terça-feira, 24 de junho de 2008

S. João em Olhão, passado e presente!

Longe vai o tempo que os ditos Santos Populares tinham tradição em Olhão e em especial a noite de S. João.
As ruas eram enfeitadas com papel de seda das mais variadas cores, ao gosto dos respectivos moradores que faziam chouriços de papel, milhares de triângulos e balões (que se guardavam religiosamente de uns anos para os outros), foles e um sem número de decorações, que a mestria dos artistas populares inventava tentando fazer melhor que as ruas vizinhas. Nas entradas dessas ruas havia sempre um painel decorativo alusivo a um determinado tema feita com inúmeras flores também de papel.
Depois era esperar pelo povo. Não era preciso gastar dinheiro em propaganda pois já se sabia que S. João era em Olhão ou no Porto. Vinha gente de todo o Algarve pois sabia-se que o cheiro a alecrim, rosmaninho e marcela espalhados pelas calçadas de pedra se iriam misturar com o cheiro da sardinha assada (regadas pelo bom vinho caseiro dos nossos vizinhos montanheiros). As pessoas calcorreavam as inúmeras ruas enfeitadas lendo as quadras populares que afixadas nas paredes e que se perderam com o tempo.
Haviam também os mastros populares mais destinados à música e às danças. Por toda a noite se cantava e dançava, havendo pelo meio deliciosos leilões de frango em que alguns populares se envolviam em disputas, chegando muitas vezes a pagar o preço de uma capoeira. O que interessava era derrotar os adversários e comer o frango assado.
Uma tradição que não podia faltar e que toda a gente fazia questão de cumprir, era saltar a fogueira (com os respectivos ditos “fogueira de S.João1”, “fogueira de S.João2”, “fogueira de S.João3”) alimentada até altas horas com lenha recolhida pelos moradores.
A festa continuava até à hora dos mais novos e dos veteranos irem até aos hortejos vizinhos em busca da deliciosa fruta, com a desculpa de se ir à cana verde.

Infelizmente destas tradições só existem placas nas entradas de algumas ruas com o ano em que venceram ou tiveram menção honrosa, pois era este o prémio para tão árduo trabalho (mas que era feito com o gosto de verem passar nas ruas os amigos que há muito não viam).

Claro que tudo isso acontecia porque no dia a seguir era feriado municipal e ninguém trabalhava. Depois do 25 de Abril mudou-se o feriado para 18 de Junho e a seguir para 16 o que se justifica uma vez que é uma data importante para a cidade.
Foi aí que começou o fim do S. João em Olhão, até porque a autarquia ao começar a pagar o papel para enfeitar as ruas (antes os moradores pagavam entre si) começou a exigir que se utilizasse apenas as cores de Olhão. Junta-se a isto alguns actos de vandalismo (incendiaram várias vezes os enfeites das ruas) e então foi melhor e mais fácil acabar com a tradição do que com os vândalos.
Hoje temos as marchas, que têm o seu valor mas não eram uma tradição nossa.
O S. João em Olhão morreu, quem ganhou com isso foi Tavira, pois continua com um feriado no dia de S. João e as pessoas deslocam-se lá para a festa.

3 comentários:

Anónimo disse...

ai que saudades,e haviam ruas que primavam,rua dr estevão e a sua maior rival rua da liberdade.rua dr carlos fuzeta,rua padre delgado e tantas outras parece que estou a ouvir o barulho das pessoas ,a oferecerem as suas deliciosas sardinhas aos amigos e forasteiros,e o cheiro hã esse cheiro,que numca mais cheirei,pois hoje é dificil conjungar essas 3 plantas do nosso barrocal e litoral algarvio,e que aspessoas ao pisa-las misturavam ,e sentia-se o cheiro intenso e maravilhoso.
Pode ser que um dia ainda se veja o reavivar desta tradição,o que não seria dificil,pois ainda muitos destes artistas populares estão vivos,era só arranjar maneira de cativá-los para regresarem.Pode ser.
Menino dos Olhos Grandes.

Anónimo disse...

Tradições de Olhão,o que foram e oque são.
Carnaval foi dos mai antigos e divertidos do algarve ,quem não se lembra do homem da bolachinha,dos homes mascarados de mulheres comgrandes peitos artificiais e bastante maquilhagem as cocas que eram máscaras de pano sem rosto,e carros que desfilavam no corso?houve um que ficou celebre que foi a imitação da montra do antigo café Danúbio com as a recreação das damas finas que iam para a montra fazer o corte ,e falar mal de quem passava,enquanto faziam croché.Ora o carro alegórico a talcen a foi um sucesso e a partir desse carnaval numca mais as tais ditas dams foram ao Danúbio(há hoje uma cena parecida, no Olhão doce mas sem cróché).Talvez os ultimos desfiles tenham sido um pouco violentos com muita água e farinha há mistura mas não era razão para acabar com o carnaval em Olhão.Outra tradiçaõ era a feira de Maio que se efectuava no dia 1 de Maio,também ela acabou,tal como acabará a feira de S.Miguel nos actuais moldes em que é organizada e sempre a saltar de um lado para outro.desde que essa feira deixou de se realizar no antigo largo da feira que tem vindo a perder importância de ano para ano.
Do S.João o vosso blog faz uma boa discrição,mas sempre vos digo que se dizia ,que em Olhã antigamente era 6 meses de carnaval e 6 meses de s.João tal era o trabalho que dava a organizar tais festejos.
Floripes

Anónimo disse...

Estimados amigos, por acaso alguém tem ideia de quem fundou ou quais os primeiros proprietários desse saudoso café Danúbio?

uma olhanense por afinidade... e parentesco!

eiffel2003@iol.pt