quarta-feira, 3 de agosto de 2016

OLHÃO: AVENIDA D. JOÃO VI COM FOSSAS!

Embora com cerca de duas dezenas de anos, o quarteirão que vai desde este prédio, junto à bomba da GALP, até ao Macdonalds, é servido por fossas, não estando ligado à rede publica de esgotos.
E de tal forma assim é que ainda ontem lá estava o limpa-fossas, utilizando o chupadouro para vazar a fossa. Não será demais lembrar que há~uma diferença significativa entre um chupador e uma mangueira de pressão com que desentopem os esgotos.
Para aqueles que não conheceram esta zona antes da construção, recordamos que o terreno ia até à actual faixa de rodagem, o que obrigou os promotores a dar o resto do terreno para área de cedência. ou seja para o domínio publico municipal.
De acordo com as regras urbanísticas, o construtor apenas está obrigado a levar os esgotos até meio metro da porta de entrada do prédio, pelo que era obrigação da câmara fazer a ligação à rede publica de saneamento.
Assim, a responsabilidade da ligação, é única e exclusiva da autarquia.
Decorria o ano de 2009, quando a brigada do SEPNA foi chamada porque uma das fossas, tendo enchido, descarregava directamente na ribeira junto à rotunda.
A questão que agora se levanta, é a de saber com que moral a câmara exige, obriga os particulares a terem os seus esgotos ligados à rede publica, quando ela própria não o faz.
Dá também para perceber porque continuamos com a rede de esgotos ligada à rede de aguas pluviais que por sua vez vão desembocar, sem qualquer tratamento na Ria Formosa.
No caso em apreço, a ligação dos esgotos à rede publica não custaria tanto dinheiro assim, que não estivesse acessível aos cofres da câmara, mas não constitui prioridade, já que no processo de satisfação clientelar, em que os socialistas são especialistas, preferem aplicar o dinheiro noutras andanças. E não vamos cair no exagero de dizer que não se justifica, mas não podemos deixar de questionar as prioridades desta gentinha. Quando a câmara decide fazer uma intervenção na Quinta das Ancoras no valor de cento e cinquenta mil euros, e constatamos que para alem da falta da rede de saneamento, o alcatrão dentro do parque de estacionamento está todo esburacado.
Bem sabemos que, na visão dos nossos autarcas, Olhão é a Avenida 5 de Outubro, onde há que concentrar todas as forças, mesmo que tal signifique a "desertificação" do resto da cidade. Em nome do desenvolvimento da 5 de Outubro, os eucaliptos autárquicos secam toda a cidade.
Os moradores dos restantes bairros e urbanizações não se sentem incomodados com o abandono a que são votados pela autarquia? Então, porque não manifestam a sua indignação pela forma como são geridos os destinos da Câmara Municipal de Olhão?

6 comentários:

Anónimo disse...

não há duvidas olhão está mesmo na moda com a merda a transbordar pelas ruas da cidade.
há dinheiro para festas festarolas e piratas com fartura não há é dinheiro para o essencial de uma cidade normal.

Anónimo disse...

Carlos, conta
a minha mulher,na 2ª. feira de manhã caiu, ficando bastante ferida nos cotovelos, com a pele toda queimada no contato com o alcatrão, isto aconteceu na saida/entrada da loja ABC na zona industrial, aonde a tampa do saneamento está mais baixa que a via inclinada, segundo as empregadas, não é a primeira vez que isto acontece, tendo essa situação já sido comunicada â Camara, mas nada foi feito, como de costume? Será que a Camara, com tantos funçionários, não tem ninguém que seja RESPONSAVEL por estas situações que são puro DESLEIXO e que acarretam aos cidadões que se deslocam nas vias públicas, vários problemas,- primeiro, o desconforto, dores no corpo, com várias mazelas, despesas de farmáçia, vestuário destruido, a minha mulher queria deslocar~se à Camara, só não foi para evitar mais aborrecimentos, por isso a culpa morre sempre solteira? QUEM PROMETEU SER ELEITO PARA OS CIDADÕES, DEIXA MUITO A DESEJAR ?

Unknown disse...

Que tal uma manifestação a porta da Câmara de Olhão?

Anónimo disse...

Móçe ouvi dizer que o capitão dos piratas é o menino pina?

Anónimo disse...

Há lá outro na câmara que parece um pirata bexiguento cheio de escorbuto que também anda a saquear e bem.

Anónimo disse...

esse cara ratada que é assesor de imagem do moçe pequeno anda sempre na corda bamaba e abusa dos agentes da PSP pois quase todos os dias deixa a caripana preta em cima do passeio,as pessoas fartas dos abuso do cara ratada chamam a policia e ele assim que os vê vem logo com desculpas tirar o chasso de cima do passeio.
Será que o sobrinho da bruxa mama moles não é multado?
fossem os filhes de ólhão como eram antigamente e esse careca de fare que mete agua pela popa, já tinha sido corrido de Olhão para fare.