sexta-feira, 12 de agosto de 2016

RIA FORMOSA: QUE PROLONGAMENTO DAS LICENÇAS É ESTE?

É do conhecimento geral, porque a ministra do mar o anunciou, que as licenças dos viveiros vão ser prolongadas por mais seis anos. E porque já estamos habituados à demagogia, temos motivos de sobra para duvidarmos da facilidade com que falam destas coisas.
Mandou, o Sindicato das Pescas do Sul, uma nota para a comunicação social, defendendo o prolongamento  das  licenças pelo menos por quinze anos, pretensão essa que fazia parte de um caderno reivindicativo com 25 pontos, apresentado ao secretário de estado das pescas na comemoração do Dia do Pescador Olhanense.
Como habitualmente não recebeu qualquer resposta e mostra a sua indignação pelo facto de apenas saber da visita da ministra através do site da Câmara Municipal, já de si revelador do secretismo que envolveu a presença ministerial.
Posta a questão nestes termos, parece-nos que a falta de divulgação da presença da ministra visa esconder das pessoas ligadas ao sector, a vinda da mesma, evitando assim eventuais focos de contestação, prática corrente nos governos de direita, travestida ou não, que nos últimos trinta anos tem governado Portugal.
As sondagens mais recentes, mostram um ligeiro crescimento do partido no Poder, afastando-se do seu principal adversário. Crescimento esse que se deve essencialmente na aposta de uma imagem que não corresponde à verdade. Tivesse o falso partido socialista a maioria absoluta e então saberíamos se os viveiros e as casas da Ria Formosa continuariam de pé.
Exemplo disso, são as noticias postas a circular por uma certa informação, de que no Algarve acabou o desemprego, havendo até falta de trabalhadores, como se a crise na construção civil estivesse ultrapassada, negando o peso desse importante sector no mundo do trabalho.
Voltando ao assunto que nos trás aqui, as licenças dos viveiros, já vimos que há associações sócio-profissionais que entendem ser um período mínimo. Não nos pronunciamos sobre o restante porque desconhecemos o teor do caderno reivindicativo apresentado.
Mas não podemos deixar de dizer que se as licenças são importantes, a qualidade ecológica das aguas da Ria formosa, não é menos importante, porque dela depende em grande medida a taxa de mortalidade dos bivalves, num momento em que a ameijoa está a morrer em quantidades assinaláveis.
Olhar para a Ria de uma forma parcial, sem ter a visão de conjunto, o equilíbrio do eco-sistema, para tomar uma decisão tão importante quanto a atribuição de licenças, é o mesmo que estar a dar um tiro nos pés, mas satisfaz determinados interesses, como os do presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina.
As barras naturais da Ria Formosa continuam assoreadas, mesmo depois de gastos alguns milhões para assegurar única e exclusivamente a navegabilidade, que não a renovação das aguas.
Aliás, o outro traste igual ou pior que o Pina, o secretário de estado das pescas, foi o "mandante" da deposição das condutas de agua e esgotos no fundo da barra da Armona, a titulo provisório, e já lá vão sete anos, o que está na origem do assoreamento sempre crescente daquela barra.
A ostra que tem vindo a ser produzida na Ria, já foi trabalhada geneticamente para resistir a certas de forma de poluição, e sendo um espécie exótica, está proibida pelo Regulamento do parque Natural da Ria Formosa.
Por todas as razões e mais algumas, as licenças deveriam especificar a que tipo de produção de bivalve se destina, e não ter um designação genérica de produção de bivalves, porque esse é o caminho para a destruição de todo o eco-sistema, que não apenas, e já seria muito, dos bivalves.
As razões que levam a ignorar as associações sócio-profissionais e dar ouvidos a cafajestes do tipo do Pina, é servir os interesses de grupos económicos que em breve capturarão toda a ria.
ACORDEM!

8 comentários:

Anónimo disse...

Do que sei do Memorando Reivindicativo que o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul fez entrega em mão própria ao Secretário de Estado das Pescas, no passado dia 31 de Maio, também é reivindicada a eliminação dos focos de poluição existentes na Ria Formosa e que constam no Relatório Semestral, datado de 20 Outubro 2014, da responsabilidade da APA.

Também no citado Memorando é reivindicado o aproveitamento das águas tratadas pelas ETARs para outros fins, e não ser lançadas para a Ria, e a urgente redução da TRH - Taxa Recursos Hídricos para metade do valor actual que é de 0,05€/m2.

Anónimo disse...

de acordo

Anónimo disse...

Moss, qual acordar!Qual acordar.A hipnotização foi tão bem feita, tão bem feita, que nem a picadela de peixe aranha fará despertar, mó.Mas, se se algum dia tal acontecer, a MAFIA descobrirá qualquer droga que, injectada com a primorosa arte que lhe é conhecida, provocará novamente outro sonhe linde linde, de morrer.

Anónimo disse...

As salinas abandonadas na Ria Formosa há vários anos continuam sem que qualquer gover-
no decida a sua expropriação, isto porque as pessoas que ocuparam essas areas e as
tornaram suas, são pessoas da Alta porque se fosse o Zé já as tinham tirado.

Viva a Democracia, porque isto é que é democrático.

Anónimo disse...

As licenças dos viveiros antes do 25 de Abril eram renovadas normalmente, todos os
anos, sem que os viveiristas tivessem qualquer preocupação se teriam uma renovação anual por toda a vida. O Governo tinha conhecimento das dezenas de kilos de ameijoas
que um viveirista extraia por cada dia.Hoje com a destruição da Ria, sem que alguém
possa acusar os governantes responsáveis e que sabem que nos viveiros agora a captura
não chega a 1/10 do que era o Zé tem que ver e calar.

Anónimo disse...

O Olhão livre ainda não conhece o interesse da Camara de Olhão e outros tiveram em
destruir a Associação APAA, mas perguntem à Engª Valentina Calixto para que foi a
reunião em Evora com varias Associações do País e se não conseguirem dentro e 15 dias
vou esclarecer tudo e muita gente pode endoidecer.

Anónimo disse...

O Secretário do Estado das Pescas e o Pina foram devidamente esclarecidos, antes de
colocarem as manilhas na barra da Armona, que se o fizessem teriam o que presentemente
temos e não poderão dizer que não foram informados e devidamente esclarecidos

Anónimo disse...

Fui ver o que um colaborador do Olhão disse acerca do esgoto situado ao lado esquerdo
do caminho para o cais comercial de Faro.Fiquei chocado e é bem verdade que a Ria
vai ficar destruida e completamente poluida.Quem pode pedir ajuda internacional para
eliminar esta situação. Os Russos eram capaz de vir. Comer e calar ò Zé.