sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ARMONA: ACORDO COM O PIR E QUAIS AS DEMOLIÇÕES


Tal como dissemos na passada quarta feira, foi apresentada a versão final do PIR da Ilha da Armona, do qual reproduzimos uma planta, acompanhada da ampliação de parte da legenda, para que as pessoas possam ajuizar melhor do que está em causa. Aconselhamos quem se quiser informar melhor a copiar a imagem e mandar ampliar.
Nem uma só palavra para demolições o que pode induzir as pessoas em erro. O cuidado com a linguagem para evitar outras repercussões é nota dominante.
Apesar dos constantes desmentidos por parte de gente ligada à Câmara Municipal de Olhão, nós mantemos tudo o que dissemos até hoje. Bem nos podem chamar de profetas da desgraça porque é isso que vai acontecer para os olhanenses na sua relação com a Armona.
Desde logo. o Restaurante Tolinhas, na planta com um borrão a azul, tem uma "proposta de relocalização de equipamento existente". Não, não vai ser demolido mas apenas transferido. Os seus escombros é que serão reencaminhados para o lixo!
Mas temos outro tipo de situações de não demolições como as construções sem condições de habitabilidade,  "construções sem "Alvará de licença", parcelas a relocalizar para lotes vagos.
A cargo de quem fica a "relocalização" de todas estas construções? Se as casas foram licenciadas pela autarquia parece que lhe competia custear a operação de relocalização, nomeadamente os custos de projectos e de construção. Mas segundo nos fizeram constar, a relocalização ficará a expensas dos concessionários. Destes, os que não tiverem dinheiro para proceder às obras, que vendam os lotes, de preferência para estrangeiros, dizemos nós, para que a Armona se transforma na Quinta do Lago de Olhão.
Perante o silêncio de todas as partes envolvidas, entendemos ser pouco claro e transparente o timing utilizado para esta apresentação e não só. Os amigos unidos na Liga de Amigos da Ilha da Armona, fazem parte da Comissão de acompanhamento do PIR pelo que desde o inicio do processo que sabem de tudo mas nunca foram capazes de abrir a boca para denunciar o que se vai passar a seguir. Porque se torna a LAIA cúmplice da autarquia?
No final do Verão e com a maioria das pessoas a deixar a Ilha, não foi possível encontrar uma data na agenda para reunir com as pessoas porquê? Que se quer esconder?
Também não deixa de ser oportuno questionar porque razão a CMO levou todos estes anos com lotes vagos quando havia tantos candidatos. Será que perspectivavam a sua entrega a camaradas com pedygree? Para os olhanenses é que nada!
Já agora o "camarada" Pina, fixe, que mande o seu porta voz exilado vir a terreiro desmentir aquilo que dizemos porque temos mais para apresentar se for caso disso.

3 comentários:

Paula Bodião Costa disse...

Boa tarde. Não consigo ampliar a imagem o suficiente para identificar a minha casa. É possível enviar-me por email?

a.terra disse...

À comentadora do dia 31 pelas 00:37
Experimente copiar a imagem e passe-a para o computador para depois utilizar o zoom e amplia-la. Não tenho como manda-la por email.

Anónimo disse...

estão a referir-se ao capacho falador ? o pina peida-se e ele escreve