sexta-feira, 6 de novembro de 2020

OLHÃO: APOIOS OU ROUBOS?

 

A imagem acima foi retirada da pagina do Municipio de Olhão no facebook e é referente a uma reunião da Acção Social da autarquia "com as Juntas para articular os futuros apoios à população", segundo é dito no texto que a acompanha.
Em resposta, surgem uma série de comentários onde se apela à autarquia para rever as taxas que compõem a factura da agua, havendo até alguns um bocado azedos pelas exorbitâncias cobradas.
Dizemos nós que estes municipes ainda não viram tudo pois ainda não pagamos a limpeza urbana, a desmatação e a jardinagem, mas a continuar o mesmo tipo de politicas, não faltará muito para que isso aconteça.
Em tempos de pandemia e com a quebra nos rendimentos das pessoas uma boa forma de as apoiar era mesmo reduzir tais taxas, porque as mesmas em tempos normais, são um autêntico roubo.
Só que a empresa está pobrezinha e precisa muito desse dinheiro para pagar todas as consultorias, publicidades, marketing, viaturas e outras merdices mais.
No tempo em que estas tarefas competiam aos Serviços Municipalizados nenhuma destas era paga e agora paga-se tudo, em obediência ao principio do utilizador/pagador, mesmo que isso vá contra a função social da agua, um bem indispensavel á vida de todos nós.
E tudo se complicou quando foi necessario arranjar um lugar de director financeiro para o cunhado do presidente da câmara e tambem presidente da Ambiolhão, a empresa assalta carteiras. E como toda essa gente ganha o salario minimo nacional, não há dinheiro que chegue para alimentar tantas vaidades.
Mas isso tambem não é assim tão importante. A cidade continua porca, com falta de algum civismo é certo, mas também por falta de rigor no cumprimento das obrigações da empresa.
Como a reunião é realizada no contexto da pandemia, convem ainda salientar a deturpação dos numeros dela. Nos comunicados oficiais, só uma escola apresenta um caso positivo, quando nós sabemos que quase todas elas têm casos positivos. Que os testes realizados no CHUA na semana passada a pessoas de Olhão se registaram 75% de positivos. Ora o presidente da câmara é o responsavel maximo da (des)protecção no concelho e na região por inerência do cargo de presidente da AMAL e de um momento para o outro emudeceu. Lembrar que quando surgiram os primeiros cinco casos queria mandar prender as pessoas. 
Não terá ele muitas responsabilidades no alastramento da pandemia? Não é fruto da gestão da pandemia no Verão? Já se esqueceu do que andou fazendo? Já não oferece mais mascaras? Se o mandassem bugiar para outro lugar não seria melhor? 

Sem comentários: