sexta-feira, 21 de junho de 2013

POLIS PROMOVE DESTRUIÇÃO - PRAIA DE FARO=FUZETA



Está em curso, até ao próximo dia 28, a discussão publica sobre o Plano de Valorização Hidrodinamica  e de Mitigação de Riscos para as Ilhas-Barreira. 
Do Resumo Não Técnico, para alem de outras lacunas, sobressai a intervenção na Praia de Faro, pela negativa e que vem sendo pratica corrente da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa.
A Península do Ancão, divide-se por três sectores, o Oeste, o Central e o Este. O Oeste é aquele em que o cordão dunar apresenta melhores condições. O sector Este, apresenta algumas vulnerabilidades, não significativas, enquanto o sector Central, que corresponde ao edificado, é aquele que apresenta maior vulnerabilidade e risco de galgamento oceânico com impacto muito significativo para a segurança de pessoas e bens.
Assim, um Plano que pretende ser de Mitigação de Riscos, tendo em consideração os danos ambientais e riscos associados, estabeleceria um nível elevado de prioridade para uma intervenção neste sector. Ao invés disso, a Sociedade Polis, opta por reforçar o cordão dunar no sector Este, descurando por completo o sector Central.
É por demais óbvio que o que a Sociedade Polis pretende é a destruição do edificado, deixando que o mar faça o seu trabalho destruidor, à semelhança do que aconteceu em 2010 na Fuzeta, e visível no video acima.
Os pescadores da Praia de Faro e a sua associação representativa, os moradores com a sua Comissão, têm uma palavra, participando nesta discussão publica.
Há soluções alternativas e de baixo custo, de longa duração, sem impactos significativos no meio ambiente, capazes de transformar a energia das ondas de tal forma que em lugar de se tornarem destrutivas sejam efectivamente construtivas, aumentando de forma natural as manchas de areal.
A Sociedade Polis vai gastar nestas intervenções mais de 22 milhões de euros do depauperado erário publico e deveria fazer uma boa gestão dos dinheiros públicos, não o desbaratando. As intervenções previstas são precárias , de curta duração e de pouca eficácia, apenas se justificando pela insuficiente Valorização Hidrodinamica da Ria Formosa.
Os moradores da Praia de Faro devem manifestar o seu descontentamento e revolta pelo caminho tortuoso prosseguido pela Sociedade Polis.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Nunca esquecer que está a decorrer na Praia de Faro um processo de legalização de 14 edificações ilegalíssimas com venda de terrenos incluída.Ao dia de hoje ainda se legalizam quando a renaturalização demolição de grande parte do edificado era o objectivo do Pólis.
Sem comentários.

Gaspar(ilha da Culatra) disse...

A seguir vai a ilha do Farol e nem a nossa Ilha da Culatra vai escapar ,pois isso de fazerem dragagens na barra da Armona e levarem a areia para o Ancão,em vez de reforçarem o cordão dunar do Farol e da Culatra é um verdadeiro crime.