quinta-feira, 26 de março de 2020

OLHÃO: OS SACA EUROS!

1 - Depois do texto de ontem, a Ambiolhão veio comunicar, em https://www.facebook.com/ambiolhao/posts/223287539019395 o adiamento do pagamento da factura da agua para Maio e logo apareceram algumas pessoas a baterem palmas como se de uma iniciativa meritória se tratasse.
A situação é de crise sanitária mas também de dificuldades económicas para o Povo de Olhão, agravado pela facto de estarem retidos em casa sem saber como vão pagar as suas contas. Haverá quem o possa fazer mas também se deviam de lembrar daqueles que nada têm ou que as condições de trabalho não lhes permite assegurar qualquer outro rendimento.
Vi o vídeo do meu amigo Carlos Vinha, onde ele dizia que não se via vivalma na Ria Formosa. Como é do conhecimento geral, uma boa parte da população olhanense vive da Ria e se não podem trabalhar, é natural que este pessoal esteja a passar por momentos difíceis.
Quanto à Ambiolhão, numa situação de crise como a presente e dado que deixa de realizar eventos que só tinham custos, bem que podia isentar as pessoas de menores recursos do pagamento da factura da agua. Podia também, em alternativa, isentar do pagamento das taxas de disponibilidade, a chamada tarifa fixa. Isso sim, aliviaria a carteira das pessoas, enquanto o adiar, significa a criação de divida que não se sabe depois como será resolvida, já que quem não tem dinheiro agora, menos o terá depois.
Claro que ficaram ainda de dentro de dias, não se sabe quando, proceder a esclarecimentos, o que não é mais do que andar a ver como reagem as pessoas.
Um presidente ausente mas presente na AMAL. Afinal quem lhe paga?
2 - Em Lisboa, outro trapalhão idêntico, depois de ter despejado alguns moradores em plena crise, acabou por aceitar que os moradores dos bairros sociais suspendam o pagamento das rendas durante a crise. Não sabemos é se depois de passada a crise, não invocará algum incumprimento para despejar o resto porque o que está na moda, é a especulação imobiliária.
3 - Como não podia deixar de ser, o Covid 19 está a abalar os Mercados de Olhão, seja pelo receio do vírus, como pelas medidas de contenção tomadas, o que aceitaríamos se…
Está mais que provado a quebra no volume de negócios dos operadores, razão pela qual a isenção do pagamento das taxas devidas pelas toldas se impunha. Muitos dos operadores não vão poder aguentar e os Mercados vão definhando dia-a-dia.
Chamar de heróis aos operadores, é o mesmo que lhes estar a passar uma mão pelo lombo e a outra pronta a espetar a faca. Menos conversa e mais acção ou seja menos taxas.
As empresas municipais mais a empresa mãe, a câmara municipal de Olhão, não são mais que meros saca euros, abutres.
Todos eles de barriga cheia, esquecendo os que estão de barriga vazia. Às vezes perde-se a oportunidade de uma boa tacada de ovos podres, O que vale é que o carnaval já passou com algumas pessoas a irem a Itália para trazer o vírus.
Dá para ver quantas clientes se estão a abastecer nos Mercados. São mais operadores que clientes!
Taxas? Claro que é para pagar, ou não tivessem dado emprego aos directos da associação de basquetebol?
4 - Enquanto a generalidade das autarquias algarvias suspendia total ou parcialmente, a Câmara Municipal de Olhão. Com a atitude das demais autarquias, o presidente da CMO perdia protagonismo. Basta ver que a CM Portimão, tendo em conta a suspensão da prova de motonáutica, resolveu alocar a verba destinada a tal evento para a compra de ventiladores, o que levou o Pina enquanto presidente da AMAL a anunciar a compra de ventiladores por todas as autarquias.
Perdendo protagonismo e insensível à situação dos mais desfavorecidos, marcou uma reunião da AMAL para anteontem da qual saiu a orientação para o adiamento do pagamento das facturas da agua e taxas e suspensão da taxa turística.
Adiar o pagamento é o mesmo que estrar a endividar as pessoas para pagarem de forma faseada. Não há qualquer benficio para quem já está mal e pior ficará na ressaca da crise sanitária.
Por outro lado, anuncia a suspensão da taxa turística quando ela devia ser agravada e ao mesmo tempo, manifesta-se contra a vinda de um casal para Portimão que estava contaminado, mas que estavam alojados na sua segunda habitação.
Ora o presidente da CMO não tem feito outra coisa que não seja a de promover a segunda habitação e depois. por causa das consequências vem latir contra.
O que está por detrás da atitude do Pina é a questão do protagonismo. Assim, através da AMAL, consegue que os outros presidentes de Câmara da Região não deem mais do que ele e é ele quem vai anunciar as medidas.
Os tempos que correm não são para protagonismos, para vaidades, É necessário olhar para quem tem mais dificuldades.
Todos saca euros! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Tás à espera de milagres? O Pina é o Pina, os outros que se lixem. Mas a culpa não é só dele. Quem votou nele para presidente da AMAL é tão culpado quanto ele.

Anónimo disse...

Realmente é só vaidosos...aparecem especialmente o Sr. Pina, trajado como se nada fosse a dizer que juntou milhões para comprar ventiladores. Mas afinal são governo ou é o presidente
do Município da cidade de Olhão. É que parece que vai conforme a audiência. Um verdadeiro cromo que nem português sabe. Basta ver a entrevista no centro de saúde para ver...
Falam e não fazem nada de jeito. Que porra de políticos temos!