quarta-feira, 18 de novembro de 2020

OLHÃO: QUE É FEITO DO SANEAMENTO?

 

Os municipes de Olhão habituaram-se a pagar as contas que o municipio e as empresas municipais lhes apresentam, contestando por acharem as facturas um bocado elevadas mas questionarem o que estão a pagar.
Há uns meses atrás, na parte detrás da factura da agua e no que diz respeito ao item Resultados Obtidos no Saneamento de Aguas Residuais Urbanas dizia que os sistemas de tratamento não estavam a funcionar como deviam, mas a partir do momento em que a situação foi denunciada a Ambiolhão alterou a informação, só que desta vez, para pior.
Na ultima factura da agua, e no mesmo item, os municipes podem verificar que o que lá está é o que consta da imagem acima, extraida daquela, ou seja, a empresa municipal que tem a exploração em baixa das aguas residuais urbanas, vem agora dizer que afinal não há sistema de saneamento.
Isto sim, todos os municipes devem reclamar, já que estão a pagar um serviço que não é prestado, conforme se pode provar pelo documento em causa. Mais, a questão deve ser levantada não apenas pelo pagamento mas também pelas consequencias de tratamento mal feito ou não existente.
Toada a frente ribeirinha de Olhão está classificada como sendo de classe D para a produção de bivalves, que está proibida, pelo elevado nivel de contaminação microbiologica. E é de tal forma que até agua do mar naquela zona é proibida captar, excepto para as depuradoras.
Enquanto isso, o presidente da câmara e das empresas municipais vai assobiando para o lado como se nada fosse com ele, quando afinal é o maior poluidor da Ria Formosa. Claro que quem não tem nenhuma actividade associada a esta parte da Ria bate palmas às asneiras que saem da boca do pequeno ditador enquanto os que vivem dela, veem os seus rendimentos e investimentos irem para o cano de esgoto.
Até quando os olhanenses, que amam a Ria, vão aturar isto? Não está já na altura de se unirem, organizarem, discutirem e avançar com um plano de luta para reverter a situação? E os partidos ditos de oposição o que fazem quanto a esta matéria? Vão manter-se calados, fingindo ignorar o assunto?
TENHAM VERGONHA!

Sem comentários: