sexta-feira, 27 de março de 2020

OLHÃO: PAGA OTÁRIO!

Já era previsível e agora é o próprio Cristiano Ronaldo das Finanças a admitir a crise económica e financeira que se seguirá à crise sanitária, como se pode concluir das declarações em https://www.dn.pt/dinheiro/centeno-recessao-e-defice-vao-voltar-e-depois-vai-ser-preciso-novo-esforco-11985297.html.
Depois de anos dos PECs socráticos, depois de anos do massacre de Passos/Portas, a saga continua com as medidas futuras de Costa/Centeno, com os mesmos de sempre a pagar a fatura que outros nos deixam. É a nossa herança!
Em nome da recuperação da economia e em nome da recuperação das contas do Estado, é o Povo português quem vai ser chamado a um novo esforço. 
Quando se fala na recuperação da economia fala-se não só da recuperação das empresas e dos postos de trabalho mas também dos lucros do patronato. Não lhes basta a nova lei do lay off, em que podem pagar até dois terços do ordenado, com o Estado através da Segurança Social, a pagar 70% daquele valor, mas mesmo assim vão querer mais.
A ganancia é insaciável!
Por exemplo, a Padaria Portuguesa, com uma facturação de dezenas de milhões de euros, vem queixar-se que já no próximo mês não terá dinheiro para pagar aos trabalhadores, como se pode ler em https://nit.pt/buzzfood/cafes-e-bares/a-padaria-portuguesa-esta-em-risco-de-fechar-segundo-socio-gerente-da-empresa. Coitado deste patrão, está na miséria e os seus trabalhadores estão ricos! Mas não será ele o grande beneficiário do encerramento de dezenas de pequenas padarias? Se ele está mal, como ficarão os outros?
Muitos outros exemplos poderiam ser citados.
Em qualquer crise há sempre os beneficiários dela, os mesmos do costume e os prejudicados serão sempre mas sempre aqueles que trabalham a criam a riqueza. Sim, porque nisto de criar a riqueza, não basta o investimento com que adquirem os meios de produção, porque é preciso o braço de quem os ponha a trabalhar. Só que chegada a hora de repartir a riqueza criada, o lucro, o patrão esquece que sem os trabalhadores jamais a obteria. E tudo à custa de salários de miséria.
Com tudo isto, os trabalhadores vão ser chamados a contribuir para a recuperação das empresas, dos lucros do patrão e pagar os défices orçamentais, ou seja, mais uma vez vão ver os seus já magros rendimentos serem reduzidos
Com governos destes. o otário português vai continuar a sustentar a chusma de parasitas que infestam o Estado? Vai continuar a votar nesta canalha?
Quem nos salva desta gente?   

1 comentário:

Anónimo disse...

Tempo de reflexão. Tempo para limpeza profunda que desinfecte o Estado da chusma de parasitas. Apareça alguém com coragem de o fazer antes que o eliminem.