terça-feira, 17 de março de 2020

OLHÃO: O CORONA VIRUS E OS TRANSPORTES PUBLICOS MARITIMOS

Ainda ontem, o barco que faz a ligação entre Ayamonte e Vila Real de Sº António vinha apinhado de espanhois, quando se sabe que o País vizinho é uma das principais zonas de risco, perante a passividade das autoridades.
Do mesmo modo que os barcos de ligação às ilhas barreira vão e vêm com mais de uma centena de turistas, numa altura em que apela ao recato social.
Pior ainda porque nestes barcos não se cumprem as normas recomendadas pela Direcção Geral de Saúde e que podem ser lidas em https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0112020-de-17032020-pdf.aspx.
Não há mascaras, pelo menos ontem ainda não as havia, não há luvas, não nenhum corredor que separe os tripulantes dos passageiros para alem da ausência de produtos como desinfectantes.
Se por um lado temos de compreender que deve ser assegurado o transporte de ida e volta dos residentes nas ilhas por outro lado mal percebemos como é que se permite a aglomeração de pessoas desta maneira, na sua maioria, turistas.
A PSP, ontem andou a percorrer os estabelecimentos comerciais, tentando pôr ordem no acesso aos estabelecimentos, sejam para abastecimento alimentar, cafés ou restaurantes, nos quais se impõem limites ao numero de pessoas presentes nos estabelecimentos.
Já quanto aos barcos, não se vê a Policia Maritima ter a mesma atitude quanto aos visitantes, que não se sabe de onde vieram, sendo certo que enquanto se fala nos países asiaticos se omite que o maior risco provem de países europeus.
E os trabalhadores dos transportes marítimos como se protegem quanto ao risco de contaminação pelo vírus? Mesmo entre os passageiros não estarão obrigados a manter a distancia mínima de um metro como recomendado? Qual o papel da Policia Maritima nesta matéria? Não deverá ela verificar do cumprimento das recomendações da DGS? Ou será que só servem para perseguir quem anda à procura do sustento na Ria?
Que os trabalhadores da carreiras vejam as recomendações e exijam à entidade patronal que as cumpra!

3 comentários:

Anónimo disse...

alguem sabem em que condições estão a trabalhar os funcionarios de recolha de residuos????
que plano foi emplementado aos funcionarios ???

Anónimo disse...

Deixa pegar aos culatreiros a ver se limpa a ilha a ria e o país dessa ciganada que só sabe poluir, mamar subsídios, ofender e fazer mal toda a gente!

Unknown disse...

Mas o governo não mandou encerrar as froteiras marítimas,e terrestes?