sábado, 26 de outubro de 2019

OLHÃO: UNIÃO EUROPEIA QUER ACABAR COM A PESCA DE CERCO!

Segundo o jornal Publico, em https://www.publico.pt/2019/10/24/economia/noticia/bruxelas-quer-corte-50-pesca-carapau-2020-1891208?fbclid=IwAR14o1HTXHjo9VaU-632UJQhyuxZ5rmCod9fZjEGr3USehmSe0e50dI8rbc os ministros da pesca da União Europeia preparam-se para propor na reunião do próximo mês de Dezembro, uma redução das quotas de pesca que porão em causa a sobrevivência da frota de cerco.
Já aqui nos pronunciámos por diversas vezes que o objectivo da canalha que gere os nossos destinos colectivos passa pela continuada destruição de todo o sector produtivo, começando por aquele que na cadeia de valor, é o parente pobre, como é o caso da pesca ou da agricultura.
Os responsáveis portugueses, ao longo dos anos, mais não têm feito do que se porem de cócoras perante os ditames de uma União Europeia que entendeu que o nosso País tinha de ser o jardim da Europa, para eles passarem férias e fazer dos portugueses meros criados, de avental a servir copos de aguardente e a limpar a merda que cá vêm fazer.
Depois das quotas de sardinha, que já vimos pecarem por escassa, chega agora a vez do carapau com uma redução de 50%, e que porá em causa a sustentabilidade económica deste tipo de arte, que na prática se vê restringida quase exclusivamente à pesca da cavala.
Pode dizer-se que para alem da proposta de redução da quota do carapau, também o mesmo destino terá a pescada e o linguado. Por outro lado, aumenta-se a quota da arinca em 30% mais 12% para a de areeiro.
A arinca é parecida com a sardinha, pescada nos mares de Espanha, o que vai permitir aos nossos vizinhos, colocarem a sardinha na parte de baixo e tapa-la com a arinca, contornando assim as restrições impostas à captura de sardinha. Aliás diga-se também que o mesmo tipo de esquema é utilizado com a pescada pequena, tapada com verdinho. Os compradores espanhóis sabem o que está por baixo e compram, atribuindo um valor maior que aquele que a arinca ou o verdinho têm.
Mais, o sistema de venda em Espanha é privado, com muito menos fiscalização do que em Portugal, o que permite a venda de petinga, charrinho pipi ou outras espécies juvenis. muitas delas capturadas nas nossas aguas.
As autoridades portuguesas sabem dos esquemas, sabem como os nossos pescadores são prejudicados por esta política de pescas, e pactuam com estes esquemas, enquanto que para a pesca portuguesa anunciam o aumento de taxas.
No fundo o que se prepara, é o fim da pesca portuguesa, até porque daqui a pouco, o nosso mar passa a ser o Mar Europeu onde todos poderão pescar mas vender nos seus países onde não tem tamanhas restrições.
Que raio de merda de governantes temos que não são capazes de se bater pela nossa pesca?

1 comentário:

Anónimo disse...

A UE quer acabar com a pesca em Portugal, mas devagarinho para não dar nas vistas. Num país de serviçais a pesca é um absurdo, ponto.