sábado, 31 de janeiro de 2015

Demolições na Ria Formosa: OAuditório Municipal de Olhão foi pequeno para discutir a posição das pessoas em defesa da Ria Formosa e contra as demolições.

 
O encontro, promovido pelas associações de moradores da Culatra, Hangares e Farol, ilhas que integram a Ria Formosa, no Algarve, juntou no auditório municipal em Olhão, moradores, autarcas e os deputados parlamentares eleitos pelo Algarve, Miguel Freitas (PS) e Paulo Sá (PCP).
Os participantes exigiram que o Governo "suspenda imediatamente" o processo de demolição de casas consideradas ilegais, bem como a suspensão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira do Algarve (POOC) Vilamoura-Vila Real de Santo António.
Para a presidente da associação de moradores da Culatra, Sílvia Padinha, a suspensão da atividade da Sociedade Polis Ria Formosa, entidade que gere o processo das demolições, "é uma questão de legalidade", alegando que um dos sócios que a compõem - a câmara de Olhão - "já denunciou que a mesma está a funcionar ilegalmente desde 1 de janeiro".
"Se é um dos sócios que integra a sociedade a fazer a denúncia, de que é que o Governo está à espera para suspender a Polis", questionou a represente dos moradores.
As três associações promotoras do encontro asseguraram que vão continuar a lutar "com todos os meios legais, para travar o processo e encontrar uma solução que satisfaça a pretensão dos moradores".
"Levaremos o caso até às últimas consequências, inclusive ao Tribunal Europeu para travar tamanha injustiça que está a ser cometida pelo Estado português", concluiu Sílvia Padinha.
A Sociedade Polis Ria Formosa iniciou em janeiro as demolições na Ria Formosa e esta semana a demolição de mais de uma centena de construções ilegais, na Praia de Faro, menos de um mês depois de ter sinalizado e tomado posse administrativa das mesmas.
Numa primeira fase, estão a ser demolidas as edificações situadas a nascente da Praia de Faro, nomeadamente anexos e casas consideradas como de segunda habitação, ficando por enquanto de fora as habitações cuja posse está suspensa por ainda correrem providências cautelares em tribunal.
De fora ficam, por agora, as construções situadas na zona central da Praia de Faro, concessionada à autarquia, e as casas de primeira habitação, cuja demolição só arrancará quando estiver concluído o processo de realojamento dos habitantes.
Noticia retirada do Jornal de Noticias Online
Nota do Olhão Livre: Sempre dissemos às pessoas que só as pessoas interessadas, podem defender a Ria Formosa contra a Poluição criminosa, derivada dos esgotos Tóxicos, que a CMOlhão e a CMFaro todos os dias descaregam nas Aguas de Producção de Bivalves sem qualquer tratamento, poluição essa que levou há mais de 1 ano, que a maior parte dos viveiros da Ria Formosa,no Concelho de Olhão,  fossem desclassificados da Classe B para a classe C impedindo assim de ganhar a vida os viveiristas que viram os seus viveiros de amêijoas sofrerem essa desclassificação,sem que fossem compensados.

Sempre alertamos as pessoas que se deviam unir em tornos das casas que o POOOC decretou serem para jogar abaixo, os mandantes dos partidos do poder sempre acalmaram as pessoas dizendo que não ia haver dinheiro para tal, foi preciso o camartelo chegar oas ilhotes de São Lourenço para as associações finalmente ouvirem o nosso apelo, de se unirem e lutarem por interesses comuns que não só evitar as demolições mas colocar fim aos crimes de poluição que todos os dias acontecem na Ria Formosa.

Há anos, que andamos a alertar as pessoas que vivem na Ria que há interesses poderosos, que querem correr com as pessoas da Ria, para esses grupos virem então tomar posse da Ria e do cordão dunar com resorts de luxo, sendo que 1º objectivo dos poderosos, é correr com  máximo de pessoas de cimas das Ilhas,o leilão dos viveiros é mais outra machada nos viveiristas ,que durante gerações e gerações exploraram os viveiros e investiram lá o fruto dos seu trabalho, lutando  todos os anos contra a mortandade das amêijoas que morrem devido à poluição, com oriugem nesses esgotos assasinos e nas ETARS assasinas de Olhão Poente e de Faro Nascente.

Hoje as pessoas no Auditório Municpal de Olhão deram uma amostra do que pode ser a força das pessoas, se unirem e lutarem por objectivos comuns.
Sempre afirmamos que sem Luta não há vitórias, mas é preciso ter cuidado com os vendedores de promessas, sempre prontos a espetar uma faca nas costas do povo depois de passadas as eleições e obtido o voto nas eleições que se avizinham, e que vão acontecer este ano.
A Luta continua, vamos exigir o fim das demolições o fim da poluição na Ria Formosa, a revisão do POOC, e a paticipação massiva das pessoas na discussão de um novo POOC.


6 comentários:

pintassilgo disse...

Quando tudo estiver demolido, quase de certeza vamos que vamos ver nesses locais a serem construidos grandes empreendimentos, pois o dinheiro fala mais alto do que a conservação do meio ambiente, vejamos o que se passou junto ao parque de campismo de monte gordo com o hotel

Anónimo disse...

Da Praia de FARO.
Comecemos por deixar de tratar como representativas de alguma coisa, além dos próprios ínfimos associados,as ditas "associações".Nunca defenderam nada e apenas serviram para que uns quantos obtivessem benesses do Estado.
O Salazar pôs a estrada,as pontes dos carros e dos barcos,desafectou uma área do DPM e a câmara de Faro fez lotes para moradias unifamiliares (limite de dois pisos) e vendeu-os bem vendidos.Uma casa na Praia de Faro na zona desafectada nunca foi barata e teve sempre procura.
Nos anos 80 e sempre com o controle discricionário da câmara de Faro,ocorreu uma época de desmando da qual as torres de 4 pisos são o símbolo máximo,foi uma vilanagem em que tudo aos amigos foi consentido e os prédios em areia alheia foram levantados para vantagem de alguns.Nem terreno,nem projecto,nem chata engenheiria,foi só fazer a boa vivenda que uma mão lava a outra.
Algumas destas construções legalizaram-se ou estão-se a legalizar por pedido especial da câmara de Faro ao Governo baseando-se no risível argumento duma alegada indefinição do limite da área desafectada.Devem ter perdido os papeis...
Só se legaliza o ilegal e está tudo dito.
Do Pólis na praia de Faro nem um pau de bandeira para o pano Azul.
Do estudo prévio do plano de pormenor, com os brancos e os pretos,ninguém consegue explicar porque duas casas contiguas e de volume idêntico,uma é ecológica e fica e a outra tem que ir abaixo.
Tomaria nota como exemplo que um ano antes do dito estudo venderam-se casas por 500 mil euros e que o valor patrimonial de toda praia caiu a pique,após a publicação do dito estudo prévio, sem que ninguém abrisse a boca para protestar.
Assim sendo o Estado que não tem dinheiro para medicamentos vem demolir e ameaçar demolir aproveitando o fraco ânimo dos portugueses em geral para lutar contra o colosso de corrupção que é o Estado.
Se nunca ajudaram a praia de Faro e nem um paraque de estacionamento são capazes de fazer vão-se embora e desapareçam.
Já agora a tão propalada nova ponte dos carros era uma necessidade ou uma vaidade? è que se está eminente a sua derrocada vou já telefonar para o Pólis e pedir Socorro!! ...ninguém atende,estão todos muito ocupados a demolir alguma coisinha...
Assim sendo resta-nos fazer má cara e receber mal tais personagens senão somos mesmo uma carneirada e um conjunto de papalvos ainda nos atropela.
È a luta...
OS DE CÁ.

Anónimo disse...

É à luta, OS DE CÁ?Com uma carneirada que só bale? Que se espera de um abjecto tramposo que se tem como "associação", além de se servir a si próprio e de uns quantos selecionados "capangas" das benesses de outros iguais que se fazem passar por Estado?
Outro galo cantaria se todos fossem Culaterenses.
OS DE LÁ

Anónimo disse...

Ou as pessoas não passam cartão ou são parvas o grande defensor do não derrube das casa na Praia de Faro na zona pertencente à Câmara Municipal de Faro foi o senhor Engº David Santos hoje homem forte da CCDR algarve e genro do homem com apartamentos na zona nascente da praia de Faro.
Hoje já falecido e como herdeiro o Engº David Santos.
Não percam tempo com conversas que não levam a lado nenhum.

Anónimo disse...

Tem toda a razão amigo Pintassilgo. Mais tarde veremos o que vai acontecer nesses locais.De certeza que vai nascer um empreendimento de algum senhor político, parente deste ou amigo.E nós a vê-los engordar. tanto engordam que um dia vão rebentar.

Anónimo disse...

Com tantos exemplos que serve supor o que vai acontecer? Vai acontecer com muito pouca probalidade de não.
Importante,importante é a luta, é a contribuição de cada um para que tal não aconteça, tão só.
Deixem-se de blá blá inconsequente.
Juntem-se à Culatra porque aí há gente que luta com garra.