quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

OLHÃO: POLUIÇÃO ZERO?

 Lixo zero é o slogan da Ambiolhão, espalhado um pouco por todo o concelho, mas não passa disso mesmo, um slogan. Da mesma forma que são impotentes para atingir aquele objectivo, também podiam lançar o slogan POLUIÇÃO ZERO.
Vem sito a propósito da intervenção na Rua Diogo Mendonça Corte Real, onde foram suspensas as pesquisas de petroleo e da rota da caca, sem que tenham alcançado qualquer resultado. Melhor dizendo, não conseguiram encontrar os esgotos que faltavam.
Esta manhã, era assim que se encontrava o "furo de pesquisa" e zero esgotos. Afinal existe ou não a cartografia? E para que serve?
Ontem à tarde fizeram deslocar para o local, a engenheira da Ambiolhão, que coitada, obrigada a conter o que lhe vai no pensamento sob pena de perder o emprego, e está obrigada a apresentar uma solução que não estrague o tapete de alcatrão, um cartaz de propaganda eleitoral.
Deviam dizer, e a imagem mostra a antiguidade da casa e do esgoto dito "clandestino" com setenta anos de vida, o que não impede a exigência ao dono da casa de custear as obras com cerca de dois mil euros, quando o erro foi da Câmara Municipal de Olhão. E não se pense que será caso unico, já que outra grandiosa obra foi a da rede de esgotos em Moncarapacho, com os moradores a terem de pagar mais de dois mil euros por umas condutas que passam para a propriedade da autarquia, ou seja, a câmara faz a propaganda e os moradores pagam. Como não hão de ter milhões para obras se são os municipes a paga-las directamente? 
Mas ainda bem que desistiram das pesquisas, o que demonstra que a autarquia está a preparar-se para lançar o slogan de POLUIÇÃO ZERO, pelo menos nesta rua, porque na Avenida 5 de Outubro pode e deve continuar o excelente cartaz turistico dos cagalhões a desaguarem directamente na Ria.
O facto das zonas de produção de ameijoa virem a ser desclassificadas não é assim tão importante; importante é correr com os malvados dos viveiristas que não deixam a Ria livre para fruição exlusiva do turismo.
Porque estamos atentos ao que se passa com a Rua Diogo Mendonça Corte Real, e não só, a Almirante Reis também merece uma atenção, lembramos que hoje se espera chuva intensa entre as 18:00 horas e as 01:00 da manhã, o que vai coincidir com o preia-mar, prevendo-se que aquelas zonas alaguem, apesar do silêncio da (des)protecção civil.


Sem comentários: