domingo, 14 de agosto de 2016

OLHÃO: SÓCRATES, PASSOS, PORTAS E COSTA, O MESMO SISTEMA

Na ultima sessão de câmara realizada na quarta-feira passada, António Pina, presidente, anunciou que o pedido de sindicancia à gestão autárquica fora arquivado pela Direcção-Geral de Finanças (IGF), importando agora tecer os comentários adequados à situação, apesar de ainda não estarmos na posse do respectivo despacho de arquivamento.
O pedido de sindicancia foi aprovado em meados de Abril de 2014, mas o presidente da câmara retardou o seu envio cerca de cinco meses, e mesmo assim quando o fez, ainda que dirigido à IGF, ia ao cuidado de um determinado inspector, o que desde logo levantou duvidas quanto à eficácia do pedido.
Do pedido constavam entre outras coisas, violações do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado em 2008, violações urbanísticas, admissão de pessoal e a questão das contas da câmara relativas aos anos de 2010 e 2011.
Pelas palavras do presidente, ficou a saber-se que a sindicancia fora arquivada por falta de meios e tempo, o que parece ser inacreditável. Na verdade, o governo de Passos Coelho/Portas, extinguiu a Inspecção Geral das Autarquias Locais (IGAL), passando tudo para a IGF, entidade que não estava vocacionada para a analise de projectos urbanísticos ou de ordenamento pelo que certamente os técnicos da IGAL terão também eles sido transferidos para a IGF.
Para além das acções de fiscalização correntes que são efectuadas às autarquias, obviamente que a IGF terá nos seus quadros tecnicos para acções extraordinárias, como sejam auditorias e sindicâncias, mal se percebendo esta súbita "falta de meios".
Admitindo, com alguma boa vontade, que o IGF não tivesse meios para uma sindicância a um período tão longo como dois mandatos, a verdade é que todos os processos constantes da sindicância estavam devidamente identificados, o que facilitava sobremaneira o trabalho dos inspectores, para alem de que tinham sempre a possibilidade de deixar cair algumas questões menores e centrarem-se nas mais importantes e devidamente fundamentadas.
Os ajustes directos são publicados no Portal Base do Governo, bastando a sua consulta para verificar da violação do CCP, sem a necessidade de se deslocar.
Do mesmo modo, as contas das autarquias são obrigatoriamente publicadas nos respectivos sites, o que sem sair da secretária, permitia verificar os buracos existentes naqueles anos. Buracos que o anterior presidente reconheceu, em Assembleia Municipal nos finais de 2012, ao dizer que as contas estavam marteladas.
Posta a questão neste pé,pode afirmar-se para margem para duvidas que a IGF não fez a sindicância porque não quis, faltando apenas saber as verdadeiras razões, que quanto a nós residem na partidarização das instituições.
A partidarização das instituições permite a quem exerce o Poder proteger os seus camaradas e perseguir os adversários políticos, como sucedeu com Macário Correia, perseguido pelo então IGAL e MP, mas que não persegue agora os cambalacheiros da Câmara Municipal de Olhão.
Mas isto mostra também o que valem certos partidos, neste caso em concreto o PSD que encobre as actividades delituosas dos autarcas socialistas. Será que há dois PSD?
A forma como é arquivado este pedido de sindicância, se tivéssemos um governo sério e honesto, obrigaria desde logo à demissão imediata do Inspector Geral de Finanças e a suspensão de toda a pandilha que com ele participou neste procedimento. Infelizmente não temos sequer uma oposição capaz de o exigir.
Esta situação mostra que o governo do Costa, só não não faz o mesmo que os de Sócrates, Coelho/Portas porque a instabilidade em que vegeta não o permite, senão seria talvez o pior deles todos.
ACORDEM!

6 comentários:

Anónimo disse...

ha mais de uma semana que na azinhaga da patinha junto ao entroncamento com a rua do pingo doce esta uma contuta a perder agua mas a cmo nada faz devem estar de ferias

Anónimo disse...

Partidarização das instituições, só se forem privadas. Impensável que exista
partidarização das instituições públicas como havia no tempo dos "fascistas". Vai lá...,vai.

Anónimo disse...

Quando se arquiva um pedido de sindicância por falta de MEIOS E DE TEMPO e ninguém de direito toma nenhuma posição, muito mal vai o nosso país. CAMBADA DE CORRUPTOS!

Anónimo disse...

assim se prova como este é um blogue de utilidade publica. entao nao é que apos uma semana de o cano estar a perder agua na patinha apos menos de 24h de ter aqui divulgado ja estao a arranjar, ora um dia este blogue vai ser considerado de utilidade publica

Anónimo disse...

O anónimo de 15 de Agosto das 08H30 deixa-me completamente confuso, pois conheci no
tempo de Salazar usarem este processo e não foi só uma vez. Será que Salazar ja
ressuscitou. Isto é uma medida muito perigosa para o futuro dos Portugueses A Sra.
Ministra da Defesa é de uma família que eu sempre conheci como completamente integra.
Espero por melhores noticias.............

Anónimo disse...

O anónimo de 17 de agosto de 2016 às 18.07 pede desculpa porque queria dizer Ministra
da Justiça e por lapso escreveu Ministra da Defesa.