para Marim, o presidente da câmara pretendia construir uma ciclovia invadindo a Zona Húmida, alegando que aquilo eram uma ervinhas quando estavam em causa espécies protegidas pela Directiva Aves e Habitats; a sul do estaleiro da câmara, é possível avistar o Caimão, a ave símbolo do Parque Natural da Ria Formosa, mas a câmara quer destruir o Habitat dele, para construir um ecoresort de baixa volumetria.
A Agência Portuguesa do Ambiente através da ARH Algarve tem uma palavra a dizer mas o seu presidente José Pacheco, nomeado politicamente ou faz o jogo ou vai "endando" e por isso cala-se que nem um rato; Valentina Calisto preside ao Parque Natural da Ria Formosa mas só abre a boca quando se trata de particulares, porque isto de se opor ao poder político tem muito que se lhe diga.
Curiosamente, o município de Olhão não se pronunciou sobre esta celebração, talvez porque o presidente continua em gozo de ferias.
Quem afinal quer celebrar o Dia Mundial das Zonas Húmidas? O Poder ou aqueles que encontram o sustento naquelas zonas? Quem maltrata as Zonas Húmidas é o Poder político!

2 comentários:

Anónimo disse...

O Ministro do Ambiente está muito caladinho mas em breve a noticia virá a lume pois Portugal está a ser questionado pela União Europeia pela introdução de espécies exóticas com a ostra cassostrea Gigas e sobre a qualidade das aguas da Ria Formosa mas não só.

España - Medio Ambiente
Cuestionada la gestión política medioambiental española en relación a la biodiversidad y el humedal de Doñana

Bruselas 01/02/2019 - El año no ha comenzado muy bien para las políticas de Medio Ambiente en España después que la Comisión Europea haya llamado la atención en dos ocasiones a nuestro país por no atender cuestiones como la defensa de la biodiversidad o de la protección de los humedales.

En el caso de la biodiversidad nuestro país ha sido señalado en una lista sobre especies exóticas invasoras en la que se encuentran otros 8 Estados miembros por no haber notificado a la Comisión sus sanciones, sus listas de especies exóticas invasoras correspondientes a las regiones ultraperiféricas, o ambas cosas.

Por consiguiente, la Comisión ha decidido enviar a cada uno de estos Estados miembros una carta de emplazamiento, concediéndoles dos meses para responder; de no hacerlo, la Comisión podría decidir enviar un dictamen motivado.

Los países que acompañan a España en este asunto son Chipre, Chequia, Francia, Grecia, Irlanda, Polonia, Portugal y Eslovaquia.

El otro asunto tiene como referencia al Humedal de Doñana y la decisión de la Comisión de llevar a España ante el Tribunal de Justicia de la UE por no haber tomado medidas adecuadas para proteger las masas de aguas subterráneas como exige la legislación comunitaria.

Atento disse...

um bom artigo do publico online sobre as zonas húmidas em Portugal que vale a pena ler