sexta-feira, 6 de junho de 2014

SCOlhanense em risco de não disputar a II Liga! Onde param os politicos que se aproveitaram do SCOlhanese para ganhar eleições autárquicas??

Olhanense: Indefinição compromete futuro do clube

Clube algarvio com sérias dificuldades em planear a participação na II Liga da próxima temporada; Dívidas, drástica redução das receitas e investigações judiciais a Igor Campedelli põem em causa projecto desportivo do grupo de investidores italianos.

Olhanense: Indefinição compromete futuro do clube
Isidoro Sousa, Presidente do Olhanense, teme pelo futuro do clube. (Foto:Lusa)
Depois da bomba de oxigénio que representou a constituição e venda da SAD do Olhanense a capital estrangeiro, na última temporada, e após vários episódios envolvendo salários em atraso e o quase fecho de portas ao longo dos cinco anos de permanência na primeira divisão, o clube da cidade de Olhão vê agora, uma vez mais, o futuro do seu futebol profissional seriamente comprometido.
A descida à segunda Liga terá sido um duro golpe nas aspirações da nova administração dos algarvios, que se preparava para construir já a partir desta temporada um projecto de consolidação na principal divisão do futebol português. O objectivo passaria então por rentabilizar atletas pertencentes a fundos de investimento e agentes desportivos com ligações ao mercado italiano, bem como aos investidores que em Junho do ano passado adquiriram o capital maioritário da SAD rubronegra.
Mas a desqualificação à II Liga e a brutal diferença de receitas do segundo para o primeiro escalão eleva de sobremaneira o grau de dificuldade desta meta, tornando praticamente impossível a continuidade de alguns dos activos mais valiosos da Sociedade detentora do Olhanense, e ordenando a sua entrada directa no mercado, para fazer face aos graves problemas de tesouraria que voltam a assombrar o José Arcanjo.

Dívidas e baixa de receitas já provocam despedimentos

O final atribulado de temporada de 2013/14 permitiu ao Olhanense garantir a permanência na Primeira Liga na última jornada da competição e evitar a insolvência do clube escassas semanas antes do início dos trabalhos para a campanha seguinte.
Clube algarvio vai ter de fazer corte radical no orçamento para 2014/15. (Foto:Sport-arenas.ru)
Num contra-relógio, e praticamente “em cima do joelho”, o clube presidido por Isidoro Sousa conseguiu a aprovação, por parte dos seus sócios, da constituição de uma SAD, da sua venda a capitais italianos e, por fim, do recurso ao PER (Processo Especial de Revitalização) para fasear o enorme volume de dívida gerado pela instituição desportiva desde o seu regresso à I Liga.
Um “bolo” de encargos que as receitas de transmissão televisiva da Liga Zon Sagres ainda foram sendo capazes de suportar, mas que agora não encontram cobertura nas depauperadas contas do Olhanense.
Sem qualquer tipo de receitas no horizonte, a administração liderada por Igor Campedelli vê-se agora obrigada a dispensar praticamente todo o plantel que tem à sua disposição, ao mesmo tempo que tenta negociar as várias pendências que tem nesta altura com treinadores, jogadores e outros funcionários do clube.
VAVEL sabe que nesta altura estão pelo menos dois meses de salários por pagar a jogadores e colaboradores, assim como valores em dívida aos antigos técnicos Abel Xavier e Paulo Alves. Nos últimos dias, para fazer face às despesas e dificuldades de tesouraria, pelo menos três funcionários foram convidados a rescindir o seu vínculo com a SAD.

Investigado em Itália, Campedelli garante sustentabilidade do seu projecto

Apesar das muitas dúvidas e incertezas a pairar sobre o futuro do Olhanense, Igor Campedelli, a face mais visível do grupo de investidores que decidiu tomar conta da SAD dos algarvios em Junho do ano passado, já assegurou a continuidade do seu projecto, tranquilizando os sócios do clube algarvio relativamente às intenções dos accionistas da Sociedade, apesar da descida à segunda liga.
Igor Campedelli está a ser investigado pelas autoridades italianas pelos crimes de facturação falsa e evasão fiscal. (Foto:Record)
Em entrevistas recentes, o Vice-Presidente da SAD rubronegra garantiu o andamento da planificação da próxima temporada, ainda que sem negar a absoluta necessidade de redução da despesa com o plantel profissional.
A grande prioridade passa nesta altura por vender alguns dos principais activos da equipa, casos de Jander, Diakhité, Lucas Souza, Paulo Regula, Paulo Sérgio, Femi e Vojtus, por forma a afiançar o equilíbrio financeiro do clube na próxima temporada, sob fortes constragimentos orçamentais, e simultaneamente acautelar o investimento de cerca de um milhão de euros até agora depositado no José Arcanjo.
Enquanto isso, Igor Campedelli vai sendo investigado pela justiça italiana por facturação falsa e evasão fiscal, aquando da sua passagem pela presidência do Cesena. No âmbito de uma mega operação do fisco italiano em 2010, o hoje homem-forte do Olhanense é suspeito, juntamente com mais três pessoas, da emissão de facturas por serviços não prestados ao clube do norte de Itália referentes a valores que ultrapassam os 7 milhões de euros.
Também sob suspeita encontram-se vários negócios e ligações a agentes desportivos, nomeadamente o pagamento de comissões e outras variáveis não identificadas do tempo da última presença do Cesena na Serie A. Aqui o valor de uma eventual violação das leis fiscais permanece por agora indefinido, sendo situado pela imprensa italiana na ordem das dezenas de milhões de euros.
Para além dos negócios envolvendo o Cesena, que incluem ainda a venda de património, a justiça italiana prossegue a sua investigação ao conjunto do universo empresarial de Igor Campedelli, com empresas no ramo do imobiliário e do turismo, e que as autoridades acreditam que possam ter servido de intermediação em negócios com o clube italiano num período compreendido entre 2008 e 2013.
Também pela sua inclusão na investigação, que continua a correr, a posição de Igor Campedelli em Olhão continua por isso dependente do desfecho deste processo judicial. Por agora, o italiano permanece num conselho de administração que é ainda composto pelo olheiro Aldo Pecini e pelo empresário Massimo Michelis.

Falta de liquidez atrasa escolha do novo treinador

Tal como na temporada transacta, o Olhanense parte para a nova temporada sem praticamente uma linha que seja do seu novo projecto totalmente esclarecida. Aliás, se a pré-época de 2014/15 comecasse hoje, o novo técnico dos algarvios (que ainda não existe), não conseguiria sequer formar um onze inicial, já que do grupo de 17 jogadores contratualizados cerca de 9 estão na porta de saída.
Ainda que sem qualquer anúncio oficial até ao momento, a SAD rubronegra terá decidido não renovar o contrato com Giuseppe Galderisi, que expirou no passado dia 30 de Maio, e decidiu definir um perfil para o novo técnico: português, com provas dadas, e experiência adquirida em equipas da II Liga.
Falhados os alvos principais, Álvaro Magalhães é hipótese para o banco rubronegro. (Foto:agentedesportivo.com)
As dificuldades em aliciar um novo treinador para um projecto ainda completamente indefinido são no entanto mais que muitas, e encontrar um novo comandante para o banco dos algarvios não se afigura nada fácil: Vítor Oliveira, alvo principal da administração da SAD, acabou por recusar o convite nos últimos dias e rumar ao União da Madeira; Jorge Paixão, o segundo da lista, parece igualmente objectivo difícil de alcançar depois da valorização conseguida com o bom trajecto ao serviço do Farense e a estreia na Primeira Liga com as cores do Sporting de Braga.
António Conceição ou mesmo o regresso de Álvaro Magalhães parecem nesta altura as soluções mais viáveis, mas nenhum dos dois terá para já tomado qualquer decisão relativamente ao repto lançado pelo Olhanense, que ainda assim espera apresentar o novo técnico até ao final da presente semana. 
Noticia retirada daqui 
Nota do Olhão Livre: O Glorioso e Histórico, Olhanense é um clube dos Olhanenses e não da família Isidoro, da câmara ou dos Italianos, há que exigir responsabilidades e saber de todas as negociatas que a SAD fez.
Onde param agora os todos os politicos que ganharam eleições à conta da subida de divisão do SCO,e que ajudaram há criação da SAD ,chatangeando os socios do SCO, argumentando, que ou se criava a SAD ou o SCO descia de divisão??
O SCO pertence aos sócios, e esses não devem deixar vender o seu valiosos património que são os terrenos doados por José Arcanjo, terrenos esses que foram doados exclusivamente para a prática do desporto, e como tal não podem ser alienados, nem pela SAD nem pela direcção do SCO.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quanto maior é o voo, maior é queda. A cidade de Olhão ter um clube na 1ª Liga é uma aberração. É uma não conformidade com a dimensão e valor económico desta região. Não se deixa de ser Glorioso e Honrado se jogar em outras ligas. Um conselho ao Sr. Isidoro, vá-se embora porque Olhão é uma cidade que não premeia e acarinha quem tudo arrisca pelo clube, ou por qualquer outra instituição. Há muita inveja, provincianismo e miopia..., e com muitos comunas sabujos à mistura...

Anónimo disse...

Só o Algarve todo junto( vamos acreditar...) tem poder financeiro para aguentar o luxo de uma equipa na 1ª liga. Temos o estádio do Algarve (elefante branco) que é ou devia ser de todos os algarvios; Falta a equipa algarvia que a inveja,miopia...etc,etc, não permite.

Anónimo disse...

O Isidoro nao pode ir embora, tem que ser responsabilizado pelo que fez, ele e tantos outros que la estao ou estiveram! Auditoria externa com responsabilidades judiciais ja!!!

Anónimo disse...

FARENSE SSEMPRE

Anónimo disse...

aposto que os comentadores sao todos socios com as quotas em dia

marco olhao disse...

É agora o Isidoro é mau , e deve pagar tudo o que acontece , e quem o meteu lá não deve ser responsabilizado também ? e quem votou , em reuniões de assembleia geral não deve ser chamado á pedra? pois agora esta o Isidoro nos cornos do touro, é pena que o nosso Olhanense esteja nesta situação onde muitos funcionários vão ficar sem trabalho e alguns com famílias, o pior erro foi terem tirado o Abel Chavier , e o outro passarem a sade , sem conhecerem os investidores bem.

Anónimo disse...

A culpa é sempre de quem os tem no sitio e teve a iniciativa de fazer alguma coisa. Faz-me lembrar o tempo do Jorge Costa, do FCPorto e de quando correram com eles por causa de um resultado no dragão.., e não só. Foi a pior "jogada" do Olhanense foi ter corrido com o FCPorto. A " desgraça " começou quando tal aconteceu.. Pensavam que tinham o rei na barriga, e a direção eram os maiores...Tristes... Temos que ser pragmáticos e não românticos.

Anónimo disse...

Futebol tem que ser amador ou sem grandes ambições de subir ou ser famoso. Qual é, daqueles que falam aqui, que acredita que o futebol profissional é honesto? Futebol profissional é igual a negócio mafioso.
O que eu gostava era de ver os que vão gritar pelo olhanense, os que vão defender os profissionais do futebol, que nem sequer são de Olhão, gostava de ver irem todos pra rua, ou pro estádio, ou pro raio que os parta, gritar contra aqueles que os roubam, contra aqueles que descaradamente praticam a corrupção como quem bebe café, contra aqueles que fazem as negociatas dizendo que defendem os olhaneneses e afinal só estão enchendo a sua barriguinha ou a de alguns "amigos". Dói-vos a barriga por causa do olhanense? A mim só me dói porque me farto de trabalhar, de pagar dívidas dos outros e sou roubado sem dar por isso.