Cada dia que passa serve para mostrar a verdadeira natureza do governo. Se a direita está "congelada" tal deve-se única e exclusivamente à acção do governo que ocupou o seu espaço político, tomando as medidas que ela gostaria de implementar mas não pode porque não detém o Poder; se a chamada esquerda está "drogada" deve-se ao compromisso da geringonça, pronunciando-se timidamente contra a extensão dos serviços "máximos" e a requisição civil.
As centrais sindicais funcionam como autênticos fura greves. A amarela da UGT nem se pronuncia porque está controlada pelo governo socialista; a CGTP que através da FECTRANS obteve uma "importante vitória" sem assinar qualquer acordo mas antes um simples memorando de entendimento para futuras negociações, esquecendo que o Contrato Colectivo de Trabalho assinado em 2018 não foi cumprido por parte da ANTRAM.
No novo memorandum também não estão salvaguardadas as reivindicações dos motoristas de matérias perigosas, mesmo depois do acordo assinado em Abril e que mais uma vez a ANTRAM acabou por rejeitar alegando que os seus associados não o queriam.
No meio disto, o governo do Costa, torna-se parte no conflito ao não mediar tomando deliberadamente a posição da ANTRAM, cujo rosto passou a ser um dos seus boys, candidato a um lugar no novo governo que sair das eleições de Outubro.
Um governo que diz não poder mediar mas que pode reprimir os trabalhadores em luta, assolando-lhes as policias e a tropa para os substituir. Isto porque o País não pode ficar refém de uma pequena minoria (os motoristas) mas pode ficar refém de uma outra minoria ainda maior.
No entanto temos que reconhecer a habilidade do Costa para a manipulação das pessoas, convencendo o outro sindicato a abandonar a greve, isolando o sindicato dos motoristas de matérias perigosas.
Da aliança entre a ANTRAM e o Governo foram lançados para as redes sociais um conjunto de recibos para dizer que afinal os motoristas até estão bem remunerados. Nada mais falso! Com um salário de 630 euros, o salário hora é de 3,63 euros, que acrescidos da respectiva percentagem, dá para perceber que ao fazer quinze horas de trabalho diário teriam direito a mais 544 euros; a este valor acresce o trabalho suplementar (carga e descarga). Também não resulta claro do CCT aprovado quais os dias de descanso semanal dos motoristas, sendo que se trabalhados, mantêm o direito a folgar nos três dias imediatamente seguintes e o pagamento a 100%, ou o pagamento a dobrar. Isto está no Código de Trabalho! E nem sequer estamos a falar na fuga ao fisco com a conivência do ACT e da Segurança Social.
Os resistentes motoristas até podem estar isolados perante um governo travestido de esquerda quando ele é de direita, mas não estarão isolados perante as pessoas ao informa-las sobre as suas reivindicações.
Nunca se viu neste País, o corrupio de ministros por causa de uma greve, que dizem estar normalizada e ou controlada. Não dizem é até quando vão manter este aparato das forças de defesa e segurança ao serviço de interesses particulares, com o Estado a suportar custos que devem da responsabilidade da entidade patronal. Sim, apresentem à ANTRAM a factura dos serviços prestados! Aí veríamos se a associação patronal se sentava à mesa das negociações ou não.
As reivindicações são justas, logo a greve é justa e por isso estamos totalmente solidários com os motoristas em greve!
FORÇA E CONTINUEM A LUTA PORQUE SAIRÃO VITORIOSOS!
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