domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Morte aconteceu na Barra de Tavira cada vez mais assoreada!

Naufrágio de embarcação em Tavira provoca um morto e um ferido


Uma pessoa morreu e outra foi este domingo resgatada ao mar em situação de hipotermia quando a embarcação de recreio em que seguiam se virou ao largo de Tavira, no Algarve.

De acordo com o comandante do Porto de Tavira, Ventura Borges, a vítima mortal, um homem com cerca de 50 anos, foi resgatado em paragem cardiorrespiratória, mas acabou por falecer no hospital de Faro. 
O outro tripulante, com cerca de 40 anos, encontrava-se em situação de hipotermia, e "aparentemente, não corre risco de vida". 
Segundo Ventura Borges, o acidente, cujas causas ainda são desconhecidas, ocorreu por volta das 13.15 horas, à saída do porto marítimo daquela cidade algarvia. 
"Foram acionados os meios de salvamento e uma embarcação do Instituto de Socorros a Naufragos resgatou os dois homens, únicos tripulantes da embarcação de recreio com cerca de quatro metros de comprimento", indicou a mesma fonte. 
O comandante do Porto de Tavira referiu que os dois tripulantes "não tinham vestidos os coletes salva-vidas" e que na altura do acidente, existiam condições de navegabilidade para a entrada e saída da barra em segurança.
Noticia retirada do JN Online
Nota do Olhao Livre: Este naufrágio vem novamente levantar a questão da segurança da Barra de Tavira, pois essa cada vez está mais assoreada, sem que as autoridades competentes, procedam ao seu urgente dessasoreamento.
Outra questão importante é que a Marinha , por meras questões económicas, quer acabar com a estação do Salva Vidas em Tavira, passando a tripulação a vir de Vila Real de Stº Antonio, em caso de naufrágio,ou de acindente na zona da Barra de Tavira, o que demonstra bem  a importância que dão às vidas humanas, e de quem governa a vida em cima das ondas,  as autoridades competentes que gerem os destinos dos pescadores e dos cidadãos, pois a  Barra de Tavira serve os portos de pesca de Tavira e de Stª Luzia, e toda uma imensidão de embarcações de pesca desportiva e de recreio.
É  caso para questionar o governo, onde está essa grande aposta no Mar, quando depois não procedem ao dessasoreamento da Barra de Tavira, e se quer acabar com o apoio do ISN, nas condições de segurança à entrada e saida da Barra de Tavira.
As associações de pescadores profissionais e de pescadores desportivos devem exigir melhores condições de segurança, em todas as Barras de Portugal,  pois é para isso que os pescadores desportivos e profissionias pagam as licenças e os impostos.
Em Tavira e Stª Luzia, toda a população, devem impedir que se acabe com a estação do ISN e que o Salva vidas, das Quatro Aguas não seja extinta, e que continue a preservar pela segurança de quem entra e sai a Barra de Tavira,que deve ser dessasoreada imediatamente.
Se há dinheiro para repor os bares das Praias, para repor a areia nas praias, deve também de haver dinheiro, para que os pescadores possa governar a vida em segurança, em Tavira e em todas as Barras de Portugal!

Sem comentários: