quarta-feira, 7 de agosto de 2019

OLHÃO: PASSAGEM DE NIVEL EM STAND BY

Em meados de 2014 era fechada a passagem de nível junto à estação do caminho de ferro. Nessa altura governava Pedro Passos Coelho e o presidente da autarquia deslocou-se a uma reunião com o conselho de administração da então REFER, tentando fazer um braço-de-ferro com esta. De tal reunião nada resultou!
Entretanto acabaria por ser dado um novo prazo para que fosse resolvido o problema do atravessamento da passagem de nível, prazo esse que terminaria em Dezembro de 2017 e também ele incumprido!
Em 2018, em declarações à comunicação social regional (ver em https://www.sulinformacao.pt/2018/01/passagem-de-nivel-volta-a-fechar-em-olhao-mas-alternativa-ainda-e-miragem/ ) o presidente dizia estar a ser feito o estudo para elevar os passeios no interior do túnel de forma a permitir o atravessamento por pessoas com mobilidade reduzida. Nada feito!
Há meses atrás, o presidente lembrou-se de outra e dando o dito por não dito, já não é a elevação dos passeios mas antes uma passagem superior com recurso a tapetes ou escadas rolantes pelo que contratualizou uma empresa para elaboração dos respectivos estudos. Deve dizer-se que o contrato foi assinado em 13/9/2018, há quase um ano, e tinha como prazo para a elaboração do estudo oitenta dias, ou seja terminava a 3/12/2018. Podem consultar o contrato em http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=4824387.
Cindo anos após o primeiro encerramento da passagem de nível, continua tudo na mesma, à espera que a Infraestruturas de Portugal a mande fechar definitivamente, não havendo aí qualquer preocupação com a mobilidade das pessoas.
É costume do presidente prometer muita coisa e pouca cumprir. A passagem de nível não fica na 5 de Outubro, razão pela qual não tem a preocupação, já que para ele a cidade se cinge àquela artéria.
As passagens de nível tradicionais, com duas meias cancelas não oferecem condições de segurança, estejam elas onde estiverem e são propicias a mais acidentes que a passagem da Avenida. A Lei está ultrapassada e mandaria o bom senso uma revisão da mesma, dotando todas elas de cancelas de correr acionadas por sistema de sensores que reagem à aproximação dos comboios. Nalguns casos, as cancelas podiam até ter mais altura a fim de evitar que os peões as saltassem. A isso, juntar um seguro para evitar possíveis indemnizações.
Porque não coloca, o presidente, uma proposta ao seu camarada ministro? Está à espera que venha um governo de outra cor e mande encerrar definitivamente a passagem de nível?   

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