quarta-feira, 4 de novembro de 2020

OLHÃO: BATOTA NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL?

Enquanto as pessoas não perceberem que as entidades publicas devem ser tão transparentes quanto possivel, a corrupção vai ganhando espaço para ir crescendo.
As autarquias e o seu sector empresarial são os principais antros de corrupção do País. Por isso todos nós devemos prestar a maxima atenção ao que se passa na gestão autarquica, porque há muita maneira de manipular as contas e somos nós quem pagamos a factura.
Quando o municipio criou as suas empresas, atribuiu-lhes uma determinada função. No caso da Ambiolhão, a sua função prende-se sobretudo com a area do ambiente. Algo não vai bem nas contas da Ambiolhão e é necessario aliviar um pouco a tesouraria. Como?
Uma das maiores parcelas nos custos de funcionamento, quer do municipio quer da empresa municipal, é com o pessoal, pelo que admitir pessoal para fazer trabalhos que eram para ser executados pela empresa municipal, passem  a se recrutados pelo municipio.
Qualquer pessoa compreenderá que serviços de limpeza urbana, desmatação e jardinagem em todo o concelho, são da competência da Ambiolhão, embora possam ser executadas pelas Juntas de Freguesia através de um protocolo celebrado entre as partes.
A quem cabe celebrar esse protocolo? À empresa ou ao municipio, que entretanto celebrou um protocolo com a empresa, uma forma simpatica de aliviar os encargos da empresa, caso esta não faça o seu trabalho.
Mas se admitirmos que não sejam as Juntas a executar tais tarefas, então elas não podem deixar de ser executadas senão pela empresa municipal.
Ontem foram celebrados pelo Municipio, três contratos para aquisição de serviços de limpeza urbana, desmatação e jardinagem na area da União de Juntas Moncarapacho/Fuzeta, quando é certo que aqueles contratos deveriam ser celebrados pela Ambiolhão, a empresa que foi criada com esse propósito.
Dirão que é pelo facto de estar numa area geográfica diferente da sede do concelho, o mesmo que acontece com a Mercados de Olhão, que faz deslocar pessoal para aquela area.
Não havendo outras razões, a contratação de pessoal pelo municipio quando deveria ser da autoria da Ambiolhão, é uma forma de dourar as contas da empresa municipal, mas isso é fazer batota com as contas.
Por alguma razão, a factura da agua subiu de forma escandalosa o que levou a protestos por parte dos municipes. Há a necessidade de aumentar as receitas e reduzir as despesas da Ambiolhão. O que se esconde por detrás de tanta batota?

Sem comentários: