sexta-feira, 24 de março de 2017

CULATRA: MAIS UMA BATALHA GANHA, MAS A GUERRA CONTINUA!

Os cretinos deputados socialistas eleitos pelo circulo do Algarve embandeiraram em arco, apresentando como sendo 8uma vitória sua, a aprovação do PIR do núcleo da Culatra, o que confere, aos pescadores e viveiristas ali residentes, o direito a uma concessão por mais trinta anos com a possibilidade de transmissão para os descendentes, desde que mantenham a actividade.
Esta é uma importante vitória para os moradores da Culatra e da sua Associação que desde há muitos anos travam uma luta desigual pela legalização das suas casas 4e pela manutenção da identidade e características  daquele núcleo
Os deputados socialistas, e não só,  mais papistas que o papa, resumem a defesa da Ria Formosa, à regularização da situação das habitações deste núcleo, esquecendo que a razão da existência dos pescadores naquele núcleo está associada às actividades económicas tradicionais da Ria, como sejam a pesca e a moluscicultura. Actividades essas que a cada ano que passa se degradam cada vez mais, tendo as péssimas condições de trabalho criadas por quem tem o poder de decisão, como pano de fundo.
A barra da Armona foi desclassificada e deixou de ser reconhecida oficialmente como tal, o que em caso de acidente, pode levar as companhias de seguro a recusarem o pagamento de danos. O assoreamento da dita barra da Armona, ainda que naturalmente possa ocorrer, foi agravado com a deposição no fundo da barra dos tubos dos esgotos e agua, uma encomenda do então presidente da Câmara Municipal de Faro e hoje secretário de estado das pescas, José Apolinário. Decorria nessa altura a campanha eleitoral para as autárquicas de 2009 e a obra, disse-se na altura, que seria provisória. Oito anos depois, continua tudo na mesma para não dizer pior.
A falta da barra da Armona obriga os barcos a darem uma volta maior para se fazerem ao mar de pesca, com custos elevados, ameaçando o futuro da pesca. Mas também a aquacultura (falida) logo à saída da barra, vem retirar à pequena pesca artesanal o seu mar de pesca.
A zona do litoral entre Faro e Olhão foi desclassificada para a classe B o que obriga à depuração dos bivalves nela capturados, como se fosse possível depurar a conquilha com a língua "mordida".
No espaço lagunar, a partir de três de Março, a zona de produção de bivalves Olhão três foi desclassificada para classe C, o que obriga os produtores a trabalhar ilegalmente porque o Estado que os impede de trabalhar normalmente não lhes dá qualquer subsidio. É bom lembrar que a ultima desclassificação durou dezasseis meses.
Consultado o histórico das interdições no site do IPMA, verificamos que os resultados relativos ao ano de 2016 não aparecem, tal como não aparecem os resultados relativos a 2014, quando seria interessante saber as verdadeiras razões da actual desclassificação.
Isto numa altura em que a Agência Portuguesa do Ambiente publica um edital onde obriga à retirada de pedra e pneus de defesa dos viveiros e a sua substituição por calhau rolado. Ou seja, os produtores não podem apanhar bivalves nas zonas Olhão 1 e 3, portanto sem rendimentos, mas são obrigados a gastar dinheiro, sem que o mesmo Estado tirano lhes pague a paragem a que estão forçados.
Com estas condições de trabalho, o futuro das gentes da Culatra, como o de todos aqueles que trabalham nesta parte da Ria Formosa, é posto em causa, de pouco lhes valendo o direito à habitação.
Com isto podemos dizer que os moradores da Culatra ganharam uma importante batalha, mas que a guerra não acabou e estamos cientes que mais dia menos dia voltarão à luta. De qualquer das formas a vitória é dos culatrenses porque lutaram para isso, mas não será nunca dos partidos que criaram a situação e se viram obrigados a ceder perante a luta dos moradores do núcleo da Culatra.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao Olhão Livre porque disse uma verdade a vitória é dos Culatrenses e da sua maneira de fazer politica " politica do trabalho".
Os politicos como se aproximam as eleições querem tirar partido desta situação, que "grandes chulos". Deveriam ter vergonha é de só agora o terem reconhecido que a Culatra é uma população residente e com os mesmos direitos e deveres como qualquer cidadão que vive no Continente.Politicos de meia tigela não atirem mais areia para os olhos dos Culatrenses pois eles embora não tenham a vossa formação, "enganar quem quer que seja" são pessoas honestas e a verdade é como o azeite vem sempre ao de cima.Viva a Culatra, Viva os Culatrenses, Viva os Trabalhadores Honestos que tudo fazem para que o futuro seja melhor para todos, esses que dão o melhor de si a bem das Comunidades.

Anónimo disse...

Entre nada e qualquer coisa, bem vinda essa qualquer coisa. Mas atenção ao que de maquiavélico esconde essa qualquer coisa. Herança para os descendentes SE ESSES DESCENDENTES TIVEREM ACTIVIDADE DE PESCADORES, MARISCADORES, VIVEIRISTAS, porque senão, NÃO ( será necessário fazer desenho do futuro?). Os cínicos, os hipócritas não dão ponto sem nó, deixam sempre uma porta, um caminho que leve à concretização dos seus reais objectivos, que no caso é varrer todos aqueles que perturbam, que condicionam os seus insondáveis interesses.Porque matar já e de uma só vez, dá muito nas vistas,então disfarçadamente a matança se fará por meios sofisticados ao longo do tempo. Enquanto o pau vem e não vem, folgam as costas com a mão segurando a bandeira PALAVRA DADA É PALAVRA HONRADA.

Anónimo disse...

Legalidade por 30 anos para uns e que estatuto para os restantes? A sentença de morte do POOC de 95 vai manter-se?. O snr. ministro afirmou que a avaliação para arrasar os outros seria feita de 3 em 3 anos, que no limite poderá repetir-se até à eternidade, mas mantendo sempre a ilegalidade. Depois querem os políticos que constituem o Estado escapar à evidente conivência com a lesa-pátria ilegalidade, se são os próprios a aceitar ou construir a situação.

Anónimo disse...

Seria necessário que os habitantes da Culatra não fossem manipulados pelos políticos de palavras mansas tais como o Srº Luís Graça que é um experto na matéria ainda agora se viu na visita hospitalar e todos o conhecem no partido a arte da confusão que já demonstrou algumas vezes com a ânsia do poder chama-se a isto Narcisismo puro.
No POOC(Plano O.O.Costeira)está lá dito como se resolve o Núcleo da Culatra artigo 84º. As mentes são curtas e vagueiam conforme os interesses dizia em Junho de 2005 o então deputado e candidato á câmara de faro José Apolinário(...)Apoia a demolição de casas ilegais lesivas para o ambiente em defesa do mesmo e rejeitando uma postura populista (...).
No 5 de Junho de 2005 afirmava o então ministro do ambiente em conselho de ministros extraordinário em Sagres (...)que ao todo seriam mais de mil as casas ilegais que deverão ser demolidas..)
Agora aparecem estes falsos vendedores do templo com falinhas de bem querer levando os incautos a acreditarem nesta gente.
Continuem a recebê-los nas ilhas com abraços e lanches e depois chorem e gritem que eles não os ouvem!

Anónimo disse...

Depois da PALAVRA DADA PALAVRA HONRADA, das muitas testadas que outra droga irão os lobos inventar para anestesiar o rebanho. Todas as sugestões poderão ser enviadas para o covil S.Bento LX a.r.

Anónimo disse...

De tirar o boné à MAFIA."Legalidade e Ilegalidade" O " dividir para reinar" como objectivo intercalar até ao aniquilamento final. Dar uns trocos de esperança a alguns para esquecerem outros que vão fazer o papel higiénico.