sexta-feira, 28 de julho de 2017

OLHÃO: PINA A CAIR

Neste campeonato de mandatos autárquicos, há duas candidaturas que lutam pela liderança e outras tantas que se batem pela manutenção.
Pela liderança confrontam-se Pina e Luciano enquanto pela manutenção batem-se o BE e a CDU.
Todos nós já percebemos o papel das sondagens, procurando encontrar um motivo para criar uma dinâmica favorável a determinadas candidaturas e desfavorável a outras. Por isso a primeira questão é a de saber quem encomenda as sondagens que têm vindo a lume, até porque numa primeira, só foram apresentados os resultados de 20% do universo de contactos, ,mas que alguns aproveitaram logo para dar a vitória a alguém. Dos restantes 80% nada se soube porque provavelmente o resultado era diferente.
A mais recente das sondagens foi encomendada e paga por um promotor imobiliário com ligações muito escuras com o actual executivo, o que desde logo diz bem dos interesses instalados e que devem ser combatidos, mas também o grau de credibilidade tal sondagem merece.
A ultima sondagem, na prática, apresenta um empate entre as duas principais candidaturas, apesar de alguns, motivados por uma certa forma de ódio, tenderem a apresentarem uma vitória esmagadora de um certo candidato.
Se fosse tão claro o resultado da dita sondagem, é por demais óbvio que a teia de assessores e conselheiros daquela candidatura, aproveitariam para criar uma dinâmica de vitória, o que não acontece. A confirmá-lo está o facto nas constantes visitas de membros do governo nos últimos tempos a Olhão mas também a Portimão, dois dos últimos bastiões do partido do governo em risco de caírem.
Na verdade a sondagem encomendada por amigo do Pina atribui-lhe 36% contra os 31% da candidatura que se lhe opõe, com um intervalo de 18% de indecisos. Mas por alguma razão, os apaniguados do Pina não se pronunciam, temendo o pior.
Nas eleições de 2013, votaram 15,648 eleitores, dos quais 1290 foram nulos ou brancos, pelo que aqueles 18% podem significar um pouco mais de 2700 votos, quando a diferença que os separa, na sondagem será de 780, muitos votos mas ao mesmo tempo poucos, e isto sem descontarmos os benefícios da encomenda.
Da extrapolação dos números, parece-nos estarmos perante um empate, quando faltam apenas dois meses para as eleições, sendo que o Pina tem até agora a vantagem de jogar e publicitar a obra feita e a fazer, numa sucessão de promessas perante uma Comissão Nacional de Eleições a ter dualidade de critérios, ordenando a retirada de cartazes, mas para Olhão ainda não teve a mesma postura. E mais uma vez temos alguém, com responsabilidades, a assobiar para o lado quando se trata do partido no governo.
Por outro lado, não podemos deixar de nos pronunciar também quanto às duas candidaturas que tentam a manutenção no campeonato dos mandatos.
Assim, até à eleição de 2013, a CDU quase todos os meses, distribuía uma comunicado junto da população. Obtido um mandato, deixou de o fazer. Mas que é mais grave com esta recandidatura, é o facto de estarmos perante um colaboracionista, que nunca se pronunciou contra o Poder autárquico mesmo até nas decisões contra as quais o Povo se manifestou, como sejam o PP da Zona Histórica, a destruição dos Jardins, a destruição da calçada à portuguesa ou a intenção manifestada de destruição do Parque de Campismo da Fuzeta. Temos aqui um vereador que mais parece fazer parte do Poder do que de contestação, o seu papel durante muitos anos.
Quanto ao BE, temos a dizer que apesar da excelência dos seus eleitos, na maioria dos casos desconhece-se o seu trabalho, um exemplo típico da falta de ligação às pessoas.
As candidaturas que se batem pela liderança têm acesso facilitado à imprensa regional, através da qual passam a sua mensagem; já em relação às candidaturas de menor envergadura, a mesma imprensa, em regra omite-a.
Assim, restaria às pequenas forças, se não querem ou não têm forças para ir para junto das populações, o recurso às redes sociais, com os seus militantes, simpatizantes, a partilharem os artigos publicados nas páginas da internet dessas candidaturas. Não chegavam a todos, mas chegavam a muitas pessoas. E bastaria a disponibilidade de cinco minutos por dia (até os telemóveis já têm essa função), na hora das refeições para partilharem a mensagem das suas candidaturas.
Será que Têm medo de ser eleitos? Atrevam-se!
Já agora para lembrar a alguns alérgicos a algumas coligações, que o Pina também concorre com o apoio do NOS, outra força partidária.
PINA ESTÁ À BEIRA DO PRECIPÍCIO! EMPURREM-NO!

9 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvida alguma de que as constantes deslocações a Olhão e Portimão de ministros e outras figuras do governo denota o medo que lhes vai na alma. Estes senhores que também lideram o partido socialista em Lisboa sabem o mal que fizeram aos olhanenses, por isso, pesa-lhes a consciência quando sabem que destruiram todo um trabalho de quatro anos dos dirigentes do partido socialista, em Olhão, para impor um candidato mentiroso e que durante todo o seu mandato andou de costas voltadas para o partido, fazendo o que bem quis e lhe apeteceu. Contudo, tenho esperança que o povo de Olhão faça ao partido socialista e, em particular a António Pina aquilo que os franceses fizeram a todos os partidos na eleição para presidente da república francesa e, cerca de três meses depois repetiram a dose, isto é, os franceses fartaram-se das trocas e baldrocas dos partidos e votaram maciçamente num candidato independente dando-lhe nas duas vezes uma autêntica maioria absoluta,afundando, assim, todos os partidos tradicionais, quer à esquerda quer à direita. Estas são eleições autárquicas e nós em Olhão conhecemos as pessoas, não votamos apenas pela cor partidária pois neste caso concreto, os candidatos do partido socialista não servem os interesses de Olhão, servem-se a eles mesmos. E os Olhanenses não podem esquecer-se daquele senhor que é o acessor de imagem do Pina que diz que os olhanenses são uns ranhosos.É isto que esse senhor pensa do povo de Olhão e dos olhanenses. No dia das eleições mostrem a vossa indignação e votem na única alternativa independente, votem num olhanense que preferiu arriscar tudo e sair da sua zona de conforto para dizer não, para dizer basta a esta forma de fazer política e de maldicência.Luciano de Jesus, actual presidente da junta de freguesia de Olhão é a única alternativa credível para dar à política a transparência e o impulso digno rumo ao desenvolvimento da cidade de Olhão e do concelho. Revoltem-se porra. Acordem e não fiquem em casa no dia das eleições e mostrem a estes senhores de Lisboa e de faro que, em Olhão, mandam os Olhanenses!!!

Anónimo disse...

Pina e os vira casacas Pai pina, que era do pc,sabino que era do PSD e cara ratadaque também é PSD mais a pulga, das mentiras verdadeiras, estão em pânico.
Por isso voltaram ao ataque nas redes sociais que não controlam.
Vão acabar na lama seus sabujos.

Anónimo disse...

Todas as alternativas sao crediveis. Foi com cantigas como a de acima que o municipio tem vindo a ser enganado desde o 25 de abril.

Os olhanenses têm de pensar se querem lá de novo alguém que tem um historico recente no PS.

Para quem estiver a ler isto: não vão em cantigas como a de acima, votem em quem acharem melhor!!

Anónimo disse...

Pois, sem esquecer a dita coragem do senhor Luciano e concordando com o que dizem sobre o despotismo do senhor Pina, gostaria de dizer que Luciano não é um anjo que caiu do céu - fez parte e chegou a liderar o poder local ps que nos governa há quarenta anos com todos os resultados conhecidos e debatidos; se bem que tenha governado com abertura uma junta de freguesia votou e foi conivente com todos os projetos do seu ex colega pina (acrescentando-se também o aval das lideranças atuais do psd que o apoiam) - zona ribeirinha, porto de recreio e outras tantas vontades de transformar olhão em mais um centro de turismo massificado e indiferenciado (de hotéis, de marina, de negócios especulativos); nem por uma vez criticou em sede de assembleia ou em terreno público o centralismo e o quero, posso e mando do atual presidente, a não ser agora, com propósitos eleitoralistas, em avalanche de propaganda nas redes sociais. O que diz defender agora parece que se esqueceu de defender durante todos estes anos em que compartilhou o poder em Olhão... arrependimento? uma luz que desceu dos céus? é de confiar e acreditar e lá colocar a esperança? Cabe a todos refletirem e quem sabe pôr uma nova questão: não será o caso de se estar a experimentar todos os meios para servir todos os fins - ou seja, ser protagonista do poder, a meta mais cobiçada de quem fez percursos em quadros partidários e aspira a uma carreira política?

Anónimo disse...

andam aflitos ja dizem e prometem tudo para agradar o povo,
entao a camara vai aranjar as rampas? mas a doca pesca é que recebe o dinheiro dos barcos que usam a doca, e este ano houve barcos com aumento de 50% agora ate fala em a camara comprar uma draga, mas sera que isso nao é para beneficio do pina pois a draga fazia a manutencao perto dos viveiros dele e a rampa da doca é o acesso das ostras ao armazem pois o empilhador com a rampa em condicoes ja pode ir ate ao barco facilita o trabalho.
ou seja gasta o dinheiro da camara para uso proprio e nao do povo

Anónimo disse...

é tudo isto muito engraçado... agora querem fabricar a opinião pública à maneira americana - ou há democratas ou há republicanos, ou há voto útil ou não há voto. Realmente são da terra do senhor dos aflitos... mas o povo já disse que "não batia em moços pequenos" e até chamou os pais para ajustar contas acerca das promessas não cumpridas!

Anónimo disse...

quem foi o politico conhecido pela sua má educação, e que tem a mania de mandar as pessoas à merda, e que sempre que está aflito pede ajuda ao pai tipo srº dos Aflitos,e agora o que é que eu faço?
tem calma filho tudo se resolve.
mas este ano vai ter tarefa bem mais difícil até porque começa a meter os pés pelas mão e as mãos pelos pés na defesa do filhote, pois não sabe a que lado acudir,ainda por cima tem de ir encher sacos de areia para a agua não entrar pelo recovo adentro na Ilha do Farol onde era o campo de futebol, é que fica mal irem todos e ele que se diz o salvador das casas não ir.

Anónimo disse...

A MAFIA é afastada ou fica mais quatro anos no poder de decisão principal. Opção na consciência de cada eleitor.

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de assistir a essa farsa dos pseudo habitantes ao vivo. Deviam ter vergonha! Usurpadores entre eles o maior, Pina.