domingo, 15 de novembro de 2020

OLHÃO: FALOU E NADA DISSE!

 Na sexta-feira, o presidente da câmara, num video que mandou postar nas redes sociais, falou, falou e nada disse, mas foi o suficiente para que algumas pessoas se dessem por satisfeitas: Mais, algumas foram mais longe, criticando a atitude "irresponsavel" dos olhanenses que não utilizam mascara.
Pina veio dissertar sobre os numeros do COVID no concelho com base na metrica utilizada para decretar o confinamento, sem dizer, no entanto, quantos são os casos activos, falando apenas na permilagem, como se pode ver em https://www.facebook.com/cmolhao/videos/1002278803600165.
A questão é que os tais cerca de cento e oitenta por cem mil habitantes, representa no caso de Olhão (concelho) cerca de oitenta casos e aquilo que a população precisa saber é quantos são os casos positivos.
Por outro lado, o concelho tornou-se um dormitório, com uma parte significativa da sua população a trabalhar em concelhos que já ultrapassaram a barreira dos tais 240/100.000, como são o caso de Faro, Sº Braz ou Tavira.
Significa isto que o concelho está cercado por outros com um nivel de infectados acima dos nossos valores e que devido à deslocação de pessoas, aumenta a cadeia de contagio, com mascara ou sem ela. 
Na comunicação semanal regional onde participou, o Pina fez questão de levantar os numeros dos estrangeiros residentes, como se pode ver em https://regiao-sul.pt/2020/11/13/algarve-na-tv/covid-19-no-algarve-30-dos-novos-casos-sao-de-pessoas-que-nao-contam-para-a-populacao-residente-sic/517245. Esquece o Pina que tem sido ele a promover a segunda habitação, mesmo durante a pandemia, o que leva a que estrangeiros cujos países de origem apresentam niveis mais elevados de contaminação, se desloquem para a região. Mais uma vez procura distorcer os numeros!
Desde o inicio do mês que a DGS deixou de fornecer os numeros semanais passando apenas a referir as permilagens em que a maior parte das pessoas não sabem bem como funciona, como agora no caso de Olhão em que parece haver uma grande distancia em relação ao numero que determina o confinamento.
Porque razão, as entidades publicas escondem os numeros reais?
As entidades publicas pretendem agora responsabilizar as pessoas pelos erros cometidos por eles próprios. Quem foi a banhos nas praias, levando consigo as equipas de reportagem? Costa e Marcelo! Quem mandou as pessoas irem para as praias?
Quem promoveu ou autorizou grandes festas? O governo. E no concelho? O Pina! Será que já se esqueceu das festas de verão?
No fundo foram as entidades publicas quem promoveu os ajuntamentos e quem dispensou o uso das mascaras? Quem são afinal os responsaveis pela degradação da situação?
Quem despediu medicos e enfermeiros? Quem desinvestiu no SNS? 
Tiveram todo o Verão para criar as condições para combater  a pandemia mas nada fizeram! São eles os responsaveis.

Sem comentários: