quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

RIA FORMOSA: VEM AÍ MAIS UM ATAQUE AOS VIVEIRISTAS!

A Agência Portuguesa do Ambiente e o Parque Natural da Ria Formosa vão lançar mais uma caçada aos viveiristas que tenham sacos ou caixas de plástico, de entulho ou pedras a proteger a margem dos seus viveiros.
Há anos que chamamos a atenção para os limites de velocidade das embarcações dentro da Ria Formosa, mas as autoridades não estão interessadas em cumprir e fazer cumprir o que mandam os planos de ordenamento nesta matéria.
A elevada velocidade das embarcações provoca um cachão, que será tanto maior quanto maior for a dimensão da embarcação, e que vai embater nas margens dos viveiros, "comendo-as". Mas atenção que os turistas, a náutica de recreio não pode ser perturbada por isso, já que colidiria com o sector turístico em nome do qual tudo se submete, até a alteração do modo de vida das populações.
Tanto assim é que, em canais secundários onde só podem navegar barcos a motor até 9 metros, se veem grandes iates, alguns com cerca de trinta metros, mas que as zarolhas autoridades não conseguem ver. Miopia política!
Mas voltando ao assunto dos plásticos, a medida não se aplica aos produtores de ostras, já que as suas ostrinhas, uma espécie exótica que nem devia entrar na Ria classificada como Parque Natural, são produzidas em sacos de rede plástica e em mesas de eliaço, tão ou mais poluentes que as protecções utilizadas pelos produtores de ameijoa, como se pode concluir do Diagnóstico do Setor da Produção Ostreícola na Ria Formosa e que pode ser lido em https://www.apambiente.pt/_zdata/Divulgacao/Publicacoes/Guias%20e%20Manuais/Relatorio_Ria_Formosa_Ostreicultura.pdf (clique para ver).
Aquele documento contem aspectos muito interessantes, como o facto de os cinco viveiros de ostras na Zona de Produção Olhão 1, pertencerem ao  mesmo. Se pode, pode! Só que a Zona de Produção Olhão 1 está classificada como de Classe C para a apanha de ameijoa, mas de Classe... A para a produção de ostra! Quem será o poderoso proprietário destes cinco viveiros, a quem as autoridades se curvam a ponto de as suas ostrinhas serem as únicas que estão dispensadas de ir à depuradora?
Que merda de governação vai neste País que dá a uns o que rouba aos outros? Será o Vara o único que comete o crime de trafico de influências? Pelo menos é o único preso neste País por isso! Cadê o resto da pandilha!
Policia Marítima, Brigada Fiscal da GNR, APA e Parque, todos unidos contra as actividades tradicionais da Ria Formosa. Estamos mesmo a precisar de uma Revolução!

5 comentários:

Anónimo disse...

Sempre se pode mudar o nome de Ria Formosa, para Ria Exótica!

Anónimo disse...

São os próprios viveiristas que não cumprem com a velocidade, basta ver eles a entra para a bomba do clube naval e para a doca velha e para as praças.

Anónimo disse...

Também sou viveirista e reconheço que é uma vergonha que se passa na ria com a os viveiros, eu tirei algumas caixas de plástico que tinha transportei para terra agora vejo que foi uma gota de agua, olhe e vejo pneus e mais pneus, caixas de cerveja, telhas de luzalite, mesas de ostras e sacos abandonados é mesmo muito mau para nos todos que trabalhamos na ria e tiramos o nosso sustento.

Anónimo disse...

Sim bem dito, são os piores! E ameaçam toda a gente! Esses sim são porcos Deus e maus!

Anónimo disse...

O cão de fila cumpre as ordens do dono. Antes de se criticar
o cão é preciso saber quem é exactamente o seu dono.