quarta-feira, 17 de novembro de 2021

OLHÃO: FRENTE RIBEIRINHA VAI PARA ESTUDO

 O pequeno ditador em presidente de câmara, assinou um contrato com o LNEC para o estudo do modelo numerico da hidrodinamica e da qualidade da agua na frente ribeirinha da cidade de Olhão, como se pode ver em https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=8339974.
É curioso verficar que o Pina só defende a descentralização para o que lhe convem mas não procede da mesma forma em relação àquilo que diz respeito a toda a população do concelho a que preside.
Não é por acaso que é mandado elaborar este estudo, e sabedores da forma de pensar do edil, boa coisa não se adivinha.
A hidrodinamica tem a ver com as correntes, a acção das marés nos fundos e margens e nas suas consequencias. Longe vão os tempos em que se invocava a hidrodinamica para justificar a erosão  nas ilhas barreira, porque se torna conveniente quando é o poder que quer proceder à artificialização da frente ribeirinha. Muito conveniente!
Até que ponto vai esta artificialização? Será que servirá para justificar a abertura de um canal para aproximar a marina da Ilha da Culatra? Não nos espantaria já que a unica politica do Pina é fomentar o eixo turistico, mesmo que isso signifique o fim de actividades economicas tradicionais.
Mas se é assim quanto à hidrodinamica o que dizer da qualidade da agua para a qual o Pina nunca revelou a mais pequena preocupação, sendo a autarquia uma das grandes responsaveis pelo nivel de poluição da frente ribeirinha.
A qualidade das aguas, tendo em vista o fim a que se destinam é regulado pelo Decreto-Lei 236/98. Para responder à Comissão Europeia por via de uma queixa por nós apresentada e livrar-se da penalização devida, o governo de Coelho/Portas, inventou uma saía airosa, elaborando um Despacho a que as entidades limparam o cu, e que pode ser lida a primeira pagina na imagem que reproduzimos de seguida
A APA através dos seus Serviços Desconcentrados a ARH-Algarve ficou com a resposnabilidade da vigilancia da rede de aguas pluviais, função que repartia com a Aguas do Algarve e a Câmara Municipal de Olhão.
A ARH procedeu então à monitorização de toda a frente ribeirinha e od resultadosnão podiam ser pioresjá que nos pontos de amostragem se verificavam elevados niveis de poluição.
Com a queda do governo de Coelho/Portas, o presidente da ARH foi despedido por encomenda do Pina eas monitorização foram esquecidas. Vir agora fazer um estudo para a qualidade das aguas é no minimo ridiculo porque já se sabe da qualidade.
Acontece que estas insituições são dirigidas politicamente e não raras as vezes, quando lhes é encomendado um estudo, albardam o burro à vontade do dono, ou seja, escrevem aquilo que covem ao pagante.
Lembro-me de, em Março de 2010, quando o mar galgou a Ilha da Armona-Fuzeta, do LNEC ter apresentado um estudo em apenas 4 dias, um tempo record como o salientou o Ministério Publico no despacho de arquivamento de uma queixa, também por nós apresentada.
O País está entregue à bicharada!
Vamos acompanhar a situação, convictos de que o estudo dirá que as aguas são boas para uso balnear, porque o que está em causa são as praias urbanas do Pina. Bem podem os turistas tomar banho na merda!
É preciso muita lata!

Sem comentários: