terça-feira, 5 de janeiro de 2021

OLHÃO: PESQUISA DE PETROLEO? SERÁ?

 Na cidade de Olhão já nada espanta. Hoje vimos um homem a trabalhar, escavando na Rua Diogo Mendonça Corte Real à procura de alguma coisa, o que mexeu com a minha curiosidade e por isso fui averiguar.
Julgava eu que pesquisavam petroleo, mas estava enganado. É que afinal o homem andava à procura do esgoto, um dos tais dois que estavam em falta. Não há duvidas, são mesmo clandestinos! Uma clandestinidade com mais de setenta anos, quando foi feita a primeira ligação. Isto é que vai uma clandestinidade pegada!
Não vimos no entanto qualquer policia ou fiscal da empresa petrolifera, desculpem, do ambiente de Olhão para acompanhar ou fiscalizar a obra, sintoma de que a clandestinidade continua a ser a palavra de ordem numa autarquia, também ela clandestina.
Tão clandestina que não publica e muito menos utiliza o tal cadastro que dizem ter desde 2017, apresentado como uma grande vitoria, mas cuja utilidade é nula, ou pelo menos parece. É que podiam mandar alguem àquela rua, munido do cadastro e dizer ao pobre do homem agarrado ora à enxada ora à pá onde estavam os esgotos.
Um mês depois de trem partido um esgoto, e depois da pressão para procederem às ligações em falta, viram-se obrigados a porem alguem a pesquisar onde estava o lençol de pitroil. E como vingança, querem ainda que o clandestino dono da casa pague a ligação "legal" dos esgotos que já tem desde sempre. Isto é que vai uma açorda!
Claro que não é quem é contratado que tem a culpa do péssimo serviço que vem sendo prestado, mas sim da incompetência de quem manda e quando dizemos isto, não estamos a apontar o dedo à engenheira da Ambiolhão, a menos culpada disto. Aliás, na sua tese de mestrado, que lemos, a engenheira mostra que sabe onde está o problema mas é condicionada por quem tem o poder de decisão. 
Deste modo, a responsabilidade é unica e exclusiva dos detentores do Poder local, que não só são incompetentes, como umas bestas quadradas, vingativas, prepotentes e anti-democráticas.
Se levarem o resto do dia com a pesquisa de petroleo, é muito provavel que lá para o fim do ano que agora começou, terminem a obra. Talvez ponham ali também uma estátua aos esgotos, não de petroleo mas da caca!
E não vão à bardamerda? 

Sem comentários: