sábado, 24 de agosto de 2019

OLHÃO: OBRAS DOS JARDINS COM DERRAPAGEM DE 50%

Segundo se pode ler em https://www.sulinformacao.pt/2019/08/obra-nos-jardins-de-olhao-volta-a-concurso-e-fica-mais-cara/, a intervenção nos Jardins Patrão Joaquim Lopes e dos Pescadores vai demorar mais tempo do que se pensava e com custos agravados. Nada que espante!
Não se percebe é como é que a Câmara Municipal de Olhão, com tantos técnicos, engenheiros e arquitectos tenha feito uma estimativa de custos tão baixos aquando da promoção do primeiro concurso, de tal forma que o concurso caiu.
Mas será que foi mesmo assim, ou foi deliberadamente? É que nos vem à mente o sucedido com o concurso para o saneamento da Ilha da Armona, que também ficou deserto porque a estimativa de custos era de tal forma baixa que não permitia a construção da obra, apesar de logo na altura ter sido denunciado por especialistas na matéria.
Ainda assim, um erro de cinquenta por cento é muito, embora se procure disfarçar, dizendo que cresce, só mais setecentos mil euros. Admitia-se, ainda que mal, que no decorrer das obras por alterações ou imprevistos não orçamentados, que os valores levados a concurso pudessem vir a derrapar, o que já não se compreende na elaboração da estimativa de custos. Algo está errado!
Mas se isto acontece com os valores, o mesmo acontece com o inicio das obras, o que também não é por acaso. Na verdade, ainda que diga que vai proceder a novo concurso até final do ano e que as obras poderão, e não é afirmativo, começar antes do próximo Verão, tudo aponta para que a inauguração se faça em 2021, ano de eleições autárquicas. Tudo se conjuga!
Também não podemos esquecer que se prepara uma intervenção na zona poente do Porto de Pesca, com um novo espelho de agua (marina), um passeio pedonal com espaços verdes, para o qual ainda não foi lançado qualquer concurso e que até poderá passar sem ele. Há habilidades para tudo!
Com todas estas obras, e o estacionamento cada vez mais longe dos Mercados, é previsível que a actividade deles venha a ficar cada vez mais debilitada até à sua completa liquidação.
Claro que ao Poder local isso não importa. Importante sim, é para eles, o calendário eleitoral. Se provocam prejuízos no comercio da baixa, isso é irrelevante desde que possam apresentar obra. Infelizmente ainda há pessoas que valorizam a imagem em vez de valorizarem o ganha pão da maioria dos olhanenses. De tal forma assim é que não querem saber do impacto dos esgotos directos nas actividades económicas tradicionais da Ria, se os Mercados vendem cada vez menos, se o comercio local agoniza ou não não. Desde que não bata directamente à porta delas, estão-se borrifando, até que lhes falte o prato de sopa! 

Sem comentários: