terça-feira, 27 de julho de 2021

OLHÃO: ESCRAVATURA EM IPSS?

 A escravatura dos tempos modernos é bem diferente da do passado, mas ainda é imposta por pessoas ligadas ao Poder, porque de outra forma, rapidamente seria desmantelada. Revela-se pelos maus tratos, que podem ser de violência verbal sobre subordinados. E isso vem acontecendo numa IPSS da cidade, a ACASO!

A situação é de tal forma que uma secção daquela IPSS, que há quatro anos atás se dizia ser a mais sustentavel, a Unidade de Cuidados Continuados está agora em risco de encerrar um piso por falta de pessoal.

Falta de pessoal que tem origem na debandada provocada pela atitude da enfermeira chefe, com tiques de rainha e que trata todos os subordinados como se seus escravos fossem.

Como surgiu esta enfermeira chefe? Ele foi feito um concurso para o lugar, que a actual chefe ganhou quando na altura não tinha a habilitação profisssional exigida mas tinha uma outra que suplanta todas as outras. A enfermeira chefe é nem mais nem menos que a"esposa" do director de serviços.

Embora se tenha deixado de falar do nepotismo familiar, ele está presente em tudo quanto sejam organismos publicos ou dependentes do Estado, ou do partido que detiver no momento o Poder.

A  ACASO tem um rico património imobiliário, em parte por herança, mas uma boa parte conseguido à custa de fundos publicos, que permitiram a construção de algumas unidades; também são publicos os dinheiros que alimentam a instituição, que ao ser transformada numa unidade de luxo, impede que os menos afortunados lhe tenham acesso.

Certos cavalheiros que por aqui vegetam, esquecem que foram precisamente os menos afortunados, aqueles que criaram a riqueza que permite a criação deste tipo de instituições, para ver depois aqueles que nasceram de barriga cheia usufruirem da riqueza criada por terceiros.

Aquilo que se passa na ACASO só é possivel pela cumplicidade/promiscuidade do partido dito socialista, ao nomear os dirigentes e definindo politicas em que os mais pobres são os mais afectados.

O director de serviços é da responsabilidade indirecta do partido dito socialista e a sua "esposa" só é chefe por ser sua esposa. Mais, uma pessoa que trata os seus subordinados da forma como aenferemeira chefe o faz, não terá as melhores condições humanas para lidar com idosos muito fragilizados.

É de lamentar é que sendo do conhecimento geral entre a população trabalhadora da ACASO, só agora nos chegue esta informação. O medo, o terrorismo do falso partido socialista!

Merdosos!

5 comentários:

Anónimo disse...

O medo de falar sobrepõe-se a tudo com medo das represálias que podem surgir!!!Ai já o pai Pina está caladinho e não vem opinar e criticar, ao que chegámos!!!!

Anónimo disse...

Podemos acrescentar a este artigo a alimentação dada aos colaboradores da Acaso como intragável e de fraquissima qualidade, não justificando em nada o subsídio de alimentação. De realçar que não vale a pena os colaboradores se queixarem ao ACT ou a qualquer canal de informação, uma vez que a instituição ACASO é alertada e avisada da data da visita.
Podemos também mencionar a falta de competência da enfermeira-chefe da instituição no que toca na elaboração de escalas: não cumpre com a lei no que toca a troca de escala, isto é não coloca a respetiva folga entre escala; não cumpre com a colocação de duas folgas no domingo entre 8 domingos; efetua as escalas mensais a seu belo prazer, não tendo qualquer respeito ou consideração pela vida privada dos seus colaboradores.

Anónimo disse...

Não e só nessa valência na área da dificiencia a nível de trabalho passa se igual onde chega a ser 3 ou 4 funcionárias para 40 utentes

Anónimo disse...

Tudo o que aqui li corresponde a verdade. Eu já trabalhei lá, desempenhando o meu trabalho que eu própria pesquisava na net, o que fazer como cuidadora,pk apos 6 meses de o fazer é que se lembraram de fazer formações. O trabalho em si é muito gratificante, pra quem o faz com amor, receber um Obrigada por parte de quem recebe, a nível de chefes nada do que se faça chega, cambada de abutres. O ordenado minimo é posto no recibo juntamente com subsídio de alimentação depois reduzem o mesmo mais os descontos acabas por receber uma miséria. Coitado de quem precisa e se opõe a isso. A nível de experiência profissional teem tudo trocado, o maior profissional de lavandaria nao dão oportunidade poem na cozinha e assim sucessivamente, como haverá de correr bem certas valências ali dentro? Os chefes de valência empranham pelos ouvidos, dao ouvidos a ditos e mexericos, e resulta dai a discórdia entre colegas,dando origem a um clima horrível de trabalho. Tanta coisa precisa ser mudada nessa instituição dai ninguém ter poder pra o fazer,depois acontece isso mesmo,fecha por falta de pessoal lamentavelmente. Antes de me despedir pedi outro horário pra que pudesse conciliar com a minha nova proposta, pk gostava de trabalhar como cuidadora, levaram tempos infinitos pra dar resposta,acabei por apresentar carta de despedimento. Conclusão outra colega esta com k horário que eu pertendia por ser pertencente do grupo dos ditos e mexericos, a que leva a vida a encher os ouvidos da chefe, a linda frase que se diz. DAR GRAXA������. Emfim podia levar aqui o dia a escrever, mas com esta publicação so espero que consigam dar o melhir tratamento ao utente. Pk sim eles merecem tudo, mas basta a patologia que se encontram.

Anónimo disse...

Ja fiz noites la com apenas 2 pessoas, 😀😀😀😀