sexta-feira, 3 de outubro de 2014

OLHÃO: DO FUNDAMENTALISMO DA REFER À INCOMPETENCIA DA CÂMARA

Já muito se disse sobre o encerramento da passagem de nível pedonal, por cima do túnel mas ainda assim muito ficou por dizer.
Na verdade a atitude da REFER é de autentico fundamentalismo em matéria de segurança, se compararmos a situação desta passagem de nível com as milhares que existem pelo País fora. E para isso basta atentarmos nas passagens de nível mistas, para viaturas e peões com as cancelas a fecharem apenas no lado direito de quem as utiliza, podendo os peões passar pela lado esquerdo ( e também algumas viaturas), mesmo em zonas de elevado riso por falta de visibilidade e onde o comboio pode andar a mais velocidade.
Fechar uma passagem de nível de ampla visibilidade e onde os comboios, por estarem a chegar ou a partir da estação, têm marcha reduzida, e assistirmos a outras em que o risco para a segurança de quem as utiliza ser muito maior, só pode ser tido como um acto de fundamentalismo securitario.
E é em nome da segurança que a classe dirigente usa e abusa de formalidades para amansar um Povo cada vez mais revoltado com as politicas austeritarias do governo e das autarquias.
Mas se a REFER se apresenta como fundamentalista também não é menos verdade que as autarquias por incompetência e sobretudo porque, uma vez eleitos, se tornam representantes de interesses alheios à maioria do Povo, deixando de o representar.
É assim que, a Câmara Municipal de Olhão e o partido que a suporta, têm gerido os destinos da autarquia. De nada serve virem, agora, derramar lágrimas de crocodilo, dizendo estar ao lado do Povo, quando é publico que a REFER entregou o seu Relatório-proposta em 2010, que houve reuniões em Fevereiro deste ano e mais recentemente no passado mês de Setembro, e que não foram capazes de fazer uma contra-proposta que salvaguardasse os interesses da população.
Vai mais longe, o pelintra em presidente que na sessão de câmara da passada quarta-feira, dia 1 de Outubro, embora fazendo aprovar por unanimidade uma deliberação camarária de repudio à atitude da REFER, afirmou já ter passado o prazo para apresentação de qualquer proposta.
Só um mentecapto como o actual presidente esgota um prazo contra os interesses do Povo que o elegeu. Tivesse ele agido correctamente e sairia à rua com a população em defesa da passagem de nível, tal como o fez, hipocritamente diga-se de passagem, aquando da desclassificação das zonas de produção de bivalves. Só que desta vez sabe que meteu o pé na argola ao esconder do Povo e da oposição o Relatório da REFER.
E até por isto, os partidos da oposição, já deveriam ter corrigido o erro, e todos assumem ter-se tratado de um erro, que cometeram ao delegar-lhe as competências que eram do órgão Câmara. Só quando este gajo deixar de controlar, manipular os documentos a seu bel prazer e decidir por antecipação à oposição, poderemos ter um Poder mais equilibrado e racional. A situação é de tal forma que nem ao partido que o suporta, fornece a informação que permita uma correcta avaliação da situação, induzindo os seus apoiantes em erro.
Acabem com o piar deste gajo!
REVOLTEM-SE, PORRA!

3 comentários:

Zé do Mar disse...

Cuidado Terra
incitar à violência, é crime!
neste caso a refer até tem razão, Porque foi que a companhia gastou tanto dinheiro a fazer um túnel, se as pessoas continuam a passar através da linha?

Anónimo disse...

Ze passam porque o tunel nao esta preparado para circulacao de peoes
te convido a passar la num dia de chuva, e aposto que escorregas ou entao levas um banho de agua barrenta sempre que passa uma viatura e depois vais trabalhar todo cagado....

Zé do Mar disse...

Dois errados não fazem um certo!
se o túnel tem problemas, é resolve-los. Agora passar através da linha, quando foi criado um túnel para esse efeito, parece.me no mínimo descabido!