domingo, 11 de agosto de 2019

OLHÃO ESTÁ NA MODA!

No passado dia oito, o presidente da câmara concedeu uma entrevista ao Postal, que pode ser lida em http://www.postal.pt/2019/08/entrevista-a-antonio-miguel-pina-olhao-esta-na-moda/?fbclid=IwAR2nla_v-lIJhj89t_d_ZjZkzLk_W-G9L-WFkgMkLBOtWFbIW57sA4v1u70, a qual entendemos dever comentar, quanto mais não seja pela diversidade de temas abordados.
O primeiro ponto a abordar vai para a criação do jardim com 26.000 m2 a criar na Zona Poente de Olhão. Pela dimensão e condições dos terrenos para o fazer, parece corresponder á localização da Horta da Câmara, onde até há pouco tempo se dizia pretender construir um eco-resort. Mudam-se os tempos mudam-se as vontades! No entanto devemos lembrar que, no âmbito do Polis, foi elaborado um projecto para o tal jardim e que custou apenas 160.000 euros.
Por outro lado, o nascente e na Avenida 16 de Junho pretende.se criar zonas pedonais e espaços verdes tudo em nome dos olhanenses mas para servir interesses externos. É que no Porto de Pesca se pretende criar um novo espelho de agua (marina) para embarcações de grande porte. Aos poucos vão-se criando as condições para correr com a pesca onde sempre esteve para dar lugar a outro tipo de negócio, o dos amigos.
E à volta do Porto de Pesca, naturalmente o sector turístico-imobiliário (ex-Bela Olhão) a desenvolver. Toda a frente de mar para os visitantes e nada para os naturais.
Porque os olhanenses não devem estar misturados com os visitantes (turistas de qualidade) nas ilhas, criam-se jardins de areia junto à Marina, para substituir as praias urbanas para banhos de sol!
Não podia deixar de falar no saneamento da Ilha da Armona para referir que aguarda a reestruturação do caderno de encargos, algo que já foi anunciado há meses, mas que tarda em se concretizar, protelando as decisões como é seu timbre.
Por fim aborda o tema do turismo com uma visão que dá vontade de rir. Reconhece que todos os dias outros destinos turísticos se vão revitalizando, embora diga que Olhão é um destino único e de qualidade, como se nas outras paragens não dissessem exactamente o mesmo. No fundo ele apenas está reconhecendo uma quebra acentuada no sector turístico embora o não possa dizer abertamente.
Mas o melhor da prosa está para vir. "O turismo traz empregabilidade muitas vezes melhor remunerada"... Para de seguida falar em salários de 600 euros, não há duvida uma excelente remuneração! Então como resolve o problema? Desenvolvendo a habitação a custos controlados, onde um T2 custará 90.000 euros e com um credito bancário a 45 anos, o cidadão pagará 300 euros mensais.
São estas as perspectivas de desenvolvimento para Olhão. Salário mínimo nacional para quem trabalha, negócios para amigos, especulação imobiliária e pelo meio muita festa para alienar as pessoas.
Não há duvida que cada Povo tem a governação que merece. Batam mais palmas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Colónia de férias o estatuto de esmola dada como contrapartida com a entrada na CEE. Como tal afastar tudo e todos os constrangimentos para aproveitar a onda actual e surfar nos negócios do turismo. Porque o mundo é dos espertos, ai dos fracos e dos palermas.

Anónimo disse...

Até o Neymar cá veio. Com esta não há água que lave a tua ma lingua...